Instalação da Sonda Lambda

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

500EF escreveu:Conclusão: Use apenas o multímetro. É muito mais confiável e não interfere no sinal. Só de você ligar um hallmeter em paralelo na sonda, já costuma atrapalhar a leitura dela.
Pois é, mas o que me motivou a montar o computador de bordo, foi justamente a possibilidade de monitorar em tempo real as leituras de mistura. Não vou desistir ainda...rs...Hoje modifiquei meu circuito, dando uma isolada no sinal, e aumentando e em muito a impedância de entrada, em teoria não pode afetar mais no sinal da sonda lambda. Se não der, eu só tenho mais uma alternativa!!!
José Leal escreveu:Cara, eu tenho um tutorial ensinando como montar um hallmeter. Se vc quiser, posso enviá-lo.

Até mais.
Este tutorial que tu tens é um bargraphde led´s baseado no comparador LM3915/LM3914?
Se puder me mandar meu e-mail é: [email protected]

valew...
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

É amigos monzeiros, não tive êxito ainda....

Porém surgiu-se outra teoria...
Hoje eu fui no desmanche e o kra me trocou a sonda, e até me arrumou o conector com rabicho pra facilitar a ligação.

Detalhe: As 3 sondas que eu testei são de Ford KA, ou seja, movidos à gasolina.

Será que esta sonda em específico não é incompatível com o tipo de combustível? Pois quando liguei ela no carro só fiquei monitorando com o multímetro, e inicialmente parecia legal...depois de um tempo de funcionamento do motor, o sinal começou a cair e zerou...

Será que devido as características construtívas desta sonda, e utilizando ela pra carro movido a àlcool não provoque alguma anulação do sinal da sonda? Pensei que talvez devido ao excesso de água no combustível, forme muito condensado nas fendas que existe na sonda, e pelo fato de ser de difícil acesso, a água (vapor) permane lá dentro prejudicando o efeito de medição da sonda, e anulando o sinal?

Pois eu ví que existe outros tipos de sondas, talvez esta não seja indicada para uso em álcool...
Amanhã vou tentar ligar o carro dinovo, supondo que a água deva ter evaporado, e se o sinal voltar, estará comprovado a minha teoria!!!

vlw...
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

jonassnack escreveu:É amigos monzeiros, não tive êxito ainda....

Porém surgiu-se outra teoria...
Hoje eu fui no desmanche e o kra me trocou a sonda, e até me arrumou o conector com rabicho pra facilitar a ligação.

Detalhe: As 3 sondas que eu testei são de Ford KA, ou seja, movidos à gasolina.

Será que esta sonda em específico não é incompatível com o tipo de combustível? Pois quando liguei ela no carro só fiquei monitorando com o multímetro, e inicialmente parecia legal...depois de um tempo de funcionamento do motor, o sinal começou a cair e zerou...

Será que devido as características construtívas desta sonda, e utilizando ela pra carro movido a àlcool não provoque alguma anulação do sinal da sonda? Pensei que talvez devido ao excesso de água no combustível, forme muito condensado nas fendas que existe na sonda, e pelo fato de ser de difícil acesso, a água (vapor) permane lá dentro prejudicando o efeito de medição da sonda, e anulando o sinal?

Pois eu ví que existe outros tipos de sondas, talvez esta não seja indicada para uso em álcool...
Amanhã vou tentar ligar o carro dinovo, supondo que a água deva ter evaporado, e se o sinal voltar, estará comprovado a minha teoria!!!

vlw...
Sonda mede oxigenio e não gasolina ou álcool. A sonda mede a quantidade de O2 nos gases de escape. