Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:E poluentes, no caso dos mais modernos, com catalisador ladrão de potência... rsrsrs
verdade, se agente pensar que o catalisador de coletor rouba 5cv e o coletor inline(aquele que fica embaixo mais distante tb chamado de catalisador frio) esse rouba apenas 3cv. eu tenho esse catalisador novo inline lembro claramente quando coloquei ele, e o motor ficou mais apertado oque deixou ele melhor na lenta e no vacuo do motor(ganhei mais vacuo e diminuiu o consumo) pq tava escancarado hehehe sem nada ate a saida.


o catalisador de coletor e mais o catalisador frio nao somam o poder de anti-poluição, e sim que um complementa o outro, ate esquentar nao vai catalisar que se trata aquele mais distante do cabeçote, em quanto o outro(cat.coletor) em poucos minutos ja ta aquecido. que alias o N20XF mesmo tento 2 catalisador + 2 silenciosos rende 140CV numa ECU mal feita :D tirando esses de catalisador ganha-se 8cv e se tiver um 4X1 304 curtinho passa tranquilo dos 15cv
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rafael_club »

Rafaelo escreveu:
rafael_club escreveu:é cada um pensa de uma forma podem não ser 100% mais são bons principalmente comparado com os originais..,mais se mandar fazer sob medida etc etc vai ficar melhor com certeza mais prepara o bolso e tbm não espere mt pois 4x1 por mais bem feito que seja não traz tantos poneis não. :D
escapamento nao foi feito pra conseguir potencia e sim nao perder a potencia sufocando o motor.

e tambem tu ta esquecendo da curva de torque e potencia, um escape mal feito ou melhor mal balanceado nao é melhor que um bem feito. nao é so potencia que influencia, tem o torque, economia, tudo isso :wink:
discordo,escape quando melhorado ganha + potencia no carro entre outras coisas isso é fato e a maioria das pessoas quando faz escape é pensando em cvs que vai vim com as mudanças,e outra coisa cara em momento nenhum falei que um mal feito é melhor que um bem feito tu não leu direito oq escrevi é obvio que quanto mais bem feito melhor :smt023
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por 500EF »

Acho que os dois estão falando a mesma coisa, mas olhando a partir de pontos de vista diferentes.

O escape menos restritivo (sem catalisador, por exemplo) ganha potencia em relacao ao original com restricao.

Ou, falando a mesma coisa de outra maneira, devolve ao motor a potencia que o escape restritivo havia roubado.

Mais ou menos como um dizer que ganha e outro que deixa de perder... Rsrsrs ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafael_club escreveu:discordo,escape quando melhorado ganha + potencia no carro entre outras coisas isso é fato e a maioria das pessoas quando faz escape é pensando em cvs que vai vim com as mudanças,
mais eu falei isso tb heheheh. acho que tu não entendeu oque falei sobre que escape nao é so pensando na potencia, repito, nao se pode esperar ter potencia trocando o sistema, o ganho é pequeno, quer potencia mete turbo. eu so reforcei oque tu disse meu velho. le direitinho lá :wink:

eu disse que o escapamento é um gargalo pro motor e nao é um gerador de potencia como muitos pensam. nao to discordando oque tu falou. assim como tu mesmo disse que nao espere mt pois 4x1 por mais bem feito que seja não traz tantos poneis não. a questao nao é SÓ conseguir potencia com escapamento re-dimensionado, seja bem ou mal feito, e sim nao perder potencia sem comprometer o resto ,acho que falou um CLARO, VERDADE, POIS É, SIM da minha parte na citação. é claro que o sistema bem feito é melhor que o mal feito. logico. mais tudo tem um limite é oque quis dizer sobre a potencia. por mais bem feito que seja tem um limite no retorno da potencia. a nao ser que queiram comprometer o resto. é a famosa expressão do coberto curto. o melhor é deixa ele no meio.

