Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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frfavoreto
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Peraê, não entendi essa história do MAP. Ele não tem que oscilar de 1,2v (borboleta totalmente fechada) até 5V (totalmente aberta)? Como assim variação súbita de voltagem? No vídeo eu fui acelerando progressivamente mas ele não subia a tensão, só ficava oscilando entre uns 0,8 até 1,3V, isso é completamente diferente do que se espera para ele funcionar, não? Se eu estiver errado por favor me corrijam.

Com base nisso, e considerando que depois eu fiz o teste com o MAP desligado (fio verde cortado) e o motor não demonstrou variação na aceleração, eu concluo que a injeção não está recebendo o sinal correto do MAP e está trabalhando com outros sensores, não é isso que ela faz?
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ronaldo theodoro
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Mas, pra isso acontecer não teria q acender a luz da anomalia?

Abs
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

O multiteste não tem a capacidade de mostrar rápidas oscilações de voltagens, os picos, só a linha mediana, para que as pisadas no acelerador apareçam, precisa de um osciloscópio ou um scanner, pelo menos para os testes com o carro parado e motor ligado.

Passe o scanner da minha assinatura para uma melhor verificação.
frfavoreto escreveu:Peraê, não entendi essa história do MAP. Ele não tem que oscilar de 1,2v (borboleta totalmente fechada) até 5V (totalmente aberta)? Como assim variação súbita de voltagem? No vídeo eu fui acelerando progressivamente mas ele não subia a tensão, só ficava oscilando entre uns 0,8 até 1,3V, isso é completamente diferente do que se espera para ele funcionar, não? Se eu estiver errado por favor me corrijam.

Com base nisso, e considerando que depois eu fiz o teste com o MAP desligado (fio verde cortado) e o motor não demonstrou variação na aceleração, eu concluo que a injeção não está recebendo o sinal correto do MAP e está trabalhando com outros sensores, não é isso que ela faz?
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frfavoreto
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

ronaldo theodoro escreveu:Mas, pra isso acontecer não teria q acender a luz da anomalia?

Abs
Sim, acendeu quando eu mantive o fio do MAP desconectado.
MonzaClub20EFICHZ escreveu:O multiteste não tem a capacidade de mostrar rápidas oscilações de voltagens, os picos, só a linha mediana, para que as pisadas no acelerador apareçam, precisa de um osciloscópio ou um scanner, pelo menos para os testes com o carro parado e motor ligado.

Passe o scanner da minha assinatura para uma melhor verificação.
Eu pensava que o MAP gerava uma tensão estável para uma aceleração estável. Achei que se eu mantivesse o acelerador numa certa posição fixa, o MAP geraria uma tensão contínua num determinado valor, e não picos.

Quanto ao scanner, vi que dá uma certa trabalheira montar ele, no momento não estou com tempo disponível mas depois vou tentar. :smt023
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Para entender, os gráficos abaixo são do scanner na situação que tu disse acima no início, no final as pisadas
RPM
Imagem
MAP - Vácuo
Imagem
TPS-Acelerador
Imagem

Veja como não há alteração no MAP até começarem as pisadas em após 49 segundos, e como a RPM já estava subiindo.

Se quiser testar com multiteste tem que ser um uma subida índrime e longa, para que a mediana possa ser captada com baixo vácuo pelo multiteste.
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frfavoreto
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Hummm, ótimas informações!

Então é como eu havia dito, o funcionamento do MAP não é como eu pensava. Pelo jeito ele gera 1 pulso no início de uma faixa de rotação e só gera outro pulso quando a rotação ultrapassa essa faixa, certo? Digo isso com base no intervalo 15,5s ~ 49,5s, aonde a rotação variou 1500RPM mas não foi gerado um novo pulso.

Pelo visto só vou conseguir visualizar tudo quando tirar um tempo para montar esse scanner, ou então colocando um osciloscópio (praticamente impossível, rsrsrs, custa muito caro).
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não é bem isso, o MAP não trabalha por pulsos, trabalha por voltagem, e se a voltagem não varia, é sinal que o vácuo não variou, ou seja no gráfico isso indica que apesar da rotação aumentar, o vácuo permanece inalterado, dois motivos para isso, apesar da maior rotação, a borboleta está mais aberta, e ainda tem a atuação do IAC (controle de entrada de ar da "lenta").
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Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Entendi, mas agora permita-me fazer uma observação quanto ao circuito. Fiquei aqui pensando no porquê ele não funcionou (fiz EXATAMENTE como você postou) e observei um problema aí.

Veja no circuito que eu proponho abaixo. A tensão a se variar/ajustar é a tensão que vai para o módulo, e portanto deve ser a tensão que vem do pino central do potenciômetro e não um dos laterais, como foi mostrado anteriormente. Num potenciômetro você fixa a tensão dos pinos das extremidades (um ao terra referencial, o outro à tensão que você quer alterar) e o pino do meio fornece justamente essa tensão rebaixada. Da forma como você tinha feito anteriormente, mesmo ao variar-se a posição do potenciômetro, ter-se-ia sempre a tensão do MAP na saída, fazendo com que o circuito não funcionasse da forma correta.

Sendo assim, tudo o que fiz foi trocar de posição os fios vermelho e azul, de forma que o fio que vai ao módulo seja o fio conectado ao pino central do potenciômetro. Amanhã vou testar dessa forma, acredito que agora sim vá funcionar.

Imagem

Aqui o que você postou anteriormente. Veja porque o circuito não funciona corretamente dessa forma:

Imagem
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