Como regular a lenta
Como regular a lenta
Meu monza, quando fica no ponto morto, dá um som contínuo suave (normal) e depois dá uma balançada, num tempo cronometrado, + ou - 2 segundos suave e 2 segundos balançando. Se acelero, o probelma desaparece.
Acho que é regulagem de lenta (ou não)?
A lenta se regula nesse parafuso ali circulado? Como se regula o ar?
Aproveitando o gancho: Essa mangueira ali na imagem abaixo, do carburador para o cabeçote do motor, está com um rasgo.
O que é que ela transporta?
Acho que é regulagem de lenta (ou não)?
A lenta se regula nesse parafuso ali circulado? Como se regula o ar?
Aproveitando o gancho: Essa mangueira ali na imagem abaixo, do carburador para o cabeçote do motor, está com um rasgo.
O que é que ela transporta?
Editado pela última vez por masopias em 25 Mai 2007, 17:21, em um total de 1 vez.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Cara, essa mangueira que ta rasgada, nao tenho ctz, mas acho que é tipo um suspiro. A do meu monzão tava rasagada, troquei agora no começo da semana, custou 25 reais.
Abraço
Abraço
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Marcha lenta e mangueira
Masopias, eu nunca tive um Monza carburado, então, não saberia dizer se esse parafuso é o do ar ou o da aceleração.
O da aceleração fica normalmente na peça onde vai ligado o cabo do acelerador. Mas, no seu caso, não acredito que seja necessário mexer nesse parafuso, a não ser que a marcha lenta esteja lenta demais, ou alta demais.
Já o outro parafuso de regulagem que normalmente existe, esse é um pitoco com a ponta tipo a de um lapis, que regula a quantidade de ar que entra na base do carburador.
Esse tipo de sintoma (motor tremendo de qdo em qdo na lenta) é tipico de falha de queima em um dos cilindros, que pode estar sendo causada por velas sujas, ou mesmo uma mistura ar/combustível fora dos padrões. Até fuga em algum cabo de vela ocasiona isso.
Qto à mangueira mostrada na foto, essa mangueira serve para levar os vapores de óleo gerados no interior do motor (carter, etc) para a caixa do filtro de ar, para serem queimados junto com o combustível que entra. Nos carros antigos essa mangueira jogava os ditos vapores na atmosfera, mas normas anti-poluição obrigaram as fábricas a mandarem esses vapores, que são separados do óleo por uma telinha metálica que fica ali onte tem as letras OHC.
Andar com essa mangueira rasgada não implica em nada mais grave. Por outro lado, uma mangueira dessas, original, custa caro demais (quase 50 reais!!!) e dura muito pouco. Troquei a minha há menos de dois anos e já está rasgada, no mesmo ponto da sua.
Aproveitando o assunto, se a caixa de filtro de ar do monza está com óleo demais, é conveniente trocar o filtro separador (tela) citada lá em cima. Não é cara.
Abraços
O da aceleração fica normalmente na peça onde vai ligado o cabo do acelerador. Mas, no seu caso, não acredito que seja necessário mexer nesse parafuso, a não ser que a marcha lenta esteja lenta demais, ou alta demais.
Já o outro parafuso de regulagem que normalmente existe, esse é um pitoco com a ponta tipo a de um lapis, que regula a quantidade de ar que entra na base do carburador.
Esse tipo de sintoma (motor tremendo de qdo em qdo na lenta) é tipico de falha de queima em um dos cilindros, que pode estar sendo causada por velas sujas, ou mesmo uma mistura ar/combustível fora dos padrões. Até fuga em algum cabo de vela ocasiona isso.
Qto à mangueira mostrada na foto, essa mangueira serve para levar os vapores de óleo gerados no interior do motor (carter, etc) para a caixa do filtro de ar, para serem queimados junto com o combustível que entra. Nos carros antigos essa mangueira jogava os ditos vapores na atmosfera, mas normas anti-poluição obrigaram as fábricas a mandarem esses vapores, que são separados do óleo por uma telinha metálica que fica ali onte tem as letras OHC.
Andar com essa mangueira rasgada não implica em nada mais grave. Por outro lado, uma mangueira dessas, original, custa caro demais (quase 50 reais!!!) e dura muito pouco. Troquei a minha há menos de dois anos e já está rasgada, no mesmo ponto da sua.
Aproveitando o assunto, se a caixa de filtro de ar do monza está com óleo demais, é conveniente trocar o filtro separador (tela) citada lá em cima. Não é cara.
Abraços
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Masopias,
o parafuso de ajuste de ar é o que está assinalado na 1ª foto, o parafuso de ajuste de rotação está dentro do tubo com cor de cobre, que pela foto você pode identifica-lo entre o cabo do afogador e cabo do acelerador.
A magueira da outras fotos é do respiro do motor, como já foi comentado. Ocorre que com o tempo essa mangueira acaba ressecando e perdendo a elaticidade por conta da caloria, e ao retira-la com motor frio (nesta condição está dura), acaba trincando na ponta, com o motor quente ela mantém um pouco de elasticidade, e isso fica mais difícil acontecer.
Abs,
Carlos Freire
o parafuso de ajuste de ar é o que está assinalado na 1ª foto, o parafuso de ajuste de rotação está dentro do tubo com cor de cobre, que pela foto você pode identifica-lo entre o cabo do afogador e cabo do acelerador.
A magueira da outras fotos é do respiro do motor, como já foi comentado. Ocorre que com o tempo essa mangueira acaba ressecando e perdendo a elaticidade por conta da caloria, e ao retira-la com motor frio (nesta condição está dura), acaba trincando na ponta, com o motor quente ela mantém um pouco de elasticidade, e isso fica mais difícil acontecer.
Abs,
Carlos Freire
E ai Família
Seguinte qualquer carburador tem três parafusos para regulagem, um para aceleração (aquele que fica perto do cabo de aço) outro que regula ar (geralmente ele tem um formato de agulha e fica para fora do corpo do carburador) e o de combustível álcool / gasolina) este geralmente ficapara o interior do corpo do carburado!
Bem, temos q ter cuidado com o que estamos regulando, pois se não tivermos uma equilibro de mistura Ar/Combustível o seu carro não vai render muito e fora outros problemas como detonação atrasada e carbonização.
Sugiro que leve a um Mecânico de confiança, e se este for realmente de confiança ele vai te dar os macetes, pois so na prática que vc vai entender.
Bem, temos q ter cuidado com o que estamos regulando, pois se não tivermos uma equilibro de mistura Ar/Combustível o seu carro não vai render muito e fora outros problemas como detonação atrasada e carbonização.
Sugiro que leve a um Mecânico de confiança, e se este for realmente de confiança ele vai te dar os macetes, pois so na prática que vc vai entender.
- chacal210
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 383
- Registrado em: 23 Jun 2009, 12:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Como regular a lenta
Coveiro Detected.
Bom galera to com o mesmo problema se alguem puder me ajudar agradeço, como faz pra regular, o meu ta fedendo a gasolina e trupicando quando acelero fica normal, e demanha cedo até esquentar um pouco ele falha depois normaliza, não é vela cabo distribuidor, ta td certo é o bura mesmo q ta mal regulado!!!
Bom galera to com o mesmo problema se alguem puder me ajudar agradeço, como faz pra regular, o meu ta fedendo a gasolina e trupicando quando acelero fica normal, e demanha cedo até esquentar um pouco ele falha depois normaliza, não é vela cabo distribuidor, ta td certo é o bura mesmo q ta mal regulado!!!
Fotos EX Monza-->> http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 20#p145320
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 40
- Registrado em: 05 Jan 2012, 23:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Como regular a lenta
Cara tenho o mesmo problema o carro quando quente e um jato mais pela manha e um sufoco ligar puxo o afogador ele vai a 2500 giros dai ele vai baixando sozinho e morre e liga dinovo e a mesma coisa ate aquecer bem as velas estao dando fuligem isso indica mistura rica certo? O que seria mistura rica e como corrigir? Apertando o parafuso da base do carburador ou afrouxando que entra mais ar como fazer?