Sensor Abertura de Borboleta.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Julielberty

Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por Julielberty »

Boa noite!
Gostaria de saber se este sensor de abertura de borboleta tem relação direta com o consumo do veiculo em estrada, pois o meu monzão está com a lenta alterada e segundo o mecânico, seria este sensor. O monzão está dando uma média de 10km/l na estrada... andando na manha... 80/100km/h... Será que a troca do mesmo vai influenciar no consumo?
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por José Leal »

Julielberty, não sei como é no Monza, mas no Tipo 1.6 I.E., Golf GL (antigo), o sensor é regulável. Se for regulável, procure ver se não está desregulado. Se não tiver regulagem, colocando a peça nova (se estiver com defeito mesmo), vai resolver o problema.

Vamos esperar os "papas" dos Monza (Carlos Freire, Diego Paiva, Luiz Carlos...) passarem por aqui e tirar essa dúvida.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por 500EF »

Como é que ele sabe que este sensor está com problema? A luz da injeção acendeu?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por Wagner »

Julielberty escreveu:Boa noite!
Gostaria de saber se este sensor de abertura de borboleta tem relação direta com o consumo do veiculo em estrada, pois o meu monzão está com a lenta alterada e segundo o mecânico, seria este sensor. O monzão está dando uma média de 10km/l na estrada... andando na manha... 80/100km/h... Será que a troca do mesmo vai influenciar no consumo?
Olá Julielberty, boa tarde!


Na lateral do TBI existe um outro sensor, o de marcha lenta, que é um motor de passo que aciona uma válvula, que pelo seu texto tudo indica que ele esteja sujo e prendendo essa válvula que regula a marcha lenta.( a sujeira é por conta da excelente qualidade da gasolina BR). Também existe um anel de vedação por onde, se danificado, pode entrar ar, pois este sensor é fixado ao TBI apenas por dois parafusos e vedado por este anel. Espero ter ajudado.



Imagem
Imagem

Abs. Wagner.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Julielberty,

o sensor de posição da borboleta do Monza EFI, com problemas, poderá aumentar o consumo de combustível sim. Algumas vezes, não fica código de falha no ECM e não acende a luz de anomalia.
Eu passei por esse problema em meu Monza GLS 96, a uns 5 anos atrás. Ao fazer o teste de funcionamento de todos os sensores, foi percebido que o sensor de posição de borboleta, indicava que estava com a borboleta aberta (7º se não me engano), com o carro em marcha lenta. Foi o único sensor que estava fora do padrão. Feito a troca do sensor, o carro voltou ao normal.
O meu Monza nessa época, estava consumindo muito combustível, chegou a fazer 9,6km/l de gasolina na rodovia. Não havia sintoma de instabilidade de marcha lenta, o desempenho não estava prejudicado e não acendia luz de anomalia. Os reparadores na época diziam que estava normal e que Monza bebia mesmo, foi minha insistência e ajuda na avaliação que descobrimos o problema do sensor de posição de borboleta.
A conclusão é que qualquer sensor, se não deixar de funcionar ou se tiver um funcionamento muito irregular, não ficará gravado na memória. Por isso, quando alguém tem problemas que não consegue resolver, peço para testar o funcionamento de todos os sensores, e comparar com a tabela do fabricante.

Outros sensores, velas, e ajuste de nível de CO, poderão apresentar esse sintoma, de excesso de consumo de combustível.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
alex8888
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jun 2017, 13:56
Cidade: campo grande
Estado: Mato Grosso do Sul-MS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por alex8888 »

Olá galera. Sou novo por aqui e falta me apresentar ainda, mas já adianto que este tópico me salvou, é exatamente isso que está acontecendo comigo no meu Monza, amanhã vou trocar a peça e colocarei aqui os resultados.
Obrigado monzeiros :ok:
Avatar do usuário
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 10 Nov 2014, 02:00
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por Wellington Silva »

O meu está dando código 22.
Troquei por um novo Delphi e a luz continua acesa.
Desliguei a bateria e tirei fusível da central, mas continua esse código 22.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor Abertura de Borboleta.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wellington Silva escreveu: 13 Nov 2021, 00:58 O meu está dando código 22.
Troquei por um novo Delphi e a luz continua acesa.
Desliguei a bateria e tirei fusível da central, mas continua esse código 22.
Fez algum teste além de código de falhas?
O código 22 indica baixa tensão no TPS com motor funcionando.
Além de sensor estar com aplicação correta e em bom funcionamento, tem que verificar o posicionamento do TPS no corpo de borboleta, o chicote, conectores aterramentos ou demais partes que podem causar um mau funcionamento do TPS.

O TPS e demais sensores tem como fazer medições para saber se estão bons ou ruins, antes mesmo de trocar. Ainda no caso do TPS, o teste pode ser medindo tensão ou medindo resistência (como se mede um potenciômetro ou resistência variável) com multímetro ou ainda, o funcionamento via scanner.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder