Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
sei como é. qualquer coisinha que tu faça parece que nao sai do lugar... ainda mais se tratando de um projeto desse porte, sozinho ainda, nao é uma tarefa simples. faz aos poucos que vai. é so insistir...
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lembra daquele video que mostrei uma explicação sobre captura de velocidade e distancia da minha ECU ? onde expliquei com detalhes tecnicos. atualizei as Firmware dos clientes a poucas semanas, um deles é o Ronaldo aqui do clube, agora consegue os valores dessas duas variaveis do sensor original VSS do monza.
a ECU tem registro de velocidade, distancia, e as funções foram integradas com esse dados para melhorar o funcionamento do motor em casos de desacelerações rápidas e momentâneas com ele engrenado, malha fechada do corretor do ar, entre outros.
o Ronaldo me relatou que esta funcionando perfeitamente(tirando um ruido que entrou no circuito Amp-op por descuido meu[ja foi corrigido na versao atual da PCB]. por nao ter como testar no meu carro, acabou dando isso, mas arrumo trocando um comp facilmente). é so inserir os valores geométrico da roda dele no software, que o sistema faz tudo sozinho. ele tem a mesma 'roda' que eu. R16 205/55, na verdade funciona com qualquer roda, como se trata de um produto original nao tem problemas com alteração de projeto.
o PD dele marca quase igual, em baixa velocidade marca certo, mas a medida que aumenta a velocidade marca errado e o erro so aumenta rsrsrs. Porem quem marca errado nessa história é o PD e não a ECU hehehehe. a ECU só marca correto, pq foi projetada pra isso, ja o PD foi projetado pra roda R14 e mais nada, e a ECU foi projetada dentro dos cálculos pra trabalhar com qualquer medida automotiva.
Fiquei bem satisfeito, fiz tudo do zero, desde a ideia, ate o ajuste final. é so usar matemática básica, física básica e Eng aplicada que da tudo certo.
teste de bancada. semana passada ajustei o código.
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lembra daquele video que mostrei uma explicação sobre captura de velocidade e distancia da minha ECU ? onde expliquei com detalhes tecnicos. atualizei as Firmware dos clientes a poucas semanas, um deles é o Ronaldo aqui do clube, agora consegue os valores dessas duas variaveis do sensor original VSS do monza.
a ECU tem registro de velocidade, distancia, e as funções foram integradas com esse dados para melhorar o funcionamento do motor em casos de desacelerações rápidas e momentâneas com ele engrenado, malha fechada do corretor do ar, entre outros.
o Ronaldo me relatou que esta funcionando perfeitamente(tirando um ruido que entrou no circuito Amp-op por descuido meu[ja foi corrigido na versao atual da PCB]. por nao ter como testar no meu carro, acabou dando isso, mas arrumo trocando um comp facilmente). é so inserir os valores geométrico da roda dele no software, que o sistema faz tudo sozinho. ele tem a mesma 'roda' que eu. R16 205/55, na verdade funciona com qualquer roda, como se trata de um produto original nao tem problemas com alteração de projeto.
o PD dele marca quase igual, em baixa velocidade marca certo, mas a medida que aumenta a velocidade marca errado e o erro so aumenta rsrsrs. Porem quem marca errado nessa história é o PD e não a ECU hehehehe. a ECU só marca correto, pq foi projetada pra isso, ja o PD foi projetado pra roda R14 e mais nada, e a ECU foi projetada dentro dos cálculos pra trabalhar com qualquer medida automotiva.
Fiquei bem satisfeito, fiz tudo do zero, desde a ideia, ate o ajuste final. é so usar matemática básica, física básica e Eng aplicada que da tudo certo.
teste de bancada. semana passada ajustei o código.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Aqui uma foto da base onde ficam este relé e o fusível de 30A da bomba de combustível.
Ela é GM, original do carro.
Os contatos estão com oxidação, mas já que não vou ter como substituir (e acho que nem precisa), vou dar uma boa limpada em tudo ali e deixar rodar por mais uns 10 anos, até ter que me preocupar com isso outra vez... rsrsrs
Ela é GM, original do carro.
Os contatos estão com oxidação, mas já que não vou ter como substituir (e acho que nem precisa), vou dar uma boa limpada em tudo ali e deixar rodar por mais uns 10 anos, até ter que me preocupar com isso outra vez... rsrsrs
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Abri o relé, só de curiosidade, para ver o que tem dentro... Hehehe
Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555
Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador.
Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555
Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador.
Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
esse rele nao é duplo, quem é duplo é esse aqui do omega 3.0 e vectra A, motronic 1.52 sao sistema diferentes e nao tem temporizaçao da bomba. ate pq o MCU faz isso. eu vi no manual agora.500EF escreveu: ↑13 Out 2017, 20:57 Abri o relé, só de curiosidade, para ver o que tem dentro... Hehehe
Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555
Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador.
Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
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esse teu é um canal temporizado. por ser analogico nao tem controle de pressurizaçao da bomba em modo digital.
os capacitor e resistor fazem parte do circuito RC de controle de tempo, que manipulam a tensão em função do tempo de carga do capacitor. em outras palavras é o tempo de carga T, jogando dentro da porta do Ci 555 ele cria um tempo X, como chaveador permanente. é a mesma coisa quando fazemos um temporizador usando um Amp-op(modo comparador) + circuito RC porem usaram um 555.
certamente, o tempo é o acionamento da bomba de combustivel que acontece no primeiro momento da 'pos chave', ele aciona e logo apaga depois que carregar o capacitor(tem um tempo calculado ali), so volta acionar permanentemente se der o comando 50(pos arranque).
obs: a jetronic por ser muito antiga e limitada, nao tinha porta Out do MCU destinada a bomba combustivel, ou seja nao existia um driver para o rele de combustivel como as ECU atual. quem fazia esse papel era esse rele.
obs: o diodo é um flyback do indutor do rele. protetor contra surto de alta tensao.
se observar vai notar o DIN 50 lá.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
O engraçado é que eu já tinha manômetro de combustível mesmo quando ele ainda era original e ele nunca pressurizou a linha no pós-chave. Nem mesmo aquela "injetadinha" que os modernos fazem (alguns já fazem até ao abrir a porta do motorista)
Ele só aciona a bomba depois do arranque mesmo.
De qualquer forma, aqui as fotos do relé aberto... Um dia eu coloco na bancada e meço os pinos com osciloscópio para ver o comportamento de cada um...
Mas, já coloquei o novo lá e dei um trato nos contatos, inclusive nos do fusível de 30A da bomba. O carro voltou a pegar no estalo, sonda lambda com leitura dentro do esperado mesmo com pressão de turbo...
Só vou ter que ver depois porque o pressostato/solenóide da wastegate não estão funcionando... Na saída para teste, o carro deu uma lixada de terceira forte demais, como eu nunca tinha visto... Muito animal! Eu logo imaginei que isso não poderia ser apenas por ter melhorado a alimentação elétrica da bomba e aí, quando olhei para o manômetro do turbo, estava para lá dos 1,5 bar... Ainda bem que vi a tempo e tirei o pé antes que alguma coisa explodisse... (Pelo menos eu espero que sim... kkkkk)
Relé:
Sinal claro de aquecimento na região dos contatos... mas acho que dá para limpar e refazer as soldas, para deixar este relé como reserva, no porta-luvas.
Ele só aciona a bomba depois do arranque mesmo.
De qualquer forma, aqui as fotos do relé aberto... Um dia eu coloco na bancada e meço os pinos com osciloscópio para ver o comportamento de cada um...
Mas, já coloquei o novo lá e dei um trato nos contatos, inclusive nos do fusível de 30A da bomba. O carro voltou a pegar no estalo, sonda lambda com leitura dentro do esperado mesmo com pressão de turbo...
