Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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Rodrigo Rocha
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor Rodrigo Rocha » 22 Jul 2015, 21:32

Não sei se estou correto, no meu devido ao formato onde se unem os tubos embaixo do cárter, tive que calçar a travessa que une as 2 longarinas para diminuir um pouco da vibração dentro do carro, pois como ela pega bem em cima, transmitia toda a vibração.
Quanto ao ruido, ultimamente ando com ela somente com um abafador intermediário usado nos santana no 1/2 do carro(o mesmo que geralmente se usa nos gols e chevettes com 4x1), mas com sistema para encaixar rapidamente e usar o silencioso original atras, reduzindo o ruido, o que a meu ver com a 4x1,intermediário de santana e o silencioso final original, ficou mais silencioso que com o coletor 4x2x1 original
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor Junior 4100 » 25 Out 2015, 03:14

Humm....interessante,utilizar intermediário de Santana...É bom saber!...kkk

No meu,instalei o coletor 4x1 e há um mês atrás,achei e coloquei o abafador final do Monza SR feito pro Monza sedan fabricado pela Tuper.Parece que depois da instalação deste abafador,
o carro ficou mais esperto,e agora como começou a vibrar o intermediário,terei que trocá-lo,e já estou querendo aumentar só um pouco o ronco do abafador e deixar um pouco mais livre!

Agora sabendo disto,vou por em prática esta idéia... :smt023
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor italo_ » 03 Nov 2016, 21:11

Cara, desde sempre eu reparava e digo: monza e kadett faz barulho de uno sim!! Faz quando desacelera forte!!! E faz tambem em certa faixa de giro com carga no motor!!
O meu faz um pouco, mas eu ainda percebo, quando to em 3mil rpm com carga parcial no motor. Na desaceleraçao, quando estico até as 6mil rpm e solto, nao chega a fazer tanto nao. Olha, eu uso tubos e silenciosos novos da Mastra. Ja usei Tuper e idem. Diz o Carlos que o dele nao faz, mas queria saber como que elimino esse ruido. Nao ha a possibilidade de achar um escape novo original GM. O que resta é tacar massa naquela junçao? Adaptar a malha? Ja havia percebido que os carros nacionais, ja da decada de 90, usam tal malha sempre no mesmo ponto, mas nao sabia o por que.

Por ultimo, outra pergunta. Voce acha que ha beneficio apenas em trocar o coletor de escapamento original por um dimensionado, mantendo a tubulaçao e abafadores originais. Apenas visando restringir menos o fluxo dos gases em altas rotaçoes, pra o motor subir de giro mais livre e rapido? Ou nao compensa/nao procede?

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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor Carlos A. Freire » 04 Nov 2016, 04:34

Diz o Carlos que o dele nao faz, mas queria saber como que elimino esse ruido. Nao ha a possibilidade de achar um escape novo original GM.


Meu Monza, os da família e da maioria de amigos tem som de Monza e não de Uno. Ressonância todo escapamento faz, mas nesses caso o som é de Monza mesmo. Uso e sempre usei escapamentos da Mastra.
Tenho amigos que mesmo usando Mastra, o som não é de Monza. Como nesses carros eu não troquei e nem procurei esse problema, entendo que deve ter vazamento pequeno em algum ponto, desde o coletor.
Aqui no fórum mesmo, se procurar tem tópico de algum usuário que passou por esse problema e foi resolvido. Segundo esse usuário, era vazamento.

Abs,

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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor Leocastro » 04 Nov 2016, 06:31

Eu troquei o coletor de escape, por um com sonda lambda, para poder depois usar a injeção eletrônica Motronic, do kadett 98. Assim que eu troquei o coletor, ainda com a injeção original, o barulho de uno simplesmente sumiu, desapareceu! E assim, quase 8 mil km depois, continua perfeito, sem aquele barulho estralado! Excelente.

É a maneira mais fácil de tirar tal barulho. Mesmo que o carro não use sonda, você deixa uma sonda ruim lá só pra tapar o furo.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor italo_ » 05 Nov 2016, 13:56

Este estralo que ocorre em certas condiçoes so da pra ouvir se estiver de vidros abaixados e nao estiver numa via com muito barulho, mas mesmo assim me incomoda saber que ele existe. Carlos, tambem estou apostando que seja vazamento naquela junçao 2x1
O coletor do kadett que voce usou, Leo, tem o mesmo desenho do original do monza? Plug n play?

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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor jesuino b ferreira » 05 Nov 2016, 19:00

O coletor do kadett que voce usou, Leo, tem o mesmo desenho do original do monza? Plug n play?


sim,sao do mesmo formato. :ok: :ok:

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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor Leocastro » 07 Nov 2016, 15:25

Conforme disse o Jesuino, é sim, o mesmíssimo formato. tira um e coloca o outro!
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor PedroCTR » 06 Dez 2016, 09:33

Eu arranquei os dois abafadores(intermediário e traseiro) e coloquei 2 JK. O ruído do carro melhorou muito e a ressonância(em desaceleração) ficou grave.
Só não parti pra um coletor 4x1 por conta da curva dele ficar muita baixa e, conforme um amigo usou e me relatou, não fica tão interessante se não fazer um retrabalho na admissão ou usar alguma i.e. programável.
Quem sabe num futuro até faça um setup completo, com direito á cabeçote roletado e cia, mas daí seria algo mais pra track days, não faria questão de deixá-lo usável pra rua.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagempor Surfin » 04 Jan 2017, 22:36

Resolvi esse "ronco de uno" trocando a junta logo antes do abafador central, parece um anel de metal, na junção onde é preso com 2 parafusos. Reduziu MUITO, mas é bom conferir todas as juntas no sistema de escapamento.
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