Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Junior Almeida

Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Junior Almeida »

Olá pessoal,

Adquirí recentemente um Monza SL/E 91/92 2.0 EFI e já revisei ele, porém notei que agora ele tá oscilando a marcha lenta quando páro o carro, seja em um sinal ou para estacionar, etc...

Ele fica entre 500 e 1000 RPM, porém se eu dou uma pisadinha de leve no acelerador ele pára de oscilar e estabiliza em torno de 1000RPM, cheguei a ler vários tópicos de pessoas reclamando de oscilação mas ninguém comentou sobre o fato de acelerar o carro e ele parar de oscilar ( pode ter sido que ninguém tentou isso também... ).

Pelo que andei lendo, isso pode ser o sensor de velocidade, atuador de marcha lenta ou o MAP, mas derrepente pelo fato que descreví da pisada leve no acelerador estabilizar o carro alguém saiba o que pode ser ou aponte a possível causa, pois é dose testar os 3 sensores que testei, não conheço ninguém com Monza pra pegar esses sensores emprestados pra fazer um teste...

Agradeço desde já qq ajuda.

Abraços a todos.
andre bruno
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 131
Registrado em: 30 Set 2008, 09:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por andre bruno »

é realmente poder ser várias coisas tem q testar e testar até se descobrir o defeito, ja o meu oscila quando ando de 5° marcha acima dos 70 km ai quando desengato e paro no sinal ele fica oscilando ai depois para mais seu eu der tbm uma pisadinha no acelerados ele para de oscilar, e o seu ele fica oscilando ao ligar ou só quando anda como é??
" o velho guerreiro é sempre respeitado " Monza GLS 96 Gasolina
davimuela
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 09 Ago 2008, 01:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por davimuela »

Pow o meu ficava desse jeito tb, ligava o carro de manhã então ele oscilava qnd parava em um sinal depois estabilizava, mas msm assim eu troquei o motor de passo e então ele parou com essa sacanagem...
Abração
Monza 95 GL 2.0 2portas cinza bartok, GAS/GNV. Rodas Barcelona.
Me diga com qual carro tu andas e eu te direi quem es

Imagem
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O sensor de distância (ou de velocidade, como dizem alguns) é responsável pela estabilização da marcha lenta numa desaceleração, onde o motor de passo não teria 'agilidade' para corrigir a redução repentina de rotação, o que pode fazer o motor oscilar e até morrer.
Porém, com carro parado esse sensor não funciona.
Então, se dermos partida no motor, acelerarmos o mesmo, tirar o pé e a marcha lenta oscilar, aí pode ser motor de passo ruim ou sujeira nele ou no alojamento dele no TBI. Isso com carro parado e temperatura do motor normal, pois com motor frio a UCE mantém o motor acelerado.
O recomendável é antes de mais nada fazer uma limpeza no TBI, com motor de passo removido, para ter certeza de que não tem sujeira (borra) atrapalhando o mesmo.
Outra coisa é ver se as mangueirinhas do MAP e outros dispositivos, como EGR (nos carros Monzas 95 e 96), etc, estão encaixadas nos lugares corretos (acima ou abaixo da borboleta).
O MAP em pane não provoca oscilação da marcha lenta.
Em todo caso, se ele estiver ruim, desligando-se o mesmo a pane deverá sumir ou diminuir o sintoma.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Junior Almeida

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Junior Almeida »

