Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
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Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
A MTE thompson fabricante da VT que eu uso, recomenda a troca da mesma a cada ano ou 40.000km. É isso mesmo ou ela pode durar mais, claro que não vou esperar ela da problema pra trocar porem muita gente usa VT a muito mais de um ano sem problemas ...
O que vcs acham ? Como avaliar o estado dela ?
O que vcs acham ? Como avaliar o estado dela ?
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu
Em processo de restauração iniciado ...
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
Cara,
Tive dois Kadetts e agora parti pro Monza 96.
Pelo o q vi o motor é o mesmo dos Kadett, sendo assim a VT tbm é mesma. Nos meus 2 Kadetts se a temperatura subia um pouco acima do normal eu já trocava logo ela.
É a dica que eu posso te dar. Pq com o tempo a temperatura vai subindo mais e mais...
Uma nova original GM tá papo de R$30,00...
Abraços
Tive dois Kadetts e agora parti pro Monza 96.
Pelo o q vi o motor é o mesmo dos Kadett, sendo assim a VT tbm é mesma. Nos meus 2 Kadetts se a temperatura subia um pouco acima do normal eu já trocava logo ela.
É a dica que eu posso te dar. Pq com o tempo a temperatura vai subindo mais e mais...
Uma nova original GM tá papo de R$30,00...
Abraços
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
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Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
descobri por acaso num dia de frio peguei a estrada e constatei que a temperatura nem subiu o ponteiro frio mesmo.verifiquei que a válvula termostática estava travada aberta,troquei e ficou uma maravilha!!!
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
O meu não tem a valvula
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William Medeiro
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
Eu acho que já postei aqui duas vezes um método prático de se verificar o bom funcionamento da válvula. Fiz uma pesquisa e não consegui encontrar as mensagens.
Mas é o seguinte:
Com o carro frio, dá-se partida no motor e observa-se a temperatura da mangueira que sai da válvula termostática e vai para o radiador (aquela curta e grossa).
Durante os primeiros minutos de funcionamento, ele deve permanecer fria, significando que a termostática está fechada, não está deixando a água quente que circula no motor ir para o radiador.
Ao mesmo tempo observa-se o ponteiro da temperatura do motor, no painel.
Qdo o ponteiro atingir o meio da escala (um pouco menos, as vezes), o ponteiro deverá dar uma baixada rápida até quase o início da escala (o ponto da escala onde o ponteiro vai ficar depois da baixada vai depender do clima, no inverno vai baixar mais, no verão vai baixar menos (isso porque, dependendo da temperatura externa naquela hora, a água do radiador vai estar mais fria ou menos fria). Uma baixada rápida significa que a termostática está abrindo bastante. Se baixar devagar, significa que ela pode ter aberto pouco.
Nessa hora, a mangueira do radiador ficará quente, pois recebeu a água quente do motor.
Qdo a temperatura atingir de novo o meio da escala, o eletroventilador (nos carros EFI) deverá ligar e o ponteiro vai baixar de novo, desta vez mais lentamente, até atingir 1/4 da escala, qdo deverá desligar. Nos carburados o eletroventilador é acionado pelo interruptor no radiador (cebolão), e seu acionamento não tem a ver com a temperatura do motor, e sim a da água no fundo do radiador.
Dessa forma, pode-se ver a que temperaturas a termostática está abrindo e fechando.
Se a mangueira citada começar a esquentar logo que se dá partida no motor, a termostática está em pane (aberta), desencaixada do seu alojamento, ou algum desavisado retirou a termostática do motor.
Abraços
Mas é o seguinte:
Com o carro frio, dá-se partida no motor e observa-se a temperatura da mangueira que sai da válvula termostática e vai para o radiador (aquela curta e grossa).
Durante os primeiros minutos de funcionamento, ele deve permanecer fria, significando que a termostática está fechada, não está deixando a água quente que circula no motor ir para o radiador.
Ao mesmo tempo observa-se o ponteiro da temperatura do motor, no painel.
Qdo o ponteiro atingir o meio da escala (um pouco menos, as vezes), o ponteiro deverá dar uma baixada rápida até quase o início da escala (o ponto da escala onde o ponteiro vai ficar depois da baixada vai depender do clima, no inverno vai baixar mais, no verão vai baixar menos (isso porque, dependendo da temperatura externa naquela hora, a água do radiador vai estar mais fria ou menos fria). Uma baixada rápida significa que a termostática está abrindo bastante. Se baixar devagar, significa que ela pode ter aberto pouco.
Nessa hora, a mangueira do radiador ficará quente, pois recebeu a água quente do motor.
Qdo a temperatura atingir de novo o meio da escala, o eletroventilador (nos carros EFI) deverá ligar e o ponteiro vai baixar de novo, desta vez mais lentamente, até atingir 1/4 da escala, qdo deverá desligar. Nos carburados o eletroventilador é acionado pelo interruptor no radiador (cebolão), e seu acionamento não tem a ver com a temperatura do motor, e sim a da água no fundo do radiador.
Dessa forma, pode-se ver a que temperaturas a termostática está abrindo e fechando.
Se a mangueira citada começar a esquentar logo que se dá partida no motor, a termostática está em pane (aberta), desencaixada do seu alojamento, ou algum desavisado retirou a termostática do motor.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
Olá, amigos! Recentemente fui socorrer um amigo com um kadett 98 que estava com problemas de superaquecimento. O carro teve um vazamento na lateral direita do radiador que foi remendador com durepóxi . E a partir de então começou a apresentar sintoma de aquecimento. A ventoinha armava mas não baixava a temperatura. Fiz uma sangria no sistema e nada. Verifiquei a mangueira superior de radiador para ver o funcionamento da válvula. A mangueira estava quente, ou seja, imaginei estar funcionando, ou pelo menos, estava aberta. Depois de muito penar resolvi remover o alojamento da válvula termostática e para minha surpresa identificamos que a mesma tinha travado! Ficou o mistério: mangueira superior aquecida mas a válvula estava travada!
- Carlos A. Freire
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
Quando a VT não funciona a saída do radiador fica fria. A mangueira de entrada fica quente por conta de a água ficar quente na VT e o calor se expande. Mas se verificasse com termômetro de mira laser, a mangueira estaria esfriando até chegar na tampa do radiador, onde essa tampa também não chegaria a temperatura alta, diferente de um radiador obstruído.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?
Obrigado pela explicação! Realmente faz sentido!Carlos A. Freire escreveu: ↑02 Nov 2017, 15:08 Quando a VT não funciona a saída do radiador fica fria. A mangueira de entrada fica quente por conta de a água ficar quente na VT e o calor se expande. Mas se verificasse com termômetro de mira laser, a mangueira estaria esfriando até chegar na tampa do radiador, onde essa tampa também não chegaria a temperatura alta, diferente de um radiador obstruído.
Abs,
Carlos Freire
Abraço,
Rafael