Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 23 Mai 2017, 14:33 Mas eu não usei delay...

Apenas verifico se já se passaram xxx milissegundos desde a última atualização.
ok, mas usou um timer delay a cada 500ms faz uma chamada. tenta fazer a cada enchimento de pulsos. assim evita possiveis falsos gatilhos. nao faz sentido um loop com ele parado, ou com ele em alta velocidade, os 500ms seria lento demais nesse ultimo caso. toda vez que enche a variavel atualiza é assim que fazemos, assim o hodometro nao fica sempre 500ms tanto com ele a 0 ou a 200 km/h é mais real da forma que expliquei. troca, é simples demais e vai ficar mais profissional.

eu to pra montar um video disso e colocar no meu canal, é um ensinamento profundo nao é pra publico comum e sim pra nos que mexemos com isso diaramente ou so por hobby. é bem legal o conteudo, e la explico tudo. ate pq eu to fazendo os videos aulas pra futuras consultas minhas, ja que é um ambiente bem complicado esse trabalho. muita informação, tanto de eng eletrica quanto eng de soft, e se lembrar de tudo isso nao da! o cara esquece ao longo do tempo.

sim, ate funciona da tua forma so tem esse inconveniente que te falei e o outro problema que nem sempre te da a distancia correta pq é por tempo o corte, se for por acumulo de pulsos é mais fiel e so atualizando quando preenche os "100.000mm" no teu caso nao é exato como vimos devido o uso de apenas pulsos na soma da distancia, mas mude a logica... vai notar que ficaria mais real a um hodometro.

500EF escreveu: 23 Mai 2017, 14:33 PS: Um dos dois pacotes (não sei se o do sensor MAP ou se dos displays) já passou pela RF sem tributação. Agora só falta o outro e depois aguardar pacientemente o correio fazer o trabalho dele. ;)
agora demora, leva uns 2 semanas a 4 semanas

---------------

a Fedex me entregou em 5 dias corridos(o pessoal trabalho domingo de madrugada,feriado etc) venho do TEXAS da mousereletronics, seg dia do trabalho realmente eles estavam trabalhando em quando o brasil folgando, so compro deles agora componente criticos de alto valor e raridade. china nao pego mais esses comp como MCU,Reg,ADC,IGBT,Fets,etc so comp analogicos na china mesmo. e olhe la

paguei caro, imposto sobre imposto,frete,etc mas a qualidade é um padrao nada visto no brasil nao esperava tanto, acostumado a receber comp em papel higenico enrolado, da vergonha fazer qualquer comparaçao. eu recebi dentro de um plastico isolado anti estatico, um sache anti umidade, um envelope de controle de umidade, caixa especial alojamento do componente, certificado de ORIGEM, e um laudo tecnico da saida do estoque olha isso!. alto nivel mesmo ! mas nao da pra comprar qualquer comp deles, sai caro ate teu lab, tem que ser coisa muito especial pra valer apena. senao é china mesmo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Na sua abordagem fica melhor mesmo. Evito até atualização desnecessária do display. Se o carro estiver lento ou parado, não vai ficar calculando e mostrando o mesmo valor 2 vezes por segundo como da minha maneira.

Sobra mais tempo de processamento para cuidar de outras coisas, inclusive contar os pulsos.

Eu também já comprei coisa USA.

Sem dúvida é outro nível mesmo... Mas tudo tem seu preço... Só que tem coisa que realmente vale a pena pagar o preço.

Uma das minha últimas compras da china o correio do petê e do temer levou mais de 4 meses para entregar. Sonho com o dia que esta praga maldita seja privatizada. Mais um antro de ladrões safados sem-vergonha. Serviço ruim e caro dos infernos!

Comprei em Janeiro, chegou ao Brasil uns 15 dias depois e só fui receber na semana passada.

Eu já tinha até desistido, o correio já tinha dado como extraviado depois das minhas várias reclamações e o chinês fez o reembolso da compra (US$ 10). Eu já tinha até desistido quando na sexta-feira chegou o pacote lá em casa.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Aqui meu código preliminar (ainda não dei "acabamento", nem deixei as rotinas mais enxutas... Fui adequando durante o teste daquele dia, com o carro ligado na garagem. Então não repare nas "sujeiras", fórmulas ineficientes, etc).

Também ainda não removi as variáveis que usava na abordagem de atualização por período que estava antes e coloquei um valor genérico de 500 pulsos só para compilar.

Tem alguns pequenos detalhes que usei para melhorar a eficiência do interrupt (como a cópia local da variável no 'loop') que talvez possa interessá-lo também.

eu gosto de xeretar código dos outros... Sempre aprendemos alguma coisa... hehehe

E eu costumo encher o código de comentários para facilitar o meu entendimento, se um dia tiver que dar manutenção... Como você disse, é facim, facim você esquecer porque fez (ou deixou de fazer) algo, com o passar do tempo... hehehe

Imagem
Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 23 Mai 2017, 16:22 Na sua abordagem fica melhor mesmo. Evito até atualização desnecessária do display. Se o carro estiver lento ou parado, não vai ficar calculando e mostrando o mesmo valor 2 vezes por segundo como da minha maneira.
exatamente, e tambem nao faz sentido atualizar o nada, isso abre margem pra gatilhos falsos que possam ocorrer. ainda mais em uma programação simples sem histereses ou samples counte(melhor de 3 ou seila o valor). deixa acumular, quando bater o numero perto dos 100.000mm resete o ciclo e incremente 100m porem como te falei vai ter erros de distancia no acumulado e é um somatorio, mas vai funcionar.
500EF escreveu: 23 Mai 2017, 16:22 Eu também já comprei coisa USA.

Sem dúvida é outro nível mesmo... Mas tudo tem seu preço... Só que tem coisa que realmente vale a pena pagar o preço.
em 2010 eu comprei a MS do alabama. mesmo nivel, porem esse via correio levou 25 dias. via courier porta a porta foi a primeira vez, pago na hora a despesas, fora o custo do cartao no site da empresa do componente. fiquei espantado, realmente nao sabia que era tao rapido e tao bom, tive SEDEX mais lerdos de SP ate o RS. uma vergonha total ne :? isso que comprei na SEX, QUARTA tava na mao. e SEG era dia do trabalho hehehe e o sedex é tao caro quanto 34,00 dolar la do TX-EUA
500EF escreveu: 23 Mai 2017, 16:22 Uma das minha últimas compras da china o correio do petê e do temer levou mais de 4 meses para entregar. Sonho com o dia que esta praga maldita seja privatizada. Mais um antro de ladrões safados sem-vergonha. Serviço ruim e caro dos infernos!

Comprei em Janeiro, chegou ao Brasil uns 15 dias depois e só fui receber na semana passada.

Eu já tinha até desistido, o correio já tinha dado como extraviado depois das minhas várias reclamações e o chinês fez o reembolso da compra (US$ 10). Eu já tinha até desistido quando na sexta-feira chegou o pacote lá em casa.
comprei 3X da china uma delas demorou 90 dias e as outras < 40 dias, sim privatização o quanto antes, se ta ruim na mao do governo é por algum motivo. escrevem oque estou dizendo, no dia que entrar no correio o brasil vai se chocar. o pior nem começou, mas os comunoides acham que nao né, cambada de crentes do exercito vermelho.

engraçado com a china é capitalista né! que coisa! fazemos qualquer negocio.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

com o tempo tu vai arrumando ele conforme teu propósito, é costume de programador comentar qualquer linha ate as mais logicas pq agora não faria sentido um comentario bobo, mas deixa passar 2 semanas sem tocar no codigo, a logica que tu criou na tua cabeça é deletada. isso é normal em qualquer pessoa. tenho amigos programadores de logica alta que seria o teu caso e o meu tb(nao no momento), porem hoje eu trabalho em logica media (C puro e hardware) é pior ainda, tudo tem que ser comentado. é incrivel como agente esquece coisas simples, e a logica ate montar ela devolta pode levar algumas horas ou dias rsrsrs

na eletrônica é o mesmo processo. e esquecer a formula da divisao de tensao nao é vergonha alguma! é por isso que existe papel, caneta e arquivo.

------------------

dicas:
* sempre use uma unica unidade de medidas, notei que tu usou polegadas no calculo. evite isso, e deixa a unidade maior possivel pra tanto melhorar a precisão como deixar o compilador mais feliz. use em mm comprimentoroda = 1780 como é uma constante evite por esse calculo. ja deixa fixo o valor em mm.
tipo: const unsigned int comprimentoroda = 1780;

quanto menos calculo ele fizer mais rapido fica.

*evite de colocar ele todo aberto dentro desse main loop, ali é muito rapido a taxa de atualizaçao. faça assim. coloque tudo dentro da ISR

Código: Selecionar todos

void le_VSS() { 

 VSScount ++;

 if (VSScount >= 459) { // quase 100m 
 
/*todo bloco de comando que estava dentro do mainloop, talvez precise modificar tua logica atual que esta no loop pra por aqui. quando der 459 tu vai    ter certeza que sao "100m" entre aspa pq nao é real. é ate mais facil doque o teu atual.*/

  kmcem++; // 100m joga esse numero no display
  VSScount = 0; // reset
 }

}
sobre meu codigo vou ver se monto um video e depois posso colocar aqui.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Ele precisa mesmo passar por uma faxina.

Eu fiz várias tentativas antes de chegar a esta e assim o código acaba ficando "sujo" e com fórmulas ineficientes, com cálculos desnecessários.

Mas ali na hora, o importante é funcionar. E você vai "sujando" sem nem perceber.

Mas eu já escrevi de todo tipo de programas, desde todo o sistema aqui da empresa (DOS/Delphi/banco de dados SQL, PHP, etc), até montar e configurar os servidores (já passei por DOS/Lantastic, Win for workgroups, Win NT e depois fui para o linux, em 1998 - e fiquei nele, porque é o que eu gosto mais), com shell scripts para automatizar algumas tarefas, etc.

Eu me divirto com isso desde quando tinha uns 10 anos (quando fiz meu primeiro cursinho de Basic, num CP500... :D). Lá pelos meados dos anos 80...

Só ainda não tinha tido tempo de me arriscar com programação voltada para microcontroladores. Já tinha tentado, uns 15 anos atrás, começar a estudar PIC, mas na época não era tão fácil como hoje achar informação na internet e tal...

E o arduino, como plataforma de desenvolvimento, simplifica bem as coisas. Claro que se for para algo profissional, é bom pensar em soluções mais robustas e confiáveis.

Por exemplo, estes dias eu o usei para gerar sinais de disparo para testar umas bobinas de ignição na bancada. Se ele ficar muito perto da centelha, trava e você tem que apertar o reset...

Ambiente de desenvolvimento é uma coisa. Ambiente de produção, cheio de ruídos e interferências, temperatura, vibração, o buraco é beeeeeeeeeem mais embaixo. E tenho consciência disso...