tudo tem um limite, o melhor escapamento ideal pra pico de potencia é 1 tubo por cilindro sem junçao se for aspirado cano longo, se for turbo cano curto. esse é o melhor escoamento sem prender o motor em alta, como nos dragster ou carro de arrancada, o escape sai do lado do motor ja. mais por outro lado nao teria torque algum dessa forma, e consumo elevadíssimo, é oque falei do equilíbrio. tu pode ter um sistema bem feito mais nao vai passar de um certo limite de potencia por mais bem feito que seja é oque quero dizer... a nao ser que prejudique o equilíbrio do sistema. vo usar meu exemplo, tenho 4X1 curto de 2" todo o sistema e será adicionado 1 silenciador e ja tem 1 catalisador e talvez um intermediário. esse meu sistema nao gera mais potencia que um coletor 4X1 de 600,00 bem feitinho, e meu sistema é avaliado em 6 conto. a diferença que o meu é todo de inox que tem uma duração maior ou quase infinita, visual, e principalmente melhora a faixa do torque e potencia em baixa e media e alta rotaçao, principalmente nas baixa devido o aquecimento dos gases ser maior devido o inox. só isso.

o meu sistema de escape nao gera > que 15,20,30 cv é basicamente como os outros. na media de 5 a 15cv de retorno. alias, se pegar um coletor 4X1 retao sem restriçao se consegue mais potencia que o meu por uns troco. por outro lado nao tem equilíbrio algum nisso e fora que tempos em tempos tem que reparar. é ae que mora a diferença do custo.
500EF escreveu:O escape menos restritivo (sem catalisador, por exemplo) ganha potencia em relacao ao original com restricao.
pois é, é oque to tentando explicar. por outro lado se perde torque e o consumo sobe um pouco devido o prejudicamento no overlap. ja que nao vai gerar muito vacuo la dentro pra puxar a mistura por estar aberto demais... é oque falei pro Rafael, um sistema bem feito, caro, sobmedida nao vai gerar mais potencia que um mal feito, e sim melhora o equilíbrio. se tem potencia sem perde o resto :smt023

sim, nao so o catalisador, como o intermediário e a ponteira principalmente(câmara anti ressonância) tem o papel de diminuir a velocidade dos gases oque acaba apertando o motor. menos velocidade dos gases = menos ruido = menos potencia = mais torque = menos consumo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rafael_club »

sim rafaelo concordo com vc irmão nas coisas que vc falo tbm ^^ :smt023
Ronie Barbosa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 75
Registrado em: 02 Mar 2013, 18:34
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

Rafaello , eu gostaria da sua opinião e também de outros monzeiros , bom é seguinte , eu quero colocar somente um abafador final esportivo , mantendo o intermediário horiginal , então achei um no ML que encaixa no intermediário horiginal segue o link :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tubaro-_JM .
Eu gostaria de deixar claro que a minha intenção é tão somente aumentar um poquinho o ronco do motor , desde já agradeço .
Editado pela última vez por Ronie Barbosa em 21 Jun 2014, 21:14, em um total de 1 vez.
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... &start=325

veja nesse topico e converse com o Farias, ele colocou no dele so nao sei qual modelo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

tive que desmontar um parte do motor pra limpar ele, a maldição da umidade "estragou" parafusos,aluminio,plastico,ferro, esses ultimos dias deu 95% umidade dentro de casa, tive que limpar todo e proteger novamente com silicone,verniz,tinta. aqui no sul quando tem umidade cai literalmente agua do teto um verdadeiro nojo.

removi o coletor pra ter acesso as peças do motor pra limpar, e resolvi ver como esta a qualidade da queima dos gases e como era de se esperar excelente.
Imagem

Imagem
esta seco dentro dos tubos, quase sem fuligem alguma, ja queimei mais de 100 litros de alcool e com acertos e tudo mais se mantém sequinho dentro. são esses benefícios que fazem toda a diferença, o inox fica intacto sem ferrugem. a pouca "ferrugem" que se ve ali é da junta e da valvula e sede que fica um pouco sujo ja que o alcool é seco e contem agua.

notei muito seco em termos de carbonização da queima oque é magnifico, tudo devido a queima monitorado com a wideband deixando rico onde é pra ser, estequiometrico onde deve ser como na lenta, aliado a centelha perdida, alcool, wideband, malha fechada, coletor inox liso dentro dele, fica tudo limpo desde o coletor ate a saida.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder