Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

Rafael M escreveu:Déco, muito obrigado pelo retorno!

O seu a álcool é 11,7:1 de taxa, com o LFVT chega a 11,9:1, não?

A sua melhora, ainda mais se tratando de um carburado a álcool, é surpreendente mesmo! Em % seria quanto? 20% de melhora?

Vou documentar todo o procedimento e farei sim um tópico, estou muito ansioso pelo resultado! Consegui cabeçotes mas em outras cidades, esta semana procurarei por aqui, para evitar problemas!
.
No meu caso especifico, a conta é bem mais complexa, coisa q nao vai acontecer com o seu q é praticamente plug-and-play, meu motor é 1.8 f2 isso muda tudo, somente quando eu rebaixar ele vai ficar perfeito, hoje corrijo isso com 26º de ponto, e este ponto super adiantando tem me custado caro, ja fiz o motor de arranque uma vez e vou ter que fazer de novo .

Quanto em porcentagem ? nao sei dizer exatamente, meu carro tem escape direto, e igniçao direta (nao resistiva) , nao tem ar, nem direçao (o q rouba alguns cv's) o q posso te dizer é q Astra, Vectra, Civic, Corola,Cruze, originais, nao me alcança saindo do zero (com certeza depois me alcança por causa do meu cambio f16, mas isso acima de 190 ), testes feitos em local seguro, JAMAIS faça isso na rua . Nao gosto de falar de desempenho , tem gente que torce o nariz e nao acredita, e eu to cag... e andando kkkkkk .
Eu me contentava apenas com o "coiçe" que levo ao enfiar o pé, porem ganhei em todas as circunstancias, isso chama-se EFICIENCIA ! . . ., a faixa de torque muda completamente, pra baixo, sem comprometer a alta, coisa q sempre me incomodou no Monza é o fraco desempenho em baixa, coisa que SUMIU !! .
Cara , sou super suspeito em falar, e a maioria fica é quietinho pelo extraordinário desempenho, economia (eficiencia) alcançado com esta mudança . mas eu falo mesmo kkkk.

Seu carro vai mudar da agua pro vinho, muda absolutamente tudo, parece outro carro, outro som no motor etc. . .

Quando vc abrir o topico nao equece de postar o link aqui pra gente te ajudar . . .

acompanhando

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Déco, desculpe a demora em retornar.

Consegui um cabeçote novinho aqui na cidade (novo mesmo, deve ter rodado só no sintético, nenhuma marquinha de nada) num preção. Aproveitei pra checar todos os periféricos e antecipar diversas manutenções como troca de selo, revisão do motor de arranque, mangueiras, tubos de água e etc...

Estamos finalmente montando ele agora. Era pra estar pronto, mas um detalhe que não lembro de ter lido sobre é sobre o sensor de temperatura que vai no cabeçote. No Monza ele tem um sensor rosqueado, no cabeçote N20XF é uma tampa lisa. Felizmente conseguimos fazer rosca e vamos continuar com a montagem... Mas não tenho esperança desse carro andando ainda esta semana, é MUITA coisa a ser montada ainda. Mas tirei várias fotos, vai ajudar um pouco quem tem dúvida.

Abração e obrigado pelo apoio!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Amigo, eu precisei me ferrar pra aprender que aqui tem respostas .
C tivesse perguntado sobre o q fazer com a cebolinha teria varias respostas , c ficou bom blz :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Déco,
Eu pesquisei no fórum e Google sobre "sensor temperatura painel roletado" e demais termos relativos e não encontrei nada a respeito, como estávamos nos finalmentes, acreditei não custar nada medir o sensor antigo, preparar a furadeira de bancada e abrirmos rosca no mesmo local original (que é uma espécie de selo, futuramente pode ser substituído). Posso ter feito algo de errado na pesquisa, mas o procedimento não maculou o cabeçote e está tudo certo até agora.

Montamos tudo com bastante carinho e como por precaução rodaríamos cerca de 100km para teste e limpeza do motor, aproveitei 4 litros de Mobil 20W50 que tinha guardado e colocamos junto de um aditivo especial da GM, para amaciamento de motores retificados. Apliquei nos alojamentos de tuchos, nos tuchos, balancins e etc. Apesar do óleo ser bem mais espesso que o 5W30 (que será colocado na segunda), os tuchos carregaram todos em menos de 5 segundos e apesar de estar andando civilizadamente (ainda), já notei boas melhoras: Partida super rápida, lisa, funcionamento mais suave de todo o conjunto e consumo melhor em situações de carga: Uma subida que eu ia de 4ª a 50Km/h e o consumo instantâneo era de 5,5 agora é de 7Km/l. Logo após a primeira partida do dia, o consumo na lenta era de 2,7L/h e caiu para 1,7 (!). Mal posso esperar pra colocar o 5W30 e poder andar com ele mais livremente, mas... "So far, so good"! O carro está uma delícia! Segue vídeo da primeira partida de hoje:

https://www.youtube.com/watch?v=JFq5958bENk
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Eu pesquisei no fórum e Google sobre "sensor temperatura painel roletado" e demais termos relativos e não encontrei nada a respeito, como estávamos nos finalmentes, acreditei não custar nada medir o sensor antigo, preparar a furadeira de bancada e abrirmos rosca no mesmo local original (que é uma espécie de selo, futuramente pode ser substituído). Posso ter feito algo de errado na pesquisa, mas o procedimento não maculou o cabeçote e está tudo certo até agora.
Uma ajudinha :



Gostei de tudo, inclusive da sua ajudante kkkkk
Procedimento perfeito, padrao original :ok:
Pensei em fazer o mesmo (furar o selo e fazer rosca) , e tambem pensei que no caso de erro na furçao, a substituiçao do selo seria simples e barata.
Voce nao achou nada sobre o sensor de temperatura do painel por que, pelo que eu saiba, ninguem fez este procedimento de furar o selo.

Eu nao teria coragem de colocar qualquer oleo inferior a 5w30 , mas tudo bem, pelo que li vc usou ele apenas para "lavar" o motor quanto a impurezas, e andou de leve. Vc chegou a ver a finura do jato que é direcionado para os roletes ? coisa de finura de agulha . . . , mas fica tranquilo, nao acredito em qq dano.
Quando colocar oleo 5w30 100% sintetico, vai melhorar um pouquinho o desempenho, nao acredito que seja perceptivel .
Voce retificou seu motor (desculpa c nao vi alguma resposta sobre o assunto) , c retificou, o desempenho vai melhorar depois de uns 7000 km .
C vc ja ficou satisfeito com o resultado andando de boa, vc vai ver quando puder pisar, fantástico , to pra te falar que quando vc ajustar o CO deve melhorar ainda mais o consumo, EU nao mexeria c a diferença for minima, e com este consumo espetacular entao, ai que eu nao mexeria mesmo no CO. No meu caso precisei "baixar" levemente a giclagem e nao consigo andar com filtro (andar ando, mas sinto mistura gorda) , ou seja, com um pouco menos de combustivel e com muito mais ar, ele alcança um desempenho beeeem superior, pura eficiencia :D

Agora é so diversao hehe

Parabens !

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
JUCELIO
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 83
Registrado em: 15 Mar 2013, 02:09
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por JUCELIO »

Sabe que eu tava pesquisando por carros a alcool (não flex) esses dias e ví que se acha Astra até 2004 com bom custo beneficio.

Ficaria uma receita interessante colocar a parte de cima do N20XF num Astra 100% a alcool que naturalmente mesmo sendo 1.8 rende o mesmo em termos de potencia que um vectra-B a gasolina 2.0 (110cv)
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Leocastro »

Os Atras a Alcool, são somente 1.8?
Me lembro muito bem em BH, rodei em muitos Astras exclusivos alcool, mas, não prestei atenção se era 1.8 ou 2.0.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, motor do monza 1.8 com roda fonica
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder