Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Enviado: 27 Ago 2007, 11:59
Bom, como o antigo tópico que eu havia criado na seção de apresentação de novos monzeiros sumiu, vou resumir aqui as modificações feitas no carro para a adaptação do turbo:
Como já sabem, procurei manter a estética original a qualquer custo.
- Motor: Original - Standard, hoje com 215.000 km rodados.
- Cabeçote: Original (acabei aproveitando para revisá-lo, pois ao sacar os prisioneiros, 2 se quebraram lá dentro e teve que ir para a retífica para remover...)
- Injeção: Original (Le-jetronic)
- Bicos: Substituídos pelos Bosch Vermelho (Omega/suprema 2.0 à álcool) somente para a conversão
- Ponto inicial: Aumentado em mais 6 graus, também para a conversão para álcool.
- Turbina: MasterPower .48/.42 (indicada para motores 1.8/2.0 até 1 bar), enchendo 0,8 bar.
- Coletor de escape: Original + flange
- Escapamento: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), sendo 2,5" até o flexível e depois 3" até o final, com 1 abafador Giba de 3".
- Pressurização: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), de 2,5".
- Filtro-de-ar: Marea 2.4 (foi o único que coube no espaço, e andar sem filtro, não é uma boa idéia)
- Ventoinha do radiador: Teve que ser trocada por uma mais fina, a única que deu foi a do Honda Civic.
- Intercooler: De S10 adaptado (mais baixo e pouco menor), instalado na parte debaixo da grade frontal.
- Bico suplementar: Bico mono na pressurização, a pouco mais de 50 cm da borboleta
- Válvula de prioridade: de carros turbo original (gol, tempra, golf, audi, etc.), que recircula o ar e não "espirra".
- Módulo de gerenciamento: MEG Top - gerencia o suplementar, atrasa o ponto quando tem pressão e ainda tem um módulo amplificador de centelhas embutido (mais forte que a MSD e mais fraco que o módulo separado, CM Plus).
- Freios: A disco nas 4 rodas (traseiros adaptado do monza tubarão) e pastilhas "red" de competição da Powerbrakes na frente.
- Suspensão: Original (confortável e estável o suficiente). Não pretendo trocá-las.
- Rodas: Originais, aro 13" (pena que as originais não eram 14" ou 15", mas têm a vantagem de ser mais confortáveis também)
- Pneus: 4 Eagle Ventura novos, que estão segurando muito bem, tanto em curvas, quanto em acelerações e frenagens mais fortes.
- Instrumentos: Manômetro de combustível, mano-vacuômetro (vácuo e pressão do turbo), sonda lambda no escape ligada a um multímetro (para acompanhamento da mistura) e manômetro de óleo incorporado no painel digital.
Foto dele: (aqui ele ainda estava original. Mas olhando assim, a diferença para agora é apenas no diâmetro da boca da descarga):
Fotos da descarga de 3":
Fotos da turbina no coletor (original + flange):
Como já sabem, procurei manter a estética original a qualquer custo.
- Motor: Original - Standard, hoje com 215.000 km rodados.
- Cabeçote: Original (acabei aproveitando para revisá-lo, pois ao sacar os prisioneiros, 2 se quebraram lá dentro e teve que ir para a retífica para remover...)
- Injeção: Original (Le-jetronic)
- Bicos: Substituídos pelos Bosch Vermelho (Omega/suprema 2.0 à álcool) somente para a conversão
- Ponto inicial: Aumentado em mais 6 graus, também para a conversão para álcool.
- Turbina: MasterPower .48/.42 (indicada para motores 1.8/2.0 até 1 bar), enchendo 0,8 bar.
- Coletor de escape: Original + flange
- Escapamento: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), sendo 2,5" até o flexível e depois 3" até o final, com 1 abafador Giba de 3".
- Pressurização: Tubos de inox com curvas prontas (sem dobras), de 2,5".
- Filtro-de-ar: Marea 2.4 (foi o único que coube no espaço, e andar sem filtro, não é uma boa idéia)
- Ventoinha do radiador: Teve que ser trocada por uma mais fina, a única que deu foi a do Honda Civic.
- Intercooler: De S10 adaptado (mais baixo e pouco menor), instalado na parte debaixo da grade frontal.
- Bico suplementar: Bico mono na pressurização, a pouco mais de 50 cm da borboleta
- Válvula de prioridade: de carros turbo original (gol, tempra, golf, audi, etc.), que recircula o ar e não "espirra".
- Módulo de gerenciamento: MEG Top - gerencia o suplementar, atrasa o ponto quando tem pressão e ainda tem um módulo amplificador de centelhas embutido (mais forte que a MSD e mais fraco que o módulo separado, CM Plus).
- Freios: A disco nas 4 rodas (traseiros adaptado do monza tubarão) e pastilhas "red" de competição da Powerbrakes na frente.
- Suspensão: Original (confortável e estável o suficiente). Não pretendo trocá-las.
- Rodas: Originais, aro 13" (pena que as originais não eram 14" ou 15", mas têm a vantagem de ser mais confortáveis também)
- Pneus: 4 Eagle Ventura novos, que estão segurando muito bem, tanto em curvas, quanto em acelerações e frenagens mais fortes.
- Instrumentos: Manômetro de combustível, mano-vacuômetro (vácuo e pressão do turbo), sonda lambda no escape ligada a um multímetro (para acompanhamento da mistura) e manômetro de óleo incorporado no painel digital.
Foto dele: (aqui ele ainda estava original. Mas olhando assim, a diferença para agora é apenas no diâmetro da boca da descarga):
Fotos da descarga de 3":
Fotos da turbina no coletor (original + flange):