Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por 500EF »

Vou fazer este teste depois... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:pensei que tinham feito um coletor original turbo(especifico), a tubulação modular é bom por isso mesmo, flexibilidade. uma delas pq tem varias.

eu usei todo o sistema com 1.5mm , poderia ter usado 2.0mm mais no meu caso seria gastar dinheiro atoa e deixar mais pesado.

é so usar um ímã, se grudar é familia 300, se parcialmente grudar é familia duplex, senao grudar é familia 400. bem facil identificar inox.

sem duvida, no teu caso ja pega é mais critico, combustivel hehehehe no meu caso é so agua da umidade.
Testei com um ímã e não grudou... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, tinha imaginado quando olhei, pela cor parecia que era a familia 400 ele é bem marrom. é o mesmo inox usado nos escape de hoje em dia é o mais barato família, aquele que é ferroso. em termos tecnico de escapamento tem a mesma função da família 300 austenitico, a 'unica' diferença que ele tende a enferrujar por ser magnético(ferroso).

pra quem nao tem como bancar um 304 esse material é muito superior ao aço 1025. mais muito mesmo, vale apena pelo custo beneficio. agora se a pessoa tem condições de bancar um 300 nem pense 2x em por a durabilidade é maior.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo,

Nao sei se as fotos estao enganando. Mas ele nao tem aquele aspecto amarelado que ja vi nos coletores originais.

Brilha e tem aquela coloracao prateada bonita de inox mesmo.

E se fosse ferroso (magnetico), o ima nao deveria grudar?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

ops!!! li errado, so agora revisei oque tu falou, foi na corrida. foi mal...

sim. se NAO grudou é pq é a familia 300 (nao ferroso) austenitico. é a mesma que eu uso em todo o meu sistema, admissão e escape, por tanto nao enferruja.
500EF escreveu:Rafaelo,

Nao sei se as fotos estao enganando. Mas ele nao tem aquele aspecto amarelado que ja vi nos coletores originais.

Brilha e tem aquela coloracao prateada bonita de inox mesmo.
o inox passa por varias etapas ate atingir a coloração final de queima. mais isso varia conforte o calor e a exposição que ele recebe, o teu tem lugar que ta marrom como o meu(coletor) e lugar que deve ta na cor inox limpo. se observar é quanto mais distante da fonte de calor.

o meu no downpipe ta negro na flange ou perto, nos 90° ta amarelado, e na tubulaçao ta original a cor inox. acredito que vai esticar um pouco mais essa coloração quando socar o pe com carga... oque ja é esperado. o teu por ser turbo deve ta mais preto que o meu kkkkkkk, talvez la no intermediário onde ta mais frio a cor prateada do inox esteja intacta.

o processo fica assim...
1° original ele é brilhoso polido ou escovado, cor de inox tradicional, se ele nao receber calorias fica prateado(cromado) pro resto da vida.
2° pouca caloria ele fica amarelado muito bunito, porem dura pouco nessa condição em escapamentos de coletores.
3° coloração final, ele fica com aspecto marrom enegrecido quando atingi o maximo de calor por prolongado tempo.

veja nas minhas imagens o processo de coloração que tirei ao longo do tempo.
original sem uso: reparem onde a flange nao recebe calor ta na cor original de inox.
Imagem

aquecimento brando e curto
Imagem

alto nivel de caloria aplicado... dae ele nao passa dessa cor.
Imagem


reparem na Serie 400 ferroso como ele é mais marrom mesmo entando curado e pontos de ferrugem. esse é do N20XF original que pro sinal é mal feito, tem o cordao de solda bem na porta do cilindro :lol:
Imagem



500EF escreveu:E se fosse ferroso (magnetico), o ima nao deveria grudar?
se fosse ferroso Serie 400 deveria grudar. senão grudou é pq é da Serie 300 austenitico. o inox "mais caro"

não é certo realmente olhar pelo aspecto da coloração e determinar a Série e sim pelo imã, mais a Serie 400 tem um tom mais marrom mesmo que a 300 por isso que achei que o teu fosse. mais tu nos confirmou pelo imã que nao se trata do ferroso e isso é oque importa :smt023 outra forma de diagnosticar é olhar se tem ferrugem como é mostrado no exemplo acima.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vithor gaspar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 25 Abr 2014, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Vithor gaspar »

To querendo ir numa loja aqui no RJ para fazer um orçamento de um sistema novo de exaustão, mas não conheço nenhuma.

Alguem poderia me ajudar?

Pretendo ver se fazem um 4x1 que nem falaram aqui (curto), pois o que vende no ML falaram que não e tao bom. Mudar os abafadores e por um escapamento esportivo para tentar ganhar uns cavalinhos.

Quem puder ajudar, agradeço.
Orgulhoso de ter um Monza tubarão, sonho de criança sendo realizado.

E um jovem senhor mas da de 10 a 0 em muitos carros novos por ai.

Monza, um super carro...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu nao sei quem pode te ajudar ae no rio, no momento nao estou podendo desenvolver sistemas de escape, ate me pediram alguns dias atras se esta fazendo. ate pq quero ter o gabarito original pra produzir um produto instalavel pra monza bicudo, em breve vou poder ter as medidas.

sobmedida é bem carinho e o problema é esse mesmo, tentar achar alguem que sabe mexer com isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rafael_club »

é cada um pensa de uma forma podem não ser 100% mais são bons principalmente comparado com os originais..,mais se mandar fazer sob medida etc etc vai ficar melhor com certeza mais prepara o bolso e tbm não espere mt pois 4x1 por mais bem feito que seja não traz tantos poneis não. :D
Responder