Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

bom, ja que tu quer 100% de precisao como uma ECU tem que usar sensor barometrico atrelado ao codigo mesmo.

-----------------

existem dois caminhos pra isso
correção barometrica, ele tem como opcional.

hardware = sensor barometrico
sofware = logica e estratégias


obs: o N20XF bosch ME7.9.9 nao tem sensor barometrico, o teu astra tb nao tem, e varios outros que usam apenas MAP sensor. eles usam a estrategia e a logica pra saber onde estao, e tambem aprendizado pra saber qual a pressao local momentania.

* antes de ligar o motor : anota a pressao local
* momento carga total : anota a pressao maxima(possive) desse local
* tambem a queima da malha fechada

por fim, ele faz uma ESTIMATIVA de qual a pressao Atm local. claro! nao é 100% preciso como sensores MAF,VAF, ou MAP com barometrico. mas ele é eficiente tb.


obs: como sei que meu motor tem 99% de eficiencia volumetrica em torque total na aspiração. ao nivel do mar ele vai respirar os 99kpa de maxima pressao seja ela em WOT, seja ela em outra situações como RPM na faixa torque e TPS acima de tantos %. se esse mesmo carro estivesse ae em BH na mesma condição teria 96kpa em WOT(ou outra situaçao de maximo torque) entao eu sei que a pressao local ja é 96 kpa e nao 99 como no nivel do mar. no aspirado é mais simples! mas no turbo tu terá algo parecido com pressao maxima da turbina. se ela é precisa pra isso? nao sei... por isso no teu caso é melhor mesmo usar um sensorzinho desse ja que tu quer ter precisao de injeção eletronica hehehe

obs: vale lembrar que nao precisa estar em WOT pra pegar a pressao maxima, ate mesmo numa aceleraçao rapida longa ja sabe... mas eles usam um TPS %, RPM, e uns samples de tanto tempo, pra ter certeza que o motor esta pegando todo ar possivel(torque total X rpm).
por isso entra o aprendizado.

-------------

a minha ECU nao tem barometrico e nem correçao. ela sai programada pra o uso local do cliente. eu vejo onde ele mora e faço a calibraçao antes da entrega. a diferença pequena da mistura é corrigida pela SONDA WIDEBAND :wink: usado o mapa AFR ele sempre vai queimar oque foi determinado no mapa, a 0 ou a 4000 metros. injetando mais ou menos combustivel naquele momento do mapa.

----------------------------

agora pensem! como a ECU multec700 é precaria, nao tem sensor de temperatura do AR, nao tem sensor Lambda, nao tem sensor barometrico hehehe
é um cego tentando andar de carro. por isso que ja falei diversas vezes aqui, o monza é mal gerenciado !
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Só para a função display, até que realmente seria um preciosismo exagerado.

Mas vai que amanhã ou depois eu resolvo colocar o módulo para comandar a abertura/fechamento da solenoide que libera a wastegate (hoje está com um pressostato emprestado de um MEG que eu tenho sobrando aqui).

E eu já tenho mesmo o módulo de pressão barométrica, que também informa temperatura ambiente. Como ele é bem pequeno (cabe na ponta do dedo indicador) e é bem baratinho (custa uns R$12,00), acho que fica melhor já considerar o seu uso na hora de escrever o código definitivo.

BH tem um relevo muito acidentado. Se pegar da parte alta para a parte baixa da cidade, o desnível passa dos 200m.

Edit: Estou lembrando aqui e nos VW TSi, parece que ele também faz uma primeira leitura do sensor MAP que fica entre a turbina e a TBI para saber a altitude inicial. Só não sei se depois ele corrige por algum outro sensor (acho que não) ou se por algum algoritmo, como explicou aí em cima. E eu sei disso porque uma vez que eu estava manipulando a leitura deste sensor com o motor ainda desligado, foi gerado um código de erro na ECU que dizia mais-ou-menos assim: A menos que você tenha lançado o carro em um foguete rumo ao espaço, o sensor MAP está ferrado... kkkkkk) ;)

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida,de qualquer forma vale apena. eu pretendo por na PROecu, é algo sem muita prioridade, pq meu sistema opera com malha fechada e Wideband ela sempre vai corrigir a mistura de qualquer forma, mas é sempre bom deixar de usar menos a correçao da sonda pq usar ela sempre no batente da correçao se torna uma gambiarra, deixa de ter a funçao e passa a ser um tapa buraco.

esse sensor sao baratinho mesmo, tem ali ja um filtro, NPN, sensor. pra ti é perfeito no PCB montado...

sim, se tu ja ta pensando no futuro entao tem que melhorar isso. aproveita e pega a temperatura do ar e joga no painel

aqui tb é montado em morro a cidade(porem pedra basalto, vulcanico) aqui nao tem reta plana. ate tem mas é quase nada

rsrsrs se ele so tem MAP é via software a descoberta da altitude. por questao de economia eles fazem isso
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Chegaram os displays OLED chineses.

