Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por Rafaelo » 12 Out 2017, 01:49

sei como é. qualquer coisinha que tu faça parece que nao sai do lugar... ainda mais se tratando de um projeto desse porte, sozinho ainda, nao é uma tarefa simples. faz aos poucos que vai. é so insistir...

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lembra daquele video que mostrei uma explicação sobre captura de velocidade e distancia da minha ECU ? onde expliquei com detalhes tecnicos. atualizei as Firmware dos clientes a poucas semanas, um deles é o Ronaldo aqui do clube, agora consegue os valores dessas duas variaveis do sensor original VSS do monza.

a ECU tem registro de velocidade, distancia, e as funções foram integradas com esse dados para melhorar o funcionamento do motor em casos de desacelerações rápidas e momentâneas com ele engrenado, malha fechada do corretor do ar, entre outros.

o Ronaldo me relatou que esta funcionando perfeitamente(tirando um ruido que entrou no circuito Amp-op por descuido meu[ja foi corrigido na versao atual da PCB]. por nao ter como testar no meu carro, acabou dando isso, mas arrumo trocando um comp facilmente). é so inserir os valores geométrico da roda dele no software, que o sistema faz tudo sozinho. ele tem a mesma 'roda' que eu. R16 205/55, na verdade funciona com qualquer roda, como se trata de um produto original nao tem problemas com alteração de projeto.

o PD dele marca quase igual, em baixa velocidade marca certo, mas a medida que aumenta a velocidade marca errado e o erro so aumenta rsrsrs. Porem quem marca errado nessa história é o PD e não a ECU hehehehe. a ECU só marca correto, pq foi projetada pra isso, ja o PD foi projetado pra roda R14 e mais nada, e a ECU foi projetada dentro dos cálculos pra trabalhar com qualquer medida automotiva.

Fiquei bem satisfeito, fiz tudo do zero, desde a ideia, ate o ajuste final. é so usar matemática básica, física básica e Eng aplicada que da tudo certo.
teste de bancada. semana passada ajustei o código.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por 500EF » 13 Out 2017, 13:54

Aqui uma foto da base onde ficam este relé e o fusível de 30A da bomba de combustível.

Ela é GM, original do carro.

Os contatos estão com oxidação, mas já que não vou ter como substituir (e acho que nem precisa), vou dar uma boa limpada em tudo ali e deixar rodar por mais uns 10 anos, até ter que me preocupar com isso outra vez... rsrsrs

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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por 500EF » 13 Out 2017, 20:57

Abri o relé, só de curiosidade, para ver o que tem dentro... Hehehe

Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555

Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador. ;)

Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por Rafaelo » 13 Out 2017, 22:45

500EF escreveu:
13 Out 2017, 20:57
Abri o relé, só de curiosidade, para ver o que tem dentro... Hehehe

Alem de uma plaquinha com resistores, capacitores, diodos e uma bobina, Tem um CI ka555

Ainda nao parei para pensar no motivo dele estar lá,. Mas isso já justifica o nome "relé temporizador", já que este é um circuito normalmente utilizado como temporizador. ;)

Tirei umas fotos. Na segunda eu posto, pelo PC.
esse rele nao é duplo, quem é duplo é esse aqui do omega 3.0 e vectra A, motronic 1.52 sao sistema diferentes e nao tem temporizaçao da bomba. ate pq o MCU faz isso. eu vi no manual agora. :ok:

------------------

esse teu é um canal temporizado. por ser analogico nao tem controle de pressurizaçao da bomba em modo digital.

os capacitor e resistor fazem parte do circuito RC de controle de tempo, que manipulam a tensão em função do tempo de carga do capacitor. em outras palavras é o tempo de carga T, jogando dentro da porta do Ci 555 ele cria um tempo X, como chaveador permanente. é a mesma coisa quando fazemos um temporizador usando um Amp-op(modo comparador) + circuito RC porem usaram um 555.

certamente, o tempo é o acionamento da bomba de combustivel que acontece no primeiro momento da 'pos chave', ele aciona e logo apaga depois que carregar o capacitor(tem um tempo calculado ali), so volta acionar permanentemente se der o comando 50(pos arranque).

obs: a jetronic por ser muito antiga e limitada, nao tinha porta Out do MCU destinada a bomba combustivel, ou seja nao existia um driver para o rele de combustivel como as ECU atual. quem fazia esse papel era esse rele.

obs: o diodo é um flyback do indutor do rele. protetor contra surto de alta tensao.

se observar vai notar o DIN 50 lá.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por 500EF » 16 Out 2017, 09:26

O engraçado é que eu já tinha manômetro de combustível mesmo quando ele ainda era original e ele nunca pressurizou a linha no pós-chave. Nem mesmo aquela "injetadinha" que os modernos fazem (alguns já fazem até ao abrir a porta do motorista)

Ele só aciona a bomba depois do arranque mesmo.

De qualquer forma, aqui as fotos do relé aberto... Um dia eu coloco na bancada e meço os pinos com osciloscópio para ver o comportamento de cada um...

Mas, já coloquei o novo lá e dei um trato nos contatos, inclusive nos do fusível de 30A da bomba. O carro voltou a pegar no estalo, sonda lambda com leitura dentro do esperado mesmo com pressão de turbo...

Só vou ter que ver depois porque o pressostato/solenóide da wastegate não estão funcionando... Na saída para teste, o carro deu uma lixada de terceira forte demais, como eu nunca tinha visto... Muito animal! Eu logo imaginei que isso não poderia ser apenas por ter melhorado a alimentação elétrica da bomba e aí, quando olhei para o manômetro do turbo, estava para lá dos 1,5 bar... Ainda bem que vi a tempo e tirei o pé antes que alguma coisa explodisse... (Pelo menos eu espero que sim... kkkkk)

Relé:
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Sinal claro de aquecimento na região dos contatos... mas acho que dá para limpar e refazer as soldas, para deixar este relé como reserva, no porta-luvas.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por Rafaelo » 16 Out 2017, 10:50

500EF escreveu:
16 Out 2017, 09:26
O engraçado é que eu já tinha manômetro de combustível mesmo quando ele ainda era original e ele nunca pressurizou a linha no pós-chave. Nem mesmo aquela "injetadinha" que os modernos fazem (alguns já fazem até ao abrir a porta do motorista)
o dispositivo é pra fazer isso, pressurizar antes da partida.

funciona assim. em ordem
1º ao ligar a igniçao é mandado um sinal positivo pro 555, dae ele atraca aquele NPN ali do lado(temporizado), depois o indutor passa por ele ligando a bomba de combustivel.
2º o tempo de esgota e a bomba desarma, devido a configuraçao dos componentes. so de ver ja identifiquei ali um polarizado de valor elevado pra fazer a contagem regressiva.
3º o sinal 50 quando tu dar arranque faz ativar direto a bomba sem temporização.
4º existem dois caminhos de funcionamento para esse rele.

olhei o diagrama dele e logo entendi a lógica elétrica dele.

tem que pressurizar, senao a partida se torna dificil em determinadas ocasiões, ate hoje nunca vi uma IE que nao pressuriza-se.


obs: aquele negocio que parece 'caramelo' é o fluxo de solda que nao foi limpo, muito comum em alta produçao acontecer isso. tambem tem o verniz dieletrico mergulha nessa placa deixando ele brilhoso e protegido contra corroçao. muito comum seu uso em esses dispositivos. se fosse aquecimento o envólucro de plastico estaria derretido e julgando a foto nao parece.

me parece normal teu rele, o problema deve ser mesmo la no teu terminal faston
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por 500EF » 16 Out 2017, 11:57

Faz muito sentido tudo isso que você escreveu...

Além de fazer uma pré-pressurização na linha, não vejo outro motivo para a existência do CI temporizador 555.

Só acho estranho que o ponteiro do manômetro nem mexe só de virar a chave... Mesmo se virar e desvirar várias vezes...

Depois vou até refazer o teste com o relé novo... vai saber se o DNI velho que estava lá só estava funcionando no circuito pós-arranque também...
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por Rafaelo » 16 Out 2017, 13:30

500EF escreveu:
16 Out 2017, 11:57
Faz muito sentido tudo isso que você escreveu...

Além de fazer uma pré-pressurização na linha, não vejo outro motivo para a existência do CI temporizador 555.
pois é, eu tb. esse rele alimenta uma parte da ECU tambem, mas temporizar isso? não tem muita logica.

olhei o diagrama eletrico do monza oficial, e lembrei que tem o sinal de rotaçao do motor (1) acho que vai no pino L.

obs: Caso ele nao pré-pressurize como tu comentou, entao ele temporiza por pulso de rotaçao.
exemplo:

* motor recebeu pulso, atraca o rele constantemente em quanto tiver pulso de rotação.
SENAO
* se falhar o pulso por tanto tempo, ele pressuriza por uns ex 2 seg e logo para... sei lá tb. mas acho que seja a primeira hipótese.

mas oque da pra saber que a bomba é temporizada sim.

o Ci 555 é da classe Flip-Flop, é destinado a esse tipo de aplicaçao mais complexas.


teste os pinos 50 e L eles vao ser a chave da tua respostas. sinceramente acredito que seja isso, pq nao acredito que um grupo de Eng projetaria um injeção eletronica sem pressurizar a linha antes. entao estamos falando e fazendo como os carburador? rsrsrs nao faz sentido.
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por 500EF » 16 Out 2017, 14:27

Uma hora vou fazer isso mesmo... fiquei curioso com este 555 lá...

Eu acho que está mais para o que você imaginou ali em cima, dele temporizar depois de ter recebido o primeiro sinal de rotação do distribuidor.

Porque tem outro detalhe que lembrei agora. Minha bomba é externa, barulhenta (daquelas retrabalhadas para 'trocentos bar'). E se ligasse só de virar a chave (sem arranque), eu ouviria até com os vidros fechados...

Mas vou testar e medir de qualquer forma, para tirar a dúvida... Nem que tenha que ligar uma lâmpada 12v nos pinos da bomba e ficar olhando ela enquanto viro a chave... :)
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem por Carlos A. Freire » 16 Out 2017, 15:40

*
motor recebeu pulso, atraca o rele constantemente em quanto tiver pulso de rotação.
SENAO
* se falhar o pulso por tanto tempo, ele pressuriza por uns ex 2 seg e logo para... sei lá tb. mas acho que seja a primeira hipótese.
Eu acredito que seja mais essa opção, pois que me lembro o Monza MPFI e o Kadett GSI não funciona a bomba enquanto não da partida. Diferente do Monza e Kadett EFI que pressuriza ao ligar a chave e depois desliga, voltando a ligar depois que dá a partida.

Abs,

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