Mas eu gosto destas coisas... Eu sempre encarei como um "hobby útil"... Igual mexer nos carros... Não vivo disso, mas me divirto com isso... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 24 Mai 2017, 13:38 Mas eu já escrevi de todo tipo de programas, desde todo o sistema aqui da empresa (DOS/Delphi/banco de dados SQL, PHP, etc), até montar e configurar os servidores (já passei por DOS/Lantastic, Win for workgroups, Win NT e depois fui para o linux, em 1998 - e fiquei nele, porque é o que eu gosto mais), com shell scripts para automatizar algumas tarefas, etc.
posso dizer que ja tenho alguma experiencia em programação, em 1995 quando tinha 15 anos quando a populaçao brasileira nem saiba oque era computador e essa febre toda que é hoje poluída e sem sentido, eu ja programava em DOS, em um XT e disquetao bolação, nao me lembro a linguagem talvez era COBOL ou BASIC mas pra mim era BASIC, o curso na epoca era super novidade ate mesmo o PC, imagina programar. me formei em 2002 algo mais realista e com logica intelectual ja formada, ae sim ja programava pra valer PASCAL, depois Delphi onde aprendi muito linguagem em alto nivel muito completa por sinal. alias vo usa-lo novamente pra montar o sofware <-> ECU. tambem aprendi Php,JScript,MSQL,etc, fiz redes tb mas nunca fui fundo nisso, ficou no curso técnico MEC de 2 anos em 2000

to gostando de linguagem de media nivel logico. C puro sem frescura com float da vida, so tem inteiro. fui aprender C agora, uns 5 anos pra cá com uso da eletronica ou C ou ASM e falta muito ainda, mas ja sei fazer alguma coisa.

linguagem em baixo nivel logico, eu me curvo pra um cara desse! vai ver oque é um ASM dae tu pode chamar ele de programador de verdade. uma vez tentei e desisti nao tem logica alguma aquilo puramente siglas e uma IF é uma tarefa complicado de fazer rsrsrsrs. hoje nos com essas IDE mastigado nao podemos reclamar. :oops:
500EF escreveu: 24 Mai 2017, 13:38 Só ainda não tinha tido tempo de me arriscar com programação voltada para microcontroladores. Já tinha tentado, uns 15 anos atrás, começar a estudar PIC, mas na época não era tão fácil como hoje achar informação na internet e tal...

E o arduino, como plataforma de desenvolvimento, simplifica bem as coisas. Claro que se for para algo profissional, é bom pensar em soluções mais robustas e confiáveis.
IDE mastigada essa do arduino que foi feito de proposito mesmo, os comando sao interpretadores do C puro, oque tu usou ali pra chamar a função ISR em C diretamente compilado e upado no MCU é cheio de instruçoes vetores e end de memoria, da uma olhada. ali tem atalhos pra memoria que nao estao nesse exemplo. os define por exemplo. define EEPROM_ATTR acessa um end da memoria do MCU tipo 0x250;

Código: Selecionar todos

#ifdef GCC_BUILD
#define EEPROM_ATTR __attribute__ ((section (".eeprom")))
#define INTERRUPT
#define ENABLE_INTERRUPTS __asm__ __volatile__ ("cli");
#define DISABLE_INTERRUPTS __asm__ __volatile__ ("sei");

void ISR_TimerOverflow(void) __attribute__((interrupt));
void ISR_Timer_Clock(void) __attribute__((interrupt));

#else
#define EEPROM_ATTR
#define INTERRUPT interrupt
#define ENABLE_INTERRUPTS asm cli;
#define DISABLE_INTERRUPTS asm sei;
#pragma CODE_SEG NON_BANKED /* Interrupt section for this module. 
                          Placement will be in NON_BANKED area. */

extern void near _Startup(void);       /* Startup routine */
interrupt void UnimplementedISR(void);

interrupt void ISR_VSS_TimerIn(void);
interrupt void ISR_TimerOverflow(void);
interrupt void ISR_Timer_Clock(void);
interrupt void ISR_Inj1_TimerOut(void);