Só liguei rapidamente e rodei o programa de teste da biblioteca gráfica para ver se estão funcionando, para fazer a qualificação positiva do vendedor.

Saiu um pouco embaçado na foto porque eu não tirei a película de proteção deles, para não arranhar a tela.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora estou com umas prioridades na frente, mas assim que liberar, voltarei a mexer neste projeto. Acho que vai ficar bem legal... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Agaenica
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 64
Registrado em: 28 Fev 2015, 13:42
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Agaenica »

Eu vi vcs comentando e queria saber ... será que dá pra fazer o computador de bordo em alguma das funções ler a voltagem de uma sonda narrowband por exemplo ?
Monza SL/E 1991 Coupé

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0

Feito por mim e pra mim! :ok:

Imagem
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

No CB original do carro, acho muito complicado (só não digo impossível porque com dinheiro e tempo, só a morte não tem jeito de resolver... hehehe).

Mas com um microcontrolador e um display como este aí em cima, já fica bem mais fácil. Inclusive, é uma das funções que pretendo colocar, para eliminar a coluna de instrumentos (manômetros e voltímetro ligado na sonda) ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Coincidência ou não (google = skynet??? hehehe), apareceu isso para mim nos vídeos sugeridos do youtóba hoje:



https://www.youtube.com/watch?v=Dscy_zuGj3E

Acredito que seja parecido com o que você perguntou aí em cima.

Achei interessante o projetinho do camarada, inclusive porque disponibilizou na internet seu código fonte e os esquemas para quem quiser montar o seu em casa e porque descobriu que o display TID dos corsa/vectra/astra é na verdade um display I2C. Então ficou fácil colocar o arduino para controlar como se fosse um display qualquer (ele fez lá algumas modificações na biblioteca para isso).

Dei uma lida rápida no código fonte e não gostei muito da abordagem dele para pegar os pulsos do bico (medir consumo) e sensor de velocidade (distância percorrida, autonomia e consumo em km/l).

Ao contrário do que o Rafaelo e eu achamos mais correto, que é pegar os pulsos por interrupção para não ter o risco de perder nenhum, ele seguiu pelo caminho de a cada ciclo do processador, verificar se o sinal de cada sensor está alto ou baixo.

Mas, de toda forma, para fazer algo parecido no CB do monza, como foi perguntado aí em cima, seria beeeeem mais complexo. Certamente ele não é um simples display como o TID. Todo o circuito para receber os sinais, calcular os valores e mostrar no display já está dentro dele. Então você teria que colocar o seu circuito entre o original e o display, escrever um controlador para exibir os caracteres, etc. Inviável...

No nosso caso, é muito mais fácil (e barato) achar um cantinho para colocar um (ou dois) display adicional, controlado pelo arduino, e mostrar nele o que quiser de informação, bastando para isso colocar ou ler os sensores, como eu pretendo fazer. ;)

PS: Rafaelo ou quem mais for dos que gosta de ler códigos dos outros (eu digo que sempre se aprende algo vendo o que os outros fizeram... nem que seja para aprender o que não se deve fazer... hehehe), aqui está o projeto que o cara disponibilizou: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 8&t=104366

Os códigos estão aqui: https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing



Edit:

Tinha feito isso aqui outro dia e esqueci de postar.

Foi só um teste rápido... Só peguei a imagem do meu avatar aqui do fórum, transformei para bmp preto e branco e joguei o "byte array" no código para ver como ficaria na telinha...

Claro que para ficar bunitinhu eu teria que dar um trato na imagem antes, mas isso fica para outro dia... hehehe

E também nem sei se vale a pena, porque imagem ocupa muito espaço na memória. ;)

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

sobre usar o CB do monza e modificar sua arquitetura, injetando algo novo dele é completamente impossivel.

agora, utilizar algo externo ja é mais plausivel, porem nao mostrar no display, pq senao novamente impossivel.

ate existe a opção de projetar uma PCB, LCD, trocando todo o sistema utilizando apenas o material fisico do CB, porem é algo muito complicado, o mais dificil seria fazer o LCD funcionar em um novo MCU, é preciso ter acesso o componente controlador e isso é quase impossivel, uma por ser antigo e outra por ser confidencial(componente fechado de uso restrito)

--------------------

legal o sistema do cara, mas realmente dessa forma nao é a melhor maneira, é um pouco amador fazer assim. funciona, funciona né, mas nao da forma correta. eu ainda nao projetei o codigo para poder usar o CB original do monza na PROecu, mas quando fizer talvez crio outro video longo explicando isso. de uma maneira mais resumida é a utilizaçao do velho ISR(output) se cria um sinal digital por PWM (0 a 100) baseado no comprimento do pulso do injetor, na verdade é praticamente o mesmo caminho de pulsar um injetor na ECU. quanto maior for o PWM(periodo) maior é o consumo, e sua frequencia é quem dita a RPM pro CB. essa é a forma profissional das ECU

-------------------

ficou bacana o logo como tela de apresentaçao, é mono esse display? achei que seria aquele colorido.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder