Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Agaenica
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 64
Registrado em: 28 Fev 2015, 13:42
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Agaenica »

Interessante esse sistema ... ví algo há um tempo atrás utilizando um sensor hall enviando pulsos pra uma bobina plástica , mas não funcionava direito pois não conseguia fazer o avanço da centelha , algo bem gambiarrado mesmo. Neste sistema , o avanço/retardo de ignição será feito pelo próprio circuito ou ele irá fazer o mesmo avanço do distribuidor ?
Monza SL/E 1991 Coupé

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0

Feito por mim e pra mim! :ok:

Imagem
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Avanço original do distribuidor...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Junior 4100
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 791
Registrado em: 12 Jun 2011, 15:35
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Junior 4100 »

500EF escreveu: 03 Abr 2017, 12:56 Vai eliminar a parte de alta tensão dele.

Você pode deixar até sem a tampa e o rotor se quiser.

Ele somente será usado para gerar os pulsos de disparo do módulo, mantendo suas curvas de avanço à vácuo e centrífugo originais.

Aí o módulo comandará uma bobina dupla (sistema de centelha perdida, como nos Astra/vectra).

Deste tipo, por exemplo:
Imagem
Humm....interessante!

Vou esperar dar uma "desafogada" nas contas,e partirei pra uma bobina dessa!..Obrigado pelo toque!
Rubens

Monza SL/E 1.8 álcool 86/86 - Nova Aquisição
Dourado Minas

Garagem viewtopic.php?t=20986
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Mas ela so vai funcionar de acordo se voce tiver dois sinais e dois modulos para comandar as duas bobinas. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Já faz um bom tempo que o odômetro do painel digital do monza está pifado.

Apesar do painel ser digital, ele é analógico.

Na verdade, recebe pulsos do sensor de velocidade (VSS) e através de um pequeno motor de passo, movimenta mecanicamente os algarismos, como em um painel analógico mais antigo.

Imagem

Isso é algo bem comum de dar defeito nos monza / kadett. Ou pifa a engrenagem, ou o próprio motor de passo.

Anos atrás, eu já troquei a engrenagem, mas não resolveu por muito tempo e ele parou novamente. Desde então, acabou ficando assim mesmo...

Então, andei fazendo algumas pesquisas para substituir este sistema eletro-mecânico por outra coisa melhor.

Pretendo colocar um - ou dois, quem sabe - pequenos displays OLED no espaço ocupado pelos odômetros parcial e total e talvez aproveitar a sobra do processamento do microcontrolador e mostrar mais informações importantes, como a leitura da sonda. E usando os sensores adequados posso mostrar ainda desde pressão de turbo - e até controlar a solenóide em vez do pressostato, pressão de combustível, temperatura do ar, do óleo, do escapamento, colocar alertas visuais e/ou sonoros, etc, etc, etc... A criatividade (e principalmente o número de portas disponíveis... rsrsrs) é o limite.

O espaço disponível e uma estimativa do tamanho deles são estes:

Imagem

O controle/configuração podem ser feitos de várias maneiras. Desde pelo smartphone (via blutúfi), por botões no painel ou o que eu acho que seria o ideal, substituir a chave do limpador de para-brisa por outra que tenha botões de comando do computador de bordo (astra).

Imagem

Por enquanto, eu já consegui ler os pulsos do VSS e calcular a velocidade do carro (obviamente, não vou exibir a velocidade no display, porque o painel já faz isso... hehehe) e a distância percorrida (odômetro).

Para o teste, usei um display simples, de 4 dígitos, mas o que pretendo colocar é um gráfico (que já encomendei, lá do outro lado do planeta... mais uns 40 dias e ele deve chegar).

No final, a idéia é chegar em algo mais-ou-menos assim:

Imagem Imagem Imagem

No osciloscópio, a forma de onda amarela mostra os pulsos originais do sensor (VSS). A azul mostra o sinal depois de passar por um divisor de tensão (baixar para menos de 5v para entrar na porta digital do microcontrolador).

Aqui, apenas o sinal original (amarelo):

https://www.youtube.com/watch?v=dzDIwOwo9-c

E aqui o sistema funcionando numa bancada improvisada (bem improvisada mesmo... favor não reparar na bagunça de fios, notebook, etc :) ):

Eu calculei o comprimento da circunferência do conjunto roda+pneu ( Pi x diâmetro ) e talvez por isso tenha dado a diferencinha entre ele o painel do carro. Quando for para valer, eu vou medir a distância de umas 10 voltas do pneu no chão para ficar mais preciso.


https://www.youtube.com/watch?v=CXegd_WTWDs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Leocastro »

Rettore, simplesmente FENOMENAL!!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Valeu!

Mas vamos ver se vai dar certo primeiro, ne? Kkkkkkk

O bom é que a ideia pode ser estendida a carros mais modernos tambem. E neles temos a vantagem de poder ler os dados pela porta obd2, sem precisar de encher o carro de sensores e fios... :ok:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

legal teu projeto.
a uns 3 anos atras tentei projetar um painel pra monza de forma original(instalaçao) porem abandonei por limitaçao tecnica como fabricaçao do estojo e tambem eu era bem "verde" em Eng de MCU's so sabia o basico e o basico pra trabalhar com TIMER nao resolve, olhando oque tu fez, me fez lembrar dessa epoca. vo te passar varias dicas pra te orientar, dessa forma nao vai conseguir fazer a um nivel profissional e de precisão como as ECU e painel de instrumentaçao digital. não estou levando em conta teu ambiente de trabalho, equipamentos, etc e sim orientação de engenharia mesmo. equipamento ate tu tem, o resto manda fazer(PCI).

por coincidência estou trabalhando no algortimo de VSS para minha ECU a pedidos dos clientes. funciona da mesma forma que tu esta fazendo, porem esse aqui alem de ser mais completo, ele vai colocar a KM total percorrida(hodometro interno total), historico pra manutençao, velocidade, distancia, informaçao pra CB futuramente, etc,etc e tambem é trocentos vezes mais preciso e no final de tudo tu vai entender o pq disso :ok:

a medida que agente vai conversando eu aplico mais informaçao se eu colocar escrever tudo de uma vez so vai ficar perdido hehehe

pelo que entendi tu parou exatamente no mesmo impasse que eu a 3 anos atras... PRECISÃO. da forma que tu fez, mesmo nao vendo o codigo fonte ja sei como foi feito nao vai funcionar a longo prazo(acumulo de quilometragem) e muito menos em velocidades altas... quando mais curto o período entre os pulsos, mais impreciso fica! tu ja deve ter notado isso. e essa imprecisão acontece acima dos 40 km/h quanto maior for a freq, mais distante da realidade se torna.

*fazer If ou Case baseado na freq nao funciona, tipo um cadastro de freq
*fazer captaçao de tempo via clock do MCU(ISR timer) muito menos! isso aqui é o comando 'mastigado' Delay() que tu usa no arduino. pra montar calculos tb nao rola... o minimo que ele faz é 1 em 1ms e isso é uma eternidade rsrsrs. nem se fosse 128 usec daria certo! cada MCU é uma velocidade, os Atmel AVR que a arduino usa sao bem lentos. nao lembro qual é a velocidade do clock bus(interno).

Arduino:
eu tenho um aquario bem Hi-Tech que eu e meu pai projetamos, ele projetou a grana e eu 100% do aquario, ele ate ajudou a montar, etc, a historia é longa no aquarismo que tenho com meu pai e ele muito mais. em fim, o arduino controle nivel dagua, alarme, controla 3 bancadas de luzes, 1 luz dimmer, filtragem, injeçao de CO², aquecimento, LCD com dados tecnicos hora, temp agua do ar, etc, etc alto nivel mesmo.

tenho uma base de arduino e sei de suas limitaçoes, quando fiz o painel quer dizer tentei ne, usei ele, e so me incomodei. na epoca era oque eu sabia fazer e pra entrar na engenharia de MCU foi a porta de entrada. foi mais por isso que to aqui te alertando dos desafios que tu vai ter :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder