Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Vizzy
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 13 Nov 2008, 08:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Vizzy »

Rafaelo vc diz sobre o barulho de Uno, como assim? tenho por memória um barulho meio agudo de uno parecendo algo espremido rsrs.
Isso seria já na 1º etapa que vc diz correto? Seria melhor colocar então um abafador no meio tbm então?

Um detalhe que lembrei agora, um cara de loja de escape disse uma vez que abafador com lã de vidro não dura muito, coisa de 6 meses e que depois o barulho muda completamente ficando bem mais agudo, isso é verdade?


Valeu!!!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

quando se desacelera da um barulho de uno, aquele barulho de escape classico de uno. isso é pela ressonância que acontece por nao ter um abafamento interno, é um ruido muito chato esse.

sim, dessa mesma forma ja vai dar, ate mesmo o SR de fabrica acontece isso que seria parecido com oque tu quer fazer agora. tenta nao trocar a ponteira original, deixa reto o meio, o som vai fica menos forte porem esse ruido nao vai acontecer.

deixando um no meio e sem ponteira vai ficar mais forte,porem ainda pode ressonar, mas se colocar uma ponteira esportiva e deixar o meio original ficaria bom, so tente nao por escape esportivo "round" que é aquele formato de linguiça esse ae nao tem la alguma e da um som meio estridente em alta. tente achar um com bom envólucro porem 'esportivo' como era o antigo kadron

pode ser, especialmente esses que falei, nao tem nada de lã dentro deles. e o pouco que tem se perde com o tempo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por pablopttm »

meu monza tem esse som de uno parece uma taquara rachada rsrsrsr nao comprem produtos SICAP
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

Pablo um dos problema do monza no sistema de escape nao é nem o silenciador(marca) e sim a junçao dele la no 2X1. aquela junção por "esfera" causa esse ruido tb dando vazamento de gases em alta desaceleração ou rotação X. pode notar, nao sao todos os monzas que acontece isso. o meu nunca deu isso quando tinha o escape original de fabrica. era bem vedadinho, mas se pegar aqui mesmo no forum vai ver muita gente que tem esse problema mesmo trocando todo o sistema por novo.

nao é atoa que esse sistema de união foi abolido na indústria automotiva a muito tempo atras por esse e outros motivos, atualmente é usado malha flexivel que nao tem esse problema. nas imagem do meu escape tem a malha como exemplo.

esse tipo de vedação com o tempo cria passagem de ar por ser mexer o escape ao ligar o motor e acaba nao vedando como deveria. dae vai dae esse ruido chato
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por pablopttm »

matou a charada , realmente eu ouço que o barulho começa onde fica os pés do passageiro , vou verificar isso talvez resolva o problema . Tu ta dizendo que é ali onde tem os dois parafusos com uma mola sobre eles, vou revisar isso .
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Vizzy
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 13 Nov 2008, 08:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Vizzy »

Entao Rafaelo, é que não disse também, mas atrás já tenho um esportivo, aqueles bocão, saída dele é de 2 1/4 e a parte de dentro é de 3 se não me engano.

Então a melhor opção seria um cano de de 2 polegadas com um abafador esportivo no meio + um esportivo na traseira para não ficar estridente.

Esses Kadrons meu pai falava que eram muito bons, mas aqui em Sp muito dificil de achar, peça rara ou mosca branca, ao menos não consegui achar um até hoje.

Obs.: poderia deixar a junção de escape igual a que ele tem ou colocar um flexivel de malha nele?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

exato, geralmente aquele anel nao veda, ou pq trinca ou pq cria sujeira(ferrugem) e da no que dá. por isso abandonaram ele, revise com esta ele. tente apertar mais ou passar um selante de escape pra ver se melhora.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
JPaulo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 49
Registrado em: 16 Abr 2011, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por JPaulo »

Com o objetivo de deixar registrado um histórico do meu carro, também para meu uso pessoal, deixo aqui meu relato.
Uma frase do amigo Rafaelo martelava minha cabeça: "O sistema de escapamento do Monza é arcaico, qualquer modificação fará diferença."
Me arrisquei e fiz essa modificação.
Pus um coletor 4x1 da GENERAL ESCAPAMENTOS e mantive o restante do escapamento na configuração antiga. Gostei muito do resultado. Confesso que tive medo de mudar e me deixar levar psicologicamente pela mudança achando que melhorou, mas sendo impressão. Como tenho o carro há 8 anos, acho que tenho capacidade de perceber as mudanças sem me enganar.

Não houve perda de torque.
Há um ganho de potencia,sim. Mesmo sendo EFI a gasolina.
Não houve aumento de brulho, o Monza continua silencioso.
Com relação ao consumo, não houve aumento. Dirigi da mesma forma como sempre fiz na estrada e o consumo foi o mesmo. Mas o rendimento do carro em ganho de velocidade na alta é notável.

Valor do investimento: R$ 900,00. Se você tiver grana pra investir, acho que vale a pena.

Eu não tenho interesse em barulho, mas com o escape ainda menos restritivo deve ficar ainda mais veloz.
Pra mim, o carro deve ser silencioso e confortável. Obtive esse resultado.

Lembrando que eu sou quase um chato quando o assunto é manutenção do meu carro. O considero um carro muito bem cuidado. Não sei se esse resultado pode ser obtido em carros desregulados e com outros problemas.

Espero ajudar quem possa estar em dúvida.

Se voc
"Nem por você, nem por ninguém, eu me desfaço do meu Monza".
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=23361
GL, AZUL STRAUS, Roda Aro 15 Astra Sport e 141000 km rodados.
Responder