Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

vai precisar de resina epoxi eletrônica(dielétrico e anticorrosivo) preta bi-componente pra fechar ele.

eu tenho no Lab, é ideal pra fechar reles,bobinas,etc. da uma olhada no ML eu comprei 0,5L os cara nao vendem menos


obs: se tentar fechar ele com qualquer outro produto vai oxidar ou rachar com o tempo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Agaenica escreveu: 11 Out 2017, 10:59 Uma vez ou outra dá alguma coisa , não tem jeito , heheeh.

Tá muito bonito hein Eduardo ! E super discreto , até a ponteira se olhar despercebido parece original :D :D
Valeu!

Até carro novo dá zebra, imagina os que se aproximam dos 30 anos... hehehe

Mas ali não é ponteira não... é a mesma tubulação de 3 polegadas em inox que vem desde a saída da turbina, lá na frente... ;)

Rafaelo escreveu: 11 Out 2017, 11:20 vai precisar de resina epoxi eletrônica(dielétrico e anticorrosivo) preta bi-componente pra fechar ele.

eu tenho no Lab, é ideal pra fechar reles,bobinas,etc. da uma olhada no ML eu comprei 0,5L os cara nao vendem menos


obs: se tentar fechar ele com qualquer outro produto vai oxidar ou rachar com o tempo.
Opa... Está sumido aqui do fórum, heim? rsrsrs

Mas já comprei um novo para colocar no carro. Só vou abrir e dar uma olhada para ver se dá para salvar e deixar como um reserva, morando no porta-luvas...

Só para uma eventual emergência mesmo... O suficiente para chegar em casa na hora do sufoco... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 11 Out 2017, 12:23 Opa... Está sumido aqui do fórum, heim? rsrsrs

Mas já comprei um novo para colocar no carro. Só vou abrir e dar uma olhada para ver se dá para salvar e deixar como um reserva, morando no porta-luvas...

Só para uma eventual emergência mesmo... O suficiente para chegar em casa na hora do sufoco... ;)
Dae,
srsrsrs, agora que voltei a estudar depois de 15 anos que sai do técnico, o pre vestibular ta tomando todo tempo, e fora os trampos de 3º e projetos não tenho mais tempo livre como antes. ate o monzinha quando ganha uma atenção é so pra receber uma cera liquida e nada mais... o coitado ta parcialmente incompleto a mais de um ano. falta grana e tempo = receita pra nao fazer nada hehehe.

tu tb não da mais as caras, terminou o painel?

------------------

a resina é boa pra tudo, vale o investimento, ja colei peças com ela de plástico que é o ideal pra isso, ela é muito forte. o bom que tu lacra ele como de fabrica. e fica novo como antes. se a bobina do solenoide rompeu entao pode tacar no lixo, nao tem como recuperar, a nao ser usar de um doador.

esse rele é meio caro pra ignorar ele rsrsrs, meu pai comprou em 2010 um original, eu pedi pra ele comprar e troquei, novo GM, na era custou 115,00. o projeto desse rele é um pouco medíocre como o Carlos lembrou. o mesmo foi usado no omega, entre tantos outros, kadett, etc.

alias projeto Motronic 1.54 melhor dito
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: 11 Out 2017, 13:36Dae,
srsrsrs, agora que voltei a estudar depois de 15 anos que sai do técnico, o pre vestibular ta tomando todo tempo, e fora os trampos de 3º e projetos não tenho mais tempo livre como antes. ate o monzinha quando ganha uma atenção é so pra receber uma cera liquida e nada mais... o coitado ta parcialmente incompleto a mais de um ano. falta grana e tempo = receita pra nao fazer nada hehehe.

tu tb não da mais as caras, terminou o painel?
Fiz nada... Dá até vergonha, viu? :oops:

Também não estou conseguindo fazer nada além do básico em relação aos carros. Só manutenção quando alguma coisa dá problema mesmo.