andre bruno escreveu:é realmente poder ser várias coisas tem q testar e testar até se descobrir o defeito, ja o meu oscila quando ando de 5° marcha acima dos 70 km ai quando desengato e paro no sinal ele fica oscilando ai depois para mais seu eu der tbm uma pisadinha no acelerados ele para de oscilar, e o seu ele fica oscilando ao ligar ou só quando anda como é??
André, ele oscila somente depois que ando, quando simplesmente ligo ele fica normal, mas basta eu dar uma volta e quando páro ele começa a oscilar, voltando a funcionar normal se eu der uma aceleradinha nele...
Valeu.
davimuela escreveu:Pow o meu ficava desse jeito tb, ligava o carro de manhã então ele oscilava qnd parava em um sinal depois estabilizava, mas msm assim eu troquei o motor de passo e então ele parou com essa sacanagem...
Abração
Davi, diante do que o nosso amigo Luiz Carlos disse, a probabilidade maior é que seja o sensor de velocidade, mas se não for vou ver se consigo um motor de passo pra testar também.
Valeu.
Luiz Carlos (Rio) escreveu:O sensor de distância (ou de velocidade, como dizem alguns) é responsável pela estabilização da marcha lenta numa desaceleração, onde o motor de passo não teria 'agilidade' para corrigir a redução repentina de rotação, o que pode fazer o motor oscilar e até morrer.
Porém, com carro parado esse sensor não funciona.
Então, se dermos partida no motor, acelerarmos o mesmo, tirar o pé e a marcha lenta oscilar, aí pode ser motor de passo ruim ou sujeira nele ou no alojamento dele no TBI. Isso com carro parado e temperatura do motor normal, pois com motor frio a UCE mantém o motor acelerado.
O recomendável é antes de mais nada fazer uma limpeza no TBI, com motor de passo removido, para ter certeza de que não tem sujeira (borra) atrapalhando o mesmo.
Outra coisa é ver se as mangueirinhas do MAP e outros dispositivos, como EGR (nos carros Monzas 95 e 96), etc, estão encaixadas nos lugares corretos (acima ou abaixo da borboleta).
O MAP em pane não provoca oscilação da marcha lenta.
Em todo caso, se ele estiver ruim, desligando-se o mesmo a pane deverá sumir ou diminuir o sintoma.

Abraços
Luiz, o carro foi revisado recentemente e o TBI teve inclusive os retentores trocados, mas achei interessante sua observação sobre o sensor de velocidade, pois agora lendo seu depoimento eu me lembro que o carro chegou a morrer umas 2x quando freiava para parar no sinal, vou dar uma verificada nele, saberia me dizer onde ele fica? Vou fazer o teste desligando o MAP também.

Muito obrigado a todos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Davi, se seu carro tem aquela lâmpada indicativa de troca de marchas, se ela estiver funcionando mal pode ser sintoma de sensor de velocidade (ou distancia) ruim.
Caso não tenha, uma coisa que causa problemas nesse sensor é a ligação terra dele, que é num dos parafusos de suporte do alternador.
É meio dificil testar esse sensor, que fica na ponta do cabo do velocímetro, na caixa de marcha.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
andre bruno
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 131
Registrado em: 30 Set 2008, 09:14
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por andre bruno »

então Luiz nessa volta q vc dar do carro vc chega a usar até 5°marcha ou andar acima de 70 na quarta ou quinta msm? faça o teste ande devagar sem usar a 5 e verifique se ele vai oscilar ai depois ande novamente e dessa vez use a 5 acima dos 70 por cerca de 1km ou mais tenho certeza q ele vai oscilar, ao fazer isso.

Dever ser o sensor de velocidade. :smt023
" o velho guerreiro é sempre respeitado " Monza GLS 96 Gasolina
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1287
Registrado em: 27 Mar 2009, 08:57
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

Junior Almeida escreveu:Olá pessoal,

Adquirí recentemente um Monza SL/E 91/92 2.0 EFI e já revisei ele, porém notei que agora ele tá oscilando a marcha lenta quando páro o carro, seja em um sinal ou para estacionar, etc...

Ele fica entre 500 e 1000 RPM, porém se eu dou uma pisadinha de leve no acelerador ele pára de oscilar e estabiliza em torno de 1000RPM, cheguei a ler vários tópicos de pessoas reclamando de oscilação mas ninguém comentou sobre o fato de acelerar o carro e ele parar de oscilar ( pode ter sido que ninguém tentou isso também... ).

Pelo que andei lendo, isso pode ser o sensor de velocidade, atuador de marcha lenta ou o MAP, mas derrepente pelo fato que descreví da pisada leve no acelerador estabilizar o carro alguém saiba o que pode ser ou aponte a possível causa, pois é dose testar os 3 sensores que testei, não conheço ninguém com Monza pra pegar esses sensores emprestados pra fazer um teste...

Agradeço desde já qq ajuda.

Abraços a todos.
e ai , manda da uma boa regulada na injeção , que fica filé , e ainda vai ficar mais economico. Mais leva num mecanico de confiança e com boa a aparelhagem!!!!!!!!!!!
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Responder