De 1.8 para 2.0

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
mello3
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De 1.8 para 2.0

Mensagempor mello3 » 21 Fev 2010, 20:43

Pessoal, tô com umas idéias aqui... :smt069

Como meu carro consumiu quase 250ml de óleo (não vazou nada no chão) em 21 dias, rodando apenas 1.000km, estou pensando em abrir ele daqui algum tempo.

Caso eu abra, tô pensando em abrir o bloco para o pistão do 2.0, e com isso, surgiram algumas dúvidas:

1 - Apenas abrindo o bloco, já será suficiente para atingir o mesmo tamanho volumétrico dos cilindros como no 2.0 original?

2 - Existem modificações no sistema elétrico a serem feitas (ex. bobina, vela, distribuidor, ou qualquer outra coisa)?

3 - No carburador, o que terá que ser feito? Só giclê e ajustes?

4 - Mais alguma modificação mecânica, fora bloco, pistões e anéis?

P.S. Tenho intenção de aumentar mais ainda a potência no futuro, talvez com turbina ou aspirando mesmo...

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor RicardoDS » 21 Fev 2010, 22:14

mello3 escreveu:1 - Apenas abrindo o bloco, já será suficiente para atingir o mesmo tamanho volumétrico dos cilindros como no 2.0 original?

Não. Pelo que sei, o virabrequim é diferente, o 2.0 tem maior curso.
mello3 escreveu:2 - Existem modificações no sistema elétrico a serem feitas (ex. bobina, vela, distribuidor, ou qualquer outra coisa)?

Não.
mello3 escreveu:3 - No carburador, o que terá que ser feito? Só giclê e ajustes?

A principio, só isso. O motor apenas precisará de mais ar e combustível.
mello3 escreveu:4 - Mais alguma modificação mecânica, fora bloco, pistões e anéis?

Para ficar igual a um 2.0, teria que ver essa questão do curso do pistão, como citei acima. Não sei se isso implicaria em um maior serviço na retífica.
mello3 escreveu:P.S. Tenho intenção de aumentar mais ainda a potência no futuro, talvez com turbina ou aspirando mesmo...

Minha sugestão fica em analisar o pisão da S10 2.4 Flex e do Vectra 2.4 16v. São 87,5mm contra 86mm do 2.0.
Se a altura do pino do pistão for semelhante, dá para ter um ganho legal de cilindrada sem afetar a r/l do motor. Aí é só ver qual deles vai proporcionar uma taxa de compressão maior.

:smt023

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor Cleber Brogni » 21 Fev 2010, 23:12

Axo que seria mais simples e melhor deixar 1.8 mesmos e colocar um comando mais bravo e escape 4x1 e um pequeno acerto de carburação, embora um embrulo de lenta :smt023 é bem melhor do que gastar uns 2.000 de retifica e peças e ficar 2.2 ou 2.4 claro tem um torcão mais violento mais vai muita grana para enfim ter um troque similar a de 1.8 com comando, pequize e junte opiniões da gurizada do forum :smt023
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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor José Leal » 22 Fev 2010, 21:33

RicardoDS escreveu:(...)Minha sugestão fica em analisar o pisão da S10 2.4 Flex e do Vectra 2.4 16v. São 87,5mm contra 86mm do 2.0.
Se a altura do pino do pistão for semelhante, dá para ter um ganho legal de cilindrada sem afetar a r/l do motor. Aí é só ver qual deles vai proporcionar uma taxa de compressão maior.

:smt023


Ricardo, mas as paredes dos cilindros não ficarão mais finas? Quer dizer, a parece que separa os cilindros. Neste caso, apesar da R/L estar dentro do ideal, pode ser que os cilindros fiquem ovalizados.

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor RicardoDS » 22 Fev 2010, 21:39

Ficarão mais finas, mas não vejo problema nisso.
Pelo que sei, as medidas dos blocos são as mesmas.
Já vi botarem pistão de 88mm nesse bloco...

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor mello3 » 23 Fev 2010, 10:07

Legal.

Mas se o 1.8 abre pro pistão do 2.0 (com segurança), o motor do 2.0 abre pro pistão do 2.4 (sem riscos)?

weuller

Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor weuller » 26 Fev 2010, 23:17

Melo, o motor do seu 1.8 não é f1?

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor RicardoDS » 26 Fev 2010, 23:51

mello3 escreveu:Mas se o 1.8 abre pro pistão do 2.0 (com segurança),

Pelo que ouvi falar, dá para colocar o pistão do 2.4 no bloco do 1.8.

weuller escreveu:Melo, o motor do seu 1.8 não é f1?

Não, em 1987 já era motor fase 2.

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor Arte Visual » 02 Mar 2010, 02:11

Eu fiz este trabalho no meu, coloquei os pistões do 2.0 mas com 01 milímetro de diâmetro maior, para que ele ficasse 2.1, e sem problemas com as paredes do bloco, só que além dos pistões teve que trocar o virabrequim também, pois o curso do 1.8 é diferente do 2.0, quanto ao carburador o meu já usava um 2E, então sem problemas ele aceita numa boa, não mexi em nada no cabeçote, e no meu caso foram gastos com peças e mão de obra R$ 4.000,00, já que foram trocados todas as peças do motor, digo que em final ele não mudou muita coisa, agora em arrancadas e subidas ele ficou mais forte, mais esperto, agora se fosse tem a intenção de turbinar ele depois, coloca os pistões a gasolina, pois os pistões para alcool não aguentam muita pressão, o meu eu aproveitei que estava fazendo tudo e coloquei a alcool pois não tenho intensão nenhuma de turbinar, talvez eu coloque um comando e um 4x1 mais para frente, se você quiser pode pesquisar como motor 2.1 que vai achar fotos e tudo mais que foram feitas no meu motor ok. :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.

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Re: De 1.8 para 2.0

Mensagempor mello3 » 02 Mar 2010, 08:53

Arte Visual escreveu: coloca os pistões a gasolina

Cara, tinha esquecido desse detalhe...

Bom, na pior das hipóteses ($$$) deixo ele com os pistões do cachaça mesmo, mas do 2.0. Não sei se ganho algum CV, mas acho que ganho um pouquinho de torque. Também acho que não vai chegar a 2000 c.c. e sim algo intermediário entre o 1.8 e o 2.0.

Na segunda hipótese, coloco o pistão do 2.4 flex, mas aí não sei como vai ficar a questão da taxa de compressão.

Como faço para descobrir que carburador é o meu?


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