typedef void (*near tIsrFunc)(void);
const tIsrFunc _vect[] @0xFF80 = {     /* Interrupt table */
        UnimplementedISR,                 /* vector 63 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 62 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 61 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 60 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 59 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 58 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 57 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 56 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 55 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 54 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 53 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 52 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 51 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 50 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 49 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 48 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 47 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 46 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 45 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 44 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 43 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 42 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 41 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 40 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 39 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 38 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 37 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 36 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 35 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 34 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 33 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 32 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 31 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 30 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 29 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 28 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 27 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 26 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 25 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 24 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 23 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 22 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 21 */
        UnimplementedISR,                  /* vector 20 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 19 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 18 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 17 */
        ISR_TimerOverflow,                /* vector 16 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 15 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 14 */
        UnimplementedISR,                /* vector 13 */
        UnimplementedISR,                  /* vector 12*/
        UnimplementedISR,                 /* vector 11 */
        ISR_VSS_TimerIn,                 /* vector 10 ch 2*/
        ISR_Inj1_TimerOut,             /* vector 09 ch 1*/
        UnimplementedISR,             /* vector 08 ch 0*/
        ISR_Timer_Clock,                  /* vector 07 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 06 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 05 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 04 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 03 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 02 */
        UnimplementedISR,                 /* vector 01 */
        _Startup                          /* Reset vector */
   };
#pragma CODE_SEG DEFAULT
   
#endif
ISR_VSS_TimerIn é a funçao que é chamada toda vez que acontece uma ISR igual teu arduino que tu fez mas sem esses blocos ae. ja vem prontinho.

programaçao de medio nivel é legal, mas tem que estudar e testar bastante. vale apena.

500EF escreveu: 24 Mai 2017, 13:38 Por exemplo, estes dias eu o usei para gerar sinais de disparo para testar umas bobinas de ignição na bancada. Se ele ficar muito perto da centelha, trava e você tem que apertar o reset...

Ambiente de desenvolvimento é uma coisa. Ambiente de produção, cheio de ruídos e interferências, temperatura, vibração, o buraco é beeeeeeeeeem mais embaixo. E tenho consciência disso...
EMI é oque mata qualquer projeto... lembro quando fiz o painel prototipo liguei ignição e a interferencia eletromagnetica vinha pelo ar e pelo condutor esses protoboard nao estao preparados pra isso. isolava com papel aluminio criando uma gaiola de faraday, melhorava mas vinha pelo condutor ainda... so criando PCB real pra isso.eu tenho como criar no lab, mas muitas vezes tem que mandar fazer e rezar que tuas tecnicas que estudou vao funcionar. e ai que entra as Versões e Revisões de PCB

Eng eletrica é algo bem complexo especialmente quando se trata desse tema em especial, eu uso o Saturn um CAD que ja te envia todos as formulas prontas. negocio da ate medo so mestrado,doutorado pra entender aquelas formulas. impedancia da trilha, resistencia, capacitancia de trilha, freq, isolamento, é muita regra e muita das vezes as regras nao da pra fazer 100%, é virtualmente impossivel. sem uma quebra de regra ao fazer uma PCB profissional. agora imagina um prototipo board cheio de antenas! resistencias! é natural dar problema, nem esquenta.

oque tu pode fazer é minimizar, limpar o sinal antes de entrar no MCU. existe algumas tecnicas pra isso mas precisa de um PCB pra acoplar o arduino. dae limpa muiiiiiittto o sinal. os fiozinho jumper é um emissor/ receptor de ruidos em potencia.

é por isso que os scope tem as ponta de prova desmontavel, quando queremos verificar um sinal de precisao, tira o born, deixa na agulha, e usar a perninha ground, que encurta o laço da antena ao minimo. o teu venho com isso, acredito que nao tenha usado pq so em PCB se usa. eu ja usei e continuo usando muito... é gritante a reduçao de ruidos fakes
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Ali no teste foi só afastar um pouco o arduino que já resolveu. A interferência eletromagnética estava vindo pelo ar mesmo...

É que eu estava brincando de Tesla, abrindo o arco no ar, afastando o terra da ponta da vela, para testar.

Isso torna todo o ambiente próximo à centelha um verdadeiro inferno eletromagnético...

Eu estava filmando para documentar e até a câmera do meu celular despirocou também... quando ela não travava de vez, ficava cheio de "linhas horizontais" na imagem.

Tive que filmar mais de longe e depois dar um 'zoom' no PC... hehehe

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder