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De 1.8 para 2.0

Enviado: 21 Fev 2010, 20:43
por mello3
Pessoal, tô com umas idéias aqui... :smt069

Como meu carro consumiu quase 250ml de óleo (não vazou nada no chão) em 21 dias, rodando apenas 1.000km, estou pensando em abrir ele daqui algum tempo.

Caso eu abra, tô pensando em abrir o bloco para o pistão do 2.0, e com isso, surgiram algumas dúvidas:

1 - Apenas abrindo o bloco, já será suficiente para atingir o mesmo tamanho volumétrico dos cilindros como no 2.0 original?

2 - Existem modificações no sistema elétrico a serem feitas (ex. bobina, vela, distribuidor, ou qualquer outra coisa)?

3 - No carburador, o que terá que ser feito? Só giclê e ajustes?

4 - Mais alguma modificação mecânica, fora bloco, pistões e anéis?

P.S. Tenho intenção de aumentar mais ainda a potência no futuro, talvez com turbina ou aspirando mesmo...

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 21 Fev 2010, 22:14
por RicardoDS
mello3 escreveu: 1 - Apenas abrindo o bloco, já será suficiente para atingir o mesmo tamanho volumétrico dos cilindros como no 2.0 original?
Não. Pelo que sei, o virabrequim é diferente, o 2.0 tem maior curso.
mello3 escreveu: 2 - Existem modificações no sistema elétrico a serem feitas (ex. bobina, vela, distribuidor, ou qualquer outra coisa)?
Não.
mello3 escreveu: 3 - No carburador, o que terá que ser feito? Só giclê e ajustes?
A principio, só isso. O motor apenas precisará de mais ar e combustível.
mello3 escreveu: 4 - Mais alguma modificação mecânica, fora bloco, pistões e anéis?
Para ficar igual a um 2.0, teria que ver essa questão do curso do pistão, como citei acima. Não sei se isso implicaria em um maior serviço na retífica.
mello3 escreveu: P.S. Tenho intenção de aumentar mais ainda a potência no futuro, talvez com turbina ou aspirando mesmo...
Minha sugestão fica em analisar o pisão da S10 2.4 Flex e do Vectra 2.4 16v. São 87,5mm contra 86mm do 2.0.
Se a altura do pino do pistão for semelhante, dá para ter um ganho legal de cilindrada sem afetar a r/l do motor. Aí é só ver qual deles vai proporcionar uma taxa de compressão maior.

:smt023

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 21 Fev 2010, 23:12
por Cleber Brogni
Axo que seria mais simples e melhor deixar 1.8 mesmos e colocar um comando mais bravo e escape 4x1 e um pequeno acerto de carburação, embora um embrulo de lenta :smt023 é bem melhor do que gastar uns 2.000 de retifica e peças e ficar 2.2 ou 2.4 claro tem um torcão mais violento mais vai muita grana para enfim ter um troque similar a de 1.8 com comando, pequize e junte opiniões da gurizada do forum :smt023

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 22 Fev 2010, 21:33
por José Leal
RicardoDS escreveu:(...)Minha sugestão fica em analisar o pisão da S10 2.4 Flex e do Vectra 2.4 16v. São 87,5mm contra 86mm do 2.0.
Se a altura do pino do pistão for semelhante, dá para ter um ganho legal de cilindrada sem afetar a r/l do motor. Aí é só ver qual deles vai proporcionar uma taxa de compressão maior.

:smt023
Ricardo, mas as paredes dos cilindros não ficarão mais finas? Quer dizer, a parece que separa os cilindros. Neste caso, apesar da R/L estar dentro do ideal, pode ser que os cilindros fiquem ovalizados.

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 22 Fev 2010, 21:39
por RicardoDS
Ficarão mais finas, mas não vejo problema nisso.
Pelo que sei, as medidas dos blocos são as mesmas.
Já vi botarem pistão de 88mm nesse bloco...

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 23 Fev 2010, 10:07
por mello3
Legal.

Mas se o 1.8 abre pro pistão do 2.0 (com segurança), o motor do 2.0 abre pro pistão do 2.4 (sem riscos)?

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 26 Fev 2010, 23:17
por weuller
Melo, o motor do seu 1.8 não é f1?

Re: De 1.8 para 2.0

Enviado: 26 Fev 2010, 23:51
por RicardoDS
mello3 escreveu:Mas se o 1.8 abre pro pistão do 2.0 (com segurança),
Pelo que ouvi falar, dá para colocar o pistão do 2.4 no bloco do 1.8.
weuller escreveu:Melo, o motor do seu 1.8 não é f1?
Não, em 1987 já era motor fase 2.