Só vou ter que ver depois porque o pressostato/solenóide da wastegate não estão funcionando... Na saída para teste, o carro deu uma lixada de terceira forte demais, como eu nunca tinha visto... Muito animal! Eu logo imaginei que isso não poderia ser apenas por ter melhorado a alimentação elétrica da bomba e aí, quando olhei para o manômetro do turbo, estava para lá dos 1,5 bar... Ainda bem que vi a tempo e tirei o pé antes que alguma coisa explodisse... (Pelo menos eu espero que sim... kkkkk)
Relé:
Sinal claro de aquecimento na região dos contatos... mas acho que dá para limpar e refazer as soldas, para deixar este relé como reserva, no porta-luvas.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
o dispositivo é pra fazer isso, pressurizar antes da partida.
funciona assim. em ordem
1º ao ligar a igniçao é mandado um sinal positivo pro 555, dae ele atraca aquele NPN ali do lado(temporizado), depois o indutor passa por ele ligando a bomba de combustivel.
2º o tempo de esgota e a bomba desarma, devido a configuraçao dos componentes. so de ver ja identifiquei ali um polarizado de valor elevado pra fazer a contagem regressiva.
3º o sinal 50 quando tu dar arranque faz ativar direto a bomba sem temporização.
4º existem dois caminhos de funcionamento para esse rele.
olhei o diagrama dele e logo entendi a lógica elétrica dele.
tem que pressurizar, senao a partida se torna dificil em determinadas ocasiões, ate hoje nunca vi uma IE que nao pressuriza-se.
obs: aquele negocio que parece 'caramelo' é o fluxo de solda que nao foi limpo, muito comum em alta produçao acontecer isso. tambem tem o verniz dieletrico mergulha nessa placa deixando ele brilhoso e protegido contra corroçao. muito comum seu uso em esses dispositivos. se fosse aquecimento o envólucro de plastico estaria derretido e julgando a foto nao parece.
me parece normal teu rele, o problema deve ser mesmo la no teu terminal faston
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Faz muito sentido tudo isso que você escreveu...
Além de fazer uma pré-pressurização na linha, não vejo outro motivo para a existência do CI temporizador 555.
Só acho estranho que o ponteiro do manômetro nem mexe só de virar a chave... Mesmo se virar e desvirar várias vezes...
Depois vou até refazer o teste com o relé novo... vai saber se o DNI velho que estava lá só estava funcionando no circuito pós-arranque também...
Além de fazer uma pré-pressurização na linha, não vejo outro motivo para a existência do CI temporizador 555.
Só acho estranho que o ponteiro do manômetro nem mexe só de virar a chave... Mesmo se virar e desvirar várias vezes...
Depois vou até refazer o teste com o relé novo... vai saber se o DNI velho que estava lá só estava funcionando no circuito pós-arranque também...
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
pois é, eu tb. esse rele alimenta uma parte da ECU tambem, mas temporizar isso? não tem muita logica.
olhei o diagrama eletrico do monza oficial, e lembrei que tem o sinal de rotaçao do motor (1) acho que vai no pino L.
obs: Caso ele nao pré-pressurize como tu comentou, entao ele temporiza por pulso de rotaçao.
exemplo:
* motor recebeu pulso, atraca o rele constantemente em quanto tiver pulso de rotação.
SENAO
* se falhar o pulso por tanto tempo, ele pressuriza por uns ex 2 seg e logo para... sei lá tb. mas acho que seja a primeira hipótese.
mas oque da pra saber que a bomba é temporizada sim.
o Ci 555 é da classe Flip-Flop, é destinado a esse tipo de aplicaçao mais complexas.
teste os pinos 50 e L eles vao ser a chave da tua respostas. sinceramente acredito que seja isso, pq nao acredito que um grupo de Eng projetaria um injeção eletronica sem pressurizar a linha antes. entao estamos falando e fazendo como os carburador? rsrsrs nao faz sentido.
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