Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

rogertecmec escreveu:Luz de marcha ascendente não funcionando e marcha-lenta irregular é sinal de sensor de velocidade com problema.
O sensor fica na caixa de marchas. Próximo ao varão de troca de marchas.É fácil de achar é só vc seguir o cabo do velocimetro.
Me desculpe discordar de vc em parte ...
Luz de marcha ascendente inativa é sim um sinal de problemas no sensor de velocidade , mas tb pode ser a lampada queimada, mal contato ou fora do encaixe correto no painel , sabe-se lá oq já futucaram antes ?! :smt021

Um dos sintomas mais comuns de problemas nesse sensor é a lenta ficar oscilando e o caro até mesmo chegar a morrer " EM DESACELERAÇÃO " , ou seja, ao reduzir pra parar num sinal por exemplo , mas não como por exemplo ao vc acionar a ignição na sua garagem pra sair com o carro , nesse caso são outras as possíveis causas.. :smt017

Vou contar um " causo " breve....Amigão meu tem um Kadett Sport 96 EFI, vivia reclamando de o carro oscilar e morrer quando vinha em alta e reduzia o pra parar o carro no transito. falei pra ele vir aqui em casa q ia dar uma olhada pra ele. No Domingo regado a cerveja é claro, fui direto no sensor de velocidade , retirei o cabo e o sensor, verifiquei se tinha algo errado com corpo do mesmo , tava tudo ok. Parti pros testes com multimetro e ponta de teste, onde constatei q faltava o negativo ou terra no conector do sensor e com isso ele não emitia os pulsos pra UCE.

Solução q encontrei foi puxar um jump com um fio onde deveria haver o negativo no sensor para o negativo da bateria .
Feito isso medi novamente o sensor e comprovei com a ponta de teste q os pulsos agora existiam pois os leds verde e vermelho da ponta agora se alternavam em seu acendimento...

Tudo remontado , fomos pros testes , tudo ok e problema resolvido , o carro não oscila e não morre mais "em desaceleração" .

Se carro oscila na lenta mesmo parado sem ter vindo de uma desaceleração são outros 500 .... :smt023

Espero ter ajudado .... :smt023 abç....
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
pccoelho52
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 28 Out 2008, 23:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por pccoelho52 »

dbzronaldo escreveu:Sim amigo, gostei é muito interesante esse tópico!
agora sabe me responder essa pergunta???
se não souber blz!

abrass irmão monzeiro!
Sim pode ser realmente o sensor de velocidade. Principalmente se o carro estiver rodando no GNV. Pois a UCE (a Centralina) não consegue gerenciar este tipo de combustível. No meu acontece este problema dele morrer quando eu desacelero quanto estou no GNV e quando eu passo a 5ª Marcha. Se eu andar somente até 4ª Marcha e aos 80 Km eu desacelero e o carro não morre em baixa rotação. Interessante isso não? Pois é justamente o sensor de velocidade que não consegue compensar esta baixa rotação depois da quinta marcha, estando o veículo no GNV.

Espero ter ajudado. Ah! o meu monza não tem Variador de Avanço. Já me disseram que devo colocá-lo para solucionar o problema.
Não fiz ainda. Está faltando grana. R$ 250,00.
Paulo Cesar Coelho - Santa Cruz - RJ
Monza 2.0 EFI 94 - 95 Sistema MULTEC 700
Agora com Variador de Avanço TURY T34 com Ãngulo de Avanço de 12º.
Aí está uma das fotos do meu Tubarão.
http://img18.imageshack.us/my.php?image ... fvqm84.jpg
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por dbzronaldo »

o meu não é a GNV,

é alcool original!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por rogertecmec »

Luiz Henrique escreveu:
rogertecmec escreveu:Luz de marcha ascendente não funcionando e marcha-lenta irregular é sinal de sensor de velocidade com problema.
O sensor fica na caixa de marchas. Próximo ao varão de troca de marchas.É fácil de achar é só vc seguir o cabo do velocimetro.
Me desculpe discordar de vc em parte ...
Luz de marcha ascendente inativa é sim um sinal de problemas no sensor de velocidade , mas tb pode ser a lampada queimada, mal contato ou fora do encaixe correto no painel , sabe-se lá oq já futucaram antes ?! :smt021

Um dos sintomas mais comuns de problemas nesse sensor é a lenta ficar oscilando e o caro até mesmo chegar a morrer " EM DESACELERAÇÃO " , ou seja, ao reduzir pra parar num sinal por exemplo , mas não como por exemplo ao vc acionar a ignição na sua garagem pra sair com o carro , nesse caso são outras as possíveis causas.. :smt017

Vou contar um " causo " breve....Amigão meu tem um Kadett Sport 96 EFI, vivia reclamando de o carro oscilar e morrer quando vinha em alta e reduzia o pra parar o carro no transito. falei pra ele vir aqui em casa q ia dar uma olhada pra ele. No Domingo regado a cerveja é claro, fui direto no sensor de velocidade , retirei o cabo e o sensor, verifiquei se tinha algo errado com corpo do mesmo , tava tudo ok. Parti pros testes com multimetro e ponta de teste, onde constatei q faltava o negativo ou terra no conector do sensor e com isso ele não emitia os pulsos pra UCE.

Solução q encontrei foi puxar um jump com um fio onde deveria haver o negativo no sensor para o negativo da bateria .
Feito isso medi novamente o sensor e comprovei com a ponta de teste q os pulsos agora existiam pois os leds verde e vermelho da ponta agora se alternavam em seu acendimento...

Tudo remontado , fomos pros testes , tudo ok e problema resolvido , o carro não oscila e não morre mais "em desaceleração" .

Se carro oscila na lenta mesmo parado sem ter vindo de uma desaceleração são outros 500 .... :smt023

Espero ter ajudado .... :smt023 abç....
Mas se vc juntar os dois sintomas em mais de 90% dos casos é sensor de velocidade com defeito.
No meu próprio monza, a primeira coisa que fiz quando vi que a luz de marcha ascedente não estava acendendo e o carro oscilava marcha-lenta (inclusive em DESACELARAÇÃO ou então simplesmente parado) foi verificar se a lâmpada estava queimada. E Ela realmente estava. Troquei a lâmpada. Lâmpada trocada, passei a verificar o estado das mangueiras de vácuo que vão para o MAP (que também pode causar oscilações de marcha-lenta). Todas ok. Logo, o vilão era o VSS. Trocado o VSS, luz de marcha ascendente funcionado e marcha-lenta sem oscilação.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Amigo rogertecme, concordo com o fato do Vss causar este tipo de problema , mas excusivamente em desaceleração , com o carro parado não ha emissão de pulsos e a UCE analiza isso e mantem o carro em uma préconfiguação onde tb recebe os parametros do sensor de borboleta e pressão do coletor , ajustando o avanço , injeção de combustivel e entrada de ar pra esse regime de motor especifico, ou seja, o carro parado !
Concordo tb q o MAP pode tb causar este problema, pois mandando informação incorreta da pressão absoluta no coletor, a UCE não ira gerenciar de maneira correta os atuadores e manter o perfeito funcionamento do motor em determinadas situaçôes...

Na boa , é um lance complicado , existem várias opiniões diferentes e alguns consensos ... :smt005
Mas é sempre bom debater sempre , só assim aprendemos mais e mais .... :smt023
Um abraço....
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por rogertecmec »

Amigo Luiz Henrique,

Concordo com vc!! Ainda mais que de mecânico e louco todo mundo tem um pouco!!!!!!!! :smt005 :smt005 :smt005 :smt005

E realmente isso é muito complicado, pois na verdade são muitos parametros analizados pela UCE para determinar a marcha-lenta (tanto com o veículo rodando ou parado). Logo, se vc perguntar para várias pessoas, cada uma vai te dar uma opinião diferente.

Mas, afinal é sempre bom debater, pois essa é a função do fórum!!!
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
bfrascino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Jan 2009, 10:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por bfrascino »

fala galera... O meu carro tem essa oscilação na lenta. Quais os possiveis problemas para essa oscilação? falta de terra no Sensor VSS, mangueiras de vacuo do MAP.

onde eu acho esse tal sensor VSS no meu monza? Visto que o meu carro tem painel digital e não tem o cabo do velocimetro. O indicador de marcha ascendente funciona. Falta de terra no sensor faria com que esse indicador não funcionasse?
BRUNNO FRASCINO
Monza Hi-Tech - 94
Painel Digital + ABS
Rio de Janeiro - RJ

"Porque ponteiro é coisa do passado!"
Luiz Henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 222
Registrado em: 26 Jul 2007, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor de Velocidade do Veículo - VSS

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

bfrascino escreveu:fala galera... O meu carro tem essa oscilação na lenta. Quais os possiveis problemas para essa oscilação? falta de terra no Sensor VSS, mangueiras de vacuo do MAP.

onde eu acho esse tal sensor VSS no meu monza? Visto que o meu carro tem painel digital e não tem o cabo do velocimetro. O indicador de marcha ascendente funciona. Falta de terra no sensor faria com que esse indicador não funcionasse?

As respostas pra suas perguntas estão todas neste tópico aqui e tb neste viewtopic.php?f=3&t=7681

Da uma lida mais detalhada ...beleza ?! :smt023

abraço...
Monza 94 GLS 2.0 E.F.I. completo
Rodas Scorro 14''. Painel Digital...
Responder