Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Fev 2008, 19:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por cristianochs »

A MTE thompson fabricante da VT que eu uso, recomenda a troca da mesma a cada ano ou 40.000km. É isso mesmo ou ela pode durar mais, claro que não vou esperar ela da problema pra trocar porem muita gente usa VT a muito mais de um ano sem problemas ...

O que vcs acham ? Como avaliar o estado dela ?
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
Rafael Barros
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 99
Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por Rafael Barros »

Cara,

Tive dois Kadetts e agora parti pro Monza 96.

Pelo o q vi o motor é o mesmo dos Kadett, sendo assim a VT tbm é mesma. Nos meus 2 Kadetts se a temperatura subia um pouco acima do normal eu já trocava logo ela.

É a dica que eu posso te dar. Pq com o tempo a temperatura vai subindo mais e mais...

Uma nova original GM tá papo de R$30,00...

Abraços
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
negasarado
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 112
Registrado em: 04 Abr 2008, 22:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por negasarado »

descobri por acaso num dia de frio peguei a estrada e constatei que a temperatura nem subiu o ponteiro frio mesmo.verifiquei que a válvula termostática estava travada aberta,troquei e ficou uma maravilha!!! :lol: :lol:
alpha
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 136
Registrado em: 25 Out 2007, 11:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por alpha »

O meu não tem a valvula
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Monza S/R 1986 - Alcool - Cor: Prata
William Medeiro
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu acho que já postei aqui duas vezes um método prático de se verificar o bom funcionamento da válvula. Fiz uma pesquisa e não consegui encontrar as mensagens.
Mas é o seguinte:

Com o carro frio, dá-se partida no motor e observa-se a temperatura da mangueira que sai da válvula termostática e vai para o radiador (aquela curta e grossa).
Durante os primeiros minutos de funcionamento, ele deve permanecer fria, significando que a termostática está fechada, não está deixando a água quente que circula no motor ir para o radiador.
Ao mesmo tempo observa-se o ponteiro da temperatura do motor, no painel.
Qdo o ponteiro atingir o meio da escala (um pouco menos, as vezes), o ponteiro deverá dar uma baixada rápida até quase o início da escala (o ponto da escala onde o ponteiro vai ficar depois da baixada vai depender do clima, no inverno vai baixar mais, no verão vai baixar menos (isso porque, dependendo da temperatura externa naquela hora, a água do radiador vai estar mais fria ou menos fria). Uma baixada rápida significa que a termostática está abrindo bastante. Se baixar devagar, significa que ela pode ter aberto pouco.
Nessa hora, a mangueira do radiador ficará quente, pois recebeu a água quente do motor.
Qdo a temperatura atingir de novo o meio da escala, o eletroventilador (nos carros EFI) deverá ligar e o ponteiro vai baixar de novo, desta vez mais lentamente, até atingir 1/4 da escala, qdo deverá desligar. Nos carburados o eletroventilador é acionado pelo interruptor no radiador (cebolão), e seu acionamento não tem a ver com a temperatura do motor, e sim a da água no fundo do radiador.
Dessa forma, pode-se ver a que temperaturas a termostática está abrindo e fechando.
Se a mangueira citada começar a esquentar logo que se dá partida no motor, a termostática está em pane (aberta), desencaixada do seu alojamento, ou algum desavisado retirou a termostática do motor.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por rafamts »

Olá, amigos! Recentemente fui socorrer um amigo com um kadett 98 que estava com problemas de superaquecimento. O carro teve um vazamento na lateral direita do radiador que foi remendador com durepóxi :oops: . E a partir de então começou a apresentar sintoma de aquecimento. A ventoinha armava mas não baixava a temperatura. Fiz uma sangria no sistema e nada. Verifiquei a mangueira superior de radiador para ver o funcionamento da válvula. A mangueira estava quente, ou seja, imaginei estar funcionando, ou pelo menos, estava aberta. Depois de muito penar resolvi remover o alojamento da válvula termostática e para minha surpresa identificamos que a mesma tinha travado! Ficou o mistério: mangueira superior aquecida mas a válvula estava travada!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando a VT não funciona a saída do radiador fica fria. A mangueira de entrada fica quente por conta de a água ficar quente na VT e o calor se expande. Mas se verificasse com termômetro de mira laser, a mangueira estaria esfriando até chegar na tampa do radiador, onde essa tampa também não chegaria a temperatura alta, diferente de um radiador obstruído.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valvula Termostatica: como avaliar? quando trocar?

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos A. Freire escreveu: 02 Nov 2017, 15:08 Quando a VT não funciona a saída do radiador fica fria. A mangueira de entrada fica quente por conta de a água ficar quente na VT e o calor se expande. Mas se verificasse com termômetro de mira laser, a mangueira estaria esfriando até chegar na tampa do radiador, onde essa tampa também não chegaria a temperatura alta, diferente de um radiador obstruído.

Abs,

Carlos Freire
Obrigado pela explicação! Realmente faz sentido!

Abraço,
Rafael
Responder