Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Usar mistura pobre com menos de 1/3 do acelerador é tranquilo, nada vai acontecer, de 1/3 até 1/2 acelerador só por pouco tempo, no máximo 1 minuto, acima disso desligue a chave.
Outra coisa deixe o carro regulado de forma que fique fraco mas sem engasgar, se deixar fraco demais, vai acabar até aumentando o consumo, assim como no carburado trocando por um gicle menor deixa mais econômico, colocando um muito menor aumenta o consumo por que é ar demais, acaba por ter que entrar mais combustível para compensar. O ideal é deixar no meio termo, fraco, mas sem engasgar, o ideal é ir na estrada e ficar ajustando e olhando um computador de bordo ou o scanner.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Beleza!

Acho que o potenciometro de 20K é muito grande, aqui ele está muito sensível, vou experimentar colocar um de 5K ou 10K, dependendo do que eu achar pra comprar, depois posto os resultados.

Percebi também que quando motor está quente ele fica bem mais esperto do que frio, para uma mesma regulagem.

Gostaria que o pessoal que usou o circuito poste aqui os resultados da economia de combustível.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Olha, eu usei... Parece q economisa mesmo. mas não gostava do resultado...
acho q ainda tenho o circuito aqui.

Se alguem quiser... posso dar ele...

O primeiro q postar ganha. hahaha se quiser eh claro!
E se eu achar ele aki. srrssr
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Regulei de forma a nao ficar muito fraco quando o motor esta frio e consegui passar de 8,5Km/l para 10Km/l na cidade. Na estrada ainda nao testei.

Pelos meus cálculos e medições das resistências, a tensão do MAP que chega no módulo foi rebaixada em 30% (Vmod = 0,7Vmap).
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Parece bom, o ideal é na estrada e quanto a redução do vlor do MAP, isso vai variar de carro a carro, pelo estado do motor.
iluminat
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 33
Registrado em: 10 Jul 2012, 00:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por iluminat »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Só para responder porque a fábrica não fez isso, bom, pense no seguinte, em 1992-94 o Monza era o que havia de mais sofisticado no Brasil, o TOP, os outros eram carburados, ou aquela "maravilha" do carburador eletrônico, alguém lembra disso? Bom quem comprava Monza o primeiro carro realmente de série com injeção (já havia antes mas eram apenas séries especiais), queria desempenho, status, agora pense quem compra um carro assim quer o desenpenho de um Gol 1000 ou de um Uno Mile carburados, nem pensar, o motor tem que ser forte até em baixa rotação nem que isso signifique consumir mais, de outro forma o Monza não teria vendido como vendeu. Sem falar que as revistas especializadas teriam massacrado o carro. Em se tratando de indústria o que vale é vender, assim para o Monza o que vale é desenpenho, para Gol 1000 o que vale é economia.

Mas eu ,17 anos depois, hoje, quero um carro que seja ao mesmo tempo econômico e potente.
gol 1000 do ano 1995 era uma ... e nunca foi economico ate hoje dificil um gol 1000 nem que seja G5 fazer 10 km/l na cidade
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por frfavoreto »

Como eu relatei anteriormente, o motor só tem um desempenho aceitável com o modo "economy" ativado quando está bem aquecido. Fiz uma experiência, retirando aquele bico de aspiração de ar que vai conectado à panela do filtro, assim o motor aspira ar quente o tempo todo. Com isso ele teve um bom desempenho com o modo "economy". Depois conectei novamente o bico de aspiração, nesse caso o motor aspira ar frio e mesmo depois de aquecido o desempenho não ficou tão bom, dá pra perceber que o carro fica um pouco mais fraco.

Porém como é sabido de todos, ar frio é melhor que ar quente por causa da maior densidade, com mais oxigênio. Só que isso exige maior quantidade de combustível para reagir com essa maior quantidade de oxigênio, correto? Se mantivermos a mesma quantidade de combustível após aumentar a densidade do ar (esfriá-lo), então a mistura passa a ficar pobre? Nesse caso não seria melhor então manter o motor aspirando ar quente, para melhorar o desempenho com uma menor quantidade de combustível (modo "economy" ativado)? Gostaria de um esclarecimento à respeito.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que aspirando ar-quente consequentemente irá consumir mais combustível para compensar a temperatura do ar, além de que irá aumentar a temperatura interna dos cilindros, ou seja, não compensa, o módulo de economia no meu ver é valido para uso em planos e percursos longos, na cidade acho que prejudica o desempenho e pode até aumentar o consumo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder