Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Sensor MAP já está na mão (literalmente...rsrsr)
Testei rapidamente aqui, apenas alimentando com +5v pela USB do PC e li o sinal com um multímetro. Ele mostrou 1.63v parado e com a boca eu simulei pressão e vácuo, com as esperadas variações no sinal para mais e para menos.
Outra hora ligo em série com um manômetro e uma seringa para ver se eles mostram valores coerentes.
Testei rapidamente aqui, apenas alimentando com +5v pela USB do PC e li o sinal com um multímetro. Ele mostrou 1.63v parado e com a boca eu simulei pressão e vácuo, com as esperadas variações no sinal para mais e para menos.
Outra hora ligo em série com um manômetro e uma seringa para ver se eles mostram valores coerentes.
Eduardo Rettore
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
esse modelo é pra 4 kg ? esse tipo de sensor é o mesmo usado nas MS, eu tenho um sensor desse no estoque porem o meu é o 250 (senao me engano) 2.5kg
2.5 deve fornecer os 5v com uma manometro e a seringa tu consegue criar essa pressao.
se precisar mais detalhes lá tem tudo.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Ele mesmo mpx4250ap.
É bem comum mesmo... Bastante usado nestes tipos de projeto.
E como rodo com 1 bar, a escala dá e sobra.
É bem comum mesmo... Bastante usado nestes tipos de projeto.
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Eduardo Rettore
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
nao é por isso... tem que pensar pelo conversor analogico -> digital e nao pelo oque o sensor pode suportar.
o ideal seria ter ele mais proximo da pressao maxima de serviço(o modelo 2.5 dava bem pra isso), mas blz! vai funcionar, porem limitado. sempre é ideal ele(sensor) trabalhar na mesma escala do ADC(5v) assim pega a escala toda e nao pela metade como seria teu caso 5v.
alias teu arduino é 5v ne?, use a funçao MAP pra criar um mapa ADC conforme tua limitaçao tecnica ae. nao sei qual a tensao de saida do sensor a 1kg, de qualquer forma vai precisar por no mapa a variaçao completa 0 a 333 ADC se fosse 1.6v
5 / 1024 = 0,0048v
1,6 / 0,0048 = 333 ADC esse seria o maximo da escala no teu MAP
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Ja fiz alguns programas usando conversao ADC e tambem DAC.
Quanto ao sensor, ainda nao estudei a fundo, mas como marcou 1,6v na pressao atmosferica, acredito que abaixo deste valor ate 0v funcione como vacuometro e acima de 1,6v, ate os 5v, sera = (2,5bar da escala maxima do sensor-pressao atmosferica inicial).
Aí mapeio com base nestas referencias.
Quando fizer o teste da seringa em serie com um manometro analogico, mato a charada na hora... Hehehe
Como é so para mostrar a pressao no painel, acho que ja terei resolucao suficiente usando o adc interno do arduino. Mas se precisasse de mais, poderia usar o modulo ADC externo de 16bits que tenho (acho que é ads1115... Aquele que usei para o teste de ler o sensor map do palio com motor funcionando) .
Quanto ao sensor, ainda nao estudei a fundo, mas como marcou 1,6v na pressao atmosferica, acredito que abaixo deste valor ate 0v funcione como vacuometro e acima de 1,6v, ate os 5v, sera = (2,5bar da escala maxima do sensor-pressao atmosferica inicial).
Aí mapeio com base nestas referencias.
Quando fizer o teste da seringa em serie com um manometro analogico, mato a charada na hora... Hehehe
Como é so para mostrar a pressao no painel, acho que ja terei resolucao suficiente usando o adc interno do arduino. Mas se precisasse de mais, poderia usar o modulo ADC externo de 16bits que tenho (acho que é ads1115... Aquele que usei para o teste de ler o sensor map do palio com motor funcionando) .
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
esse sensor que tu comprou é de 2.5 ou 4 kg?
se for de 2.5 desconsidere que falei antes.
fez bem em ter pego um proximo a pressao max de serviço
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
É o de 2,5bar mesmo.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
So acrescentando, li rapidamente o datasheet e tambem alguns exemplos praticos com aplicaçao semelhante a que eu busco. E parece que fiz bem em trazer tambem um sensor de pressao atmosferica (bmp180).
Como eu supunha, o map lê 0v para vacuo absoluto e 5v para 250kPa. Entao, para saber qual valor será o meu "zero" (acima dele = pressao e abaixo = vacuo), eu preciso saber qual é a pressao atmosferica.
Muitos exemplos que eu achei usavam valores fixos, "hard coded". Mas com o sensor bmp180, eu posso ler o valor real do lugar onde o carro estiver.
Depois vou testar com a seringa para tirar a duvida...
Como eu supunha, o map lê 0v para vacuo absoluto e 5v para 250kPa. Entao, para saber qual valor será o meu "zero" (acima dele = pressao e abaixo = vacuo), eu preciso saber qual é a pressao atmosferica.
Muitos exemplos que eu achei usavam valores fixos, "hard coded". Mas com o sensor bmp180, eu posso ler o valor real do lugar onde o carro estiver.
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