Tem um monte de coisa que eu gostaria de fazer que ainda está na fila... O painel é uma delas... :(
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

sei como é. qualquer coisinha que tu faça parece que nao sai do lugar... ainda mais se tratando de um projeto desse porte, sozinho ainda, nao é uma tarefa simples. faz aos poucos que vai. é so insistir...

------------------------------

lembra daquele video que mostrei uma explicação sobre captura de velocidade e distancia da minha ECU ? onde expliquei com detalhes tecnicos. atualizei as Firmware dos clientes a poucas semanas, um deles é o Ronaldo aqui do clube, agora consegue os valores dessas duas variaveis do sensor original VSS do monza.

a ECU tem registro de velocidade, distancia, e as funções foram integradas com esse dados para melhorar o funcionamento do motor em casos de desacelerações rápidas e momentâneas com ele engrenado, malha fechada do corretor do ar, entre outros.

o Ronaldo me relatou que esta funcionando perfeitamente(tirando um ruido que entrou no circuito Amp-op por descuido meu[ja foi corrigido na versao atual da PCB]. por nao ter como testar no meu carro, acabou dando isso, mas arrumo trocando um comp facilmente). é so inserir os valores geométrico da roda dele no software, que o sistema faz tudo sozinho. ele tem a mesma 'roda' que eu. R16 205/55, na verdade funciona com qualquer roda, como se trata de um produto original nao tem problemas com alteração de projeto.

o PD dele marca quase igual, em baixa velocidade marca certo, mas a medida que aumenta a velocidade marca errado e o erro so aumenta rsrsrs. Porem quem marca errado nessa história é o PD e não a ECU hehehehe. a ECU só marca correto, pq foi projetada pra isso, ja o PD foi projetado pra roda R14 e mais nada, e a ECU foi projetada dentro dos cálculos pra trabalhar com qualquer medida automotiva.

Fiquei bem satisfeito, fiz tudo do zero, desde a ideia, ate o ajuste final. é so usar matemática básica, física básica e Eng aplicada que da tudo certo.
teste de bancada. semana passada ajustei o código.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Aqui uma foto da base onde ficam este relé e o fusível de 30A da bomba de combustível.

Ela é GM, original do carro.

Os contatos estão com oxidação, mas já que não vou ter como substituir (e acho que nem precisa), vou dar uma boa limpada em tudo ali e deixar rodar por mais uns 10 anos, até ter que me preocupar com isso outra vez... rsrsrs

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Abri o relé, só de curiosidade, para ver o que tem dentro... Hehehe

Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555

Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador. ;)

Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 13 Out 2017, 20:57 Abri o relé, só de curiosidade, para ver o que tem dentro... Hehehe

Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555

Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador. ;)

Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
esse rele nao é duplo, quem é duplo é esse aqui do omega 3.0 e vectra A, motronic 1.52 sao sistema diferentes e nao tem temporizaçao da bomba. ate pq o MCU faz isso. eu vi no manual agora. :ok:

------------------

esse teu é um canal temporizado. por ser analogico nao tem controle de pressurizaçao da bomba em modo digital.

os capacitor e resistor fazem parte do circuito RC de controle de tempo, que manipulam a tensão em função do tempo de carga do capacitor. em outras palavras é o tempo de carga T, jogando dentro da porta do Ci 555 ele cria um tempo X, como chaveador permanente. é a mesma coisa quando fazemos um temporizador usando um Amp-op(modo comparador) + circuito RC porem usaram um 555.

certamente, o tempo é o acionamento da bomba de combustivel que acontece no primeiro momento da 'pos chave', ele aciona e logo apaga depois que carregar o capacitor(tem um tempo calculado ali), so volta acionar permanentemente se der o comando 50(pos arranque).

obs: a jetronic por ser muito antiga e limitada, nao tinha porta Out do MCU destinada a bomba combustivel, ou seja nao existia um driver para o rele de combustivel como as ECU atual. quem fazia esse papel era esse rele.

obs: o diodo é um flyback do indutor do rele. protetor contra surto de alta tensao.

se observar vai notar o DIN 50 lá.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder