Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Para entender, os gráficos abaixo são do scanner na situação que tu disse acima no início, no final as pisadas
RPM
Imagem
MAP - Vácuo
Imagem
TPS-Acelerador
Imagem

Veja como não há alteração no MAP até começarem as pisadas em após 49 segundos, e como a RPM já estava subiindo.

Se quiser testar com multiteste tem que ser um uma subida índrime e longa, para que a mediana possa ser captada com baixo vácuo pelo multiteste.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Hummm, ótimas informações!

Então é como eu havia dito, o funcionamento do MAP não é como eu pensava. Pelo jeito ele gera 1 pulso no início de uma faixa de rotação e só gera outro pulso quando a rotação ultrapassa essa faixa, certo? Digo isso com base no intervalo 15,5s ~ 49,5s, aonde a rotação variou 1500RPM mas não foi gerado um novo pulso.

Pelo visto só vou conseguir visualizar tudo quando tirar um tempo para montar esse scanner, ou então colocando um osciloscópio (praticamente impossível, rsrsrs, custa muito caro).
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não é bem isso, o MAP não trabalha por pulsos, trabalha por voltagem, e se a voltagem não varia, é sinal que o vácuo não variou, ou seja no gráfico isso indica que apesar da rotação aumentar, o vácuo permanece inalterado, dois motivos para isso, apesar da maior rotação, a borboleta está mais aberta, e ainda tem a atuação do IAC (controle de entrada de ar da "lenta").
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Entendi, mas agora permita-me fazer uma observação quanto ao circuito. Fiquei aqui pensando no porquê ele não funcionou (fiz EXATAMENTE como você postou) e observei um problema aí.

Veja no circuito que eu proponho abaixo. A tensão a se variar/ajustar é a tensão que vai para o módulo, e portanto deve ser a tensão que vem do pino central do potenciômetro e não um dos laterais, como foi mostrado anteriormente. Num potenciômetro você fixa a tensão dos pinos das extremidades (um ao terra referencial, o outro à tensão que você quer alterar) e o pino do meio fornece justamente essa tensão rebaixada. Da forma como você tinha feito anteriormente, mesmo ao variar-se a posição do potenciômetro, ter-se-ia sempre a tensão do MAP na saída, fazendo com que o circuito não funcionasse da forma correta.

Sendo assim, tudo o que fiz foi trocar de posição os fios vermelho e azul, de forma que o fio que vai ao módulo seja o fio conectado ao pino central do potenciômetro. Amanhã vou testar dessa forma, acredito que agora sim vá funcionar.

Imagem

Aqui o que você postou anteriormente. Veja porque o circuito não funciona corretamente dessa forma:

Imagem
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Pior é que acho que tem razão, pena que o Monza está à 130 km de casa para eu conferir ( moro em Porto Alegre e ele está aposentado em Canela), mas com certeza a tua correção é totalmente procedente. Acho que virei os fios na hora de desenhar o esquema, da outra maneira a atuação seria quase insignificante.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Testei com o circuito correto e agora sim funcionou, mas tenho que trocar o potenciometro pq ele não está muito bom.

De qualquer forma o carro fica realmente muito fraco, as vezes engasga ao arrancar num semáforo por exemplo. Apesar disso, mesmo ligando o ar-condicionado nao percebi muita diferença para ele desligado. Ao trocar o potenciometro vou regular de forma a nao prejudicar muito o desempenho, até porque eu já estou mal acostumado com o motorzão, hehe.

Basicamente isso só serve bem para se manter uma velocidade de 60 ~ 80km/h e ainda com o carro sem muito peso.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Na cidade também é bom o uso, na estrada só para manter, ultrapassagens e subidas de serra nem pensar.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Uma questão que me surgiu agora é: quais as consequências de se usar a mistura pobre?

Eu regulei o potenciômetro de forma a não perder muita potência nas rotações mais baixas. Dá para arrancar bem após um semáforo abrir, por exemplo. Porém, quando se acelera um pouco mais (isso sem sequer chegar ao meio-curso do acelerador) percebo que o motor começa a engasgar devido à falta de gasolina. Então para se ganhar mais velocidade (até uns 80Km/h) tenho que fazer a troca de marchas mais rápido, mas para chegar lá percebo que o motor fica nesse limiar de engasgar (ou seja, se eu acelerar um pouco mais ele vai engasgar, não importa em qual marcha esteja).

O que eu gostaria de saber é, eu regulei certo esse potenciômetro? E principalmente, quais os danos ao motor ao usá-lo por muito tempo nessas condições de mistura pobre? Estou preocupado em economizar gasolina agora e ter um alto custo de manutenção futuramente.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder