Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

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cristianopw2
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Halógenas x Xenon

Mensagem não lida por cristianopw2 »

Bom, depois de alguns dias rodando com as lâmpadas halógenas nos neblinas e encarando situações de tempo seco e chuva, cheguei a uma conclusão:

Eficiência: Xenon 1 x 0 Halógenas
- em situações de chuva, as lâmpadas de xenon tiveram uma eficiência significativamente superior as halógenas. O resultado seria melhor se o xenon fosse 3000k (amarelo). Regulados a 30cm de altura, o alcance a frente e lateral do farol de neblina foi superior ao do farol principal na luz baixa para refletir placas e "olhos de gato" nas estradas.

Estética: Xenon 1 x 1 Halógenas
- em se tratando do Monza, prefiro as halógenas pelo quesito originalidade.

Regulagem do farol: Xenon 1 x 2 Halógenas
- Com o xenon eu nunca consegui regular perfeitamente os neblinas (talvez por um dos meus neblinas ser da marca Lucas e outro Orgus, e sim, há diferença no corte do faixo entre eles). Um farol parecia sempre estar mais alto que o outro. Fiz uma regulagem rigorosa nos neblinas antes de retirar o xenon, e quando instalei as halógenas novamente (sem mexer na regulagem), havia uma diferença de +/- uns 20cm de um farol para outro.

Foto de quando instalei os neblinas novos, aqui se percebe a diferença. Lado esquerdo farol Lucas e lado direto Orgus.
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O lado interno do faixo do farol Lucas é mais curvo, enquanto o farol da Orgus é mais linear.

O farol Lucas novo, quanto instalei
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E aqui o farol Orgus. Retirei essa capinha de um dos neblinas antigos e adaptei no lugar. Não sei bem para que serve, se é ela quem faz o corte do faixo ou se é apenas para evitar de cegar outros motoristas.
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Consumo elétrico: Xenon 2 x 2 halógenas.
O xenon consome menos energia que as halógenas. Os que usei são de 35W, em comparação com as halógenas que são 55W. Em outros termos: ele tem uma eficiência significativamente muito superior as halógenas consumindo 36,37% menos energia elétrica.

Legislação: Xeonon 2 x 3 Halógenas.

Meu parecer: As vantagens do xenon são funcionais e baixo consumo elétrico, enquanto que as halógenas pesam no quesito regulagem e legalidade. Não incluo vantagem estética pois isso é uma questão de gosto.

Pensei em experimentar as lâmpadas 90/100W, mas não acho que seja vantajoso. A quem possa interessar, tem esse vídeo do Vitor Hugo explicando o funcionamento e vantagens e desvantagens delas:
https://www.youtube.com/watch?v=7qiFq3OjK-Y

Abraço a todos :smt023
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=29289
cristianopw2
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por cristianopw2 »

E aí pessoal, tudo bem? Andei um pouco afastado do fórum. Fim de semestre, provas da faculdade, bastante serviço na Prefeitura aqui da cidade, sabem como é... :roll:

Sem muitas novidades sobre o Monza, mas vou ter que fazer algumas manutenções nele, tais como:

- troca do rolamento do coxim dianteiro esquerdo, quando esterço o volante tanto em movimento quanto parado, ele "ringe".
- troca do silenciador final, está vazando.
- troca de óleo e filtros
- troca dos discos, cubos e fluído de freio.
- par de pneus novos na traseira.

No mês de setembro coloquei um par de pneus novos na dianteira, Dunlop 185/65/14, fiz geometria e balanceamento. Muito bons os pneus, gostei dos Dunlop. Uma coisa que notei é que em velocidades a partir de 130 km/h, o carro treme, como se as rodas estivessem fora de balanceamento. Refiz o balanceamento da dianteira e vi que as rodas estão um pouco tortas, mas achar um torneiro que faça o serviço nelas fica pra outra hora... :roll:

Outro ponto que tem me feito pensar a respeito, é o carro ser muito "beberrão" na cidade. Fazendo média de 6 a 7KM/L. Pretendia levar ele na oficina e fazer uma limpeza no "carburador eletrônico E.F.I.", trocar velas e cabos (mesmo fazendo 1 ano da última troca). A cada 6 meses uso algum produto para limpeza de injeção via tanque, seja da ORBI ou os STP's, e sempre uso a mijolina aditivada. Também uso CAR80 a cada +/- 6 meses para limpar a TBI.

o ultimo que usei a +/- 6 meses foi esse (segundo o mecânico, o uso desse produto dispensa a desmontagem e limpeza do bico injetor na máquina).
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Então, neste feriado de ano novo resolvi fazer uma viagem com minha noiva para visitar familiares. Fomos apenas nós 2, levando apenas roupas no porta malas. Entre ida e volta foram percorridos em torno de 600KM (medidos no GPS, com diferença total de 3km para o hodômetro parcial) e rodando entre 100~110KM/h. Para tirar uma média de consumo, enchi o tanque quando saí de viagem e enchi de novo quando cheguei. Neste percurso peguei um pouco de serra a subir e NÃO usei AC. Foram percorridos 259 KM e gastos 16 litros de gasolina, dando uma média na bomba de 16.1KM/L. :o :o :o

Dentro da cidade rodei 54 KM sem AC. Enchi novamente o tanque para a viagem de retorno, e deu 8.5 litros gastos para rodar esses 54KM dentro da cidade. Média de 6.75 KM/L. :oops: Na viagem de volta entrei na cidade onde meus sogros residem para deixar minha noiva, o trajeto foi o mesmo porém um pouco maior, 287KM. Desse total, usei o AC ligado em 250KM da viagem. Gastei 19 litros de gasolina, dando uma média de 15KM/L. Isso tudo medido na bomba.

Conclusões: O desempenho e consumo do carro é extremamente satisfatório em viagem, porém gasta quase igual um 6cil na cidade :smt010
Pergunta: Essa disparidade de consumo entre estrada x cidade é normal, ou pode ser alguma questão da regulagem do motor para render esse tanto mais na estrada?

Abraços e feliz ano novo a todos!
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=29289
S h E e Q u O
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Cara, relaxa! O seu carro é muito bom e a média é essa mesma.
Vc conseguiu até uma média muito boa na estrada, já que os Monza não costumam passar dos 14/14,5km/l, rodando com gasolina. Só vi até hoje média de 16km/l na estrada, oficialmente, não passando de 100km/h, e com o Monza 1.6 gasolina, da era dos Hatch ainda!
Com relação aos 6 cil, pelo menos os Opala, a média de costume na cidade não tem sido melhor do que 5/5,5km/l (gasolina, manual). Se passar disso é porque o cara está rodando numa via plana, sem trânsito e com no máximo 1.500 rpm. E ainda, passa pouco. :o
O que pode melhorar o consumo na cidade é antecipar as trocas de marcha, com o motor não passando de 1800/2000 rpm, não obstante a shift light indique o contrário. Após a troca de pneus que vc informou, haverá, também, uma singela tendência de melhora do consumo.
Abraço
cristianopw2
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por cristianopw2 »

S h E e Q u O escreveu:Cara, relaxa! O seu carro é muito bom e a média é essa mesma.
Vc conseguiu até uma média muito boa na estrada, já que os Monza não costumam passar dos 14/14,5km/l, rodando com gasolina. Só vi até hoje média de 16km/l na estrada, oficialmente, não passando de 100km/h, e com o Monza 1.6 gasolina, da era dos Hatch ainda!
Com relação aos 6 cil, pelo menos os Opala, a média de costume na cidade não tem sido melhor do que 5/5,5km/l (gasolina, manual). Se passar disso é porque o cara está rodando numa via plana, sem trânsito e com no máximo 1.500 rpm. E ainda, passa pouco. :o
O que pode melhorar o consumo na cidade é antecipar as trocas de marcha, com o motor não passando de 1800/2000 rpm, não obstante a shift light indique o contrário. Após a troca de pneus que vc informou, haverá, também, uma singela tendência de melhora do consumo.
Abraço
E aí, Chico, tranquilo?

Sobre melhorar o consumo na cidade, eu tenho usado sempre uma marcha menor para manter a rotação entre 1500/2000 rpm. Sempre me baseio pelo econômetro do painel, e usando uma marcha mais alta para manter a mesma rotação, basta um leve toque no acelerador para o ponteiro ir lá pra cima. Porém se faço o mesmo com uma marcha menor, o ponteiro não se altera tanto. Em teoria, isso deveria gastar menos combustível. Mas na prática não sei qual método é melhor. Vi no canal do Márcio Du sobre Omega GLS 2.0/2.2, indicando usar uma marcha a menos para economia.

Abraço
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=29289
matheusrsouza
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por matheusrsouza »

O carro de vocês que tem um aspecto todo original, é o que me inspira a sempre estar levantando o meu. Embora guarde poucas características originais, procuro deixar ao menos perto de ser bonito como o de vcs são. E teu carro é sensacional Cristiano.

Eu gosto de xenon, porem, com ressalvas. Uso no meu só nos neblinas. Embora os farois do Monza (principalmente o meu Monza kkk) não seja lá essas coisas, eu acho que o xenon incomoda muito quem vem, então a noite, salvo uma exceção ou outra, rodo de lanterna e neblina aceso, com o xenon, ilumina o chão uns 30 metros a frente.

Em relação ao consumo, concordo com o colega que disse estar normal, inclusive eu estava comentando isso hoje com o rapaz que mexe com a frota la do meu trabalho, pra eu conseguir fazer 7 km / litro na cidade, tenho que andar igual moça. E no GNV (que eu uso) tb não da pra esperar muita coisa não, é 110 km / cilindro na cidade no máximo.

abraços!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
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AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
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S h E e Q u O
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Pois é, cara! Sempre tem este dilema das marchas maior ou menor.
Negócio então é testar! Experimente 15 dias de um jeito e 15 dias do outro.
Hoje mesmo, de manhã, eu estava indo trabalhar e me lembrei desta nossa conversa aqui sobre esse tema. E me lembrei de outro detalhe: O duro da gente rodar em baixa rotação com folga de acelerador, pessoal xinga a gente no trânsito, né rsrsrsrs....
Mas, é isso aí, meu amigo! Vamos conversando. Eu já tentei esta da rotação baixa e com muita paciência fiz boa média. Mas, tem casos e casos né. E essa nossa gasolina de hoje não ajuda muito, né!
Abração e boa semana pra vc!!!
cristianopw2
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por cristianopw2 »

Bom, hoje aproveitei a tarde de folga e resolvi tirar as molduras das colunas pra lavar. Estavam em um estado lastimável de sujeira :smt005
Tentei retirar o forro do teto, mas acabei quebrando uma daquelas presilhas do forro, aí deixei...

Ai já sem as molduras, na lata mesmo.
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Moldura central limpa
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Moldura traseira limpa
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É um serviço demorado de fazer, tem que tirar o encosto do banco traseiro e o tampão dos falantes para encaixar certo a moldura na borracha do vigia. Fica legal o resultado, não é algo que se perceba muita diferença, mas pelo menos, fica limpo. Só é chatinho de fixar a moldura central no lugar.
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Re: Ex Monza GL 94 (acidentado), atual Monza GLS 96

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Muito bacana esse serviço,preciso fazer mais completo ainda,com o forro de teto!

As molduras vou tirar,mas o forro vou limpar no local msmo,
Fica uma craca esses componentes,os puxadores eu limpei esses dias.. pqp! Parece q troquei,mudou totalmente.

Abraços! :smt023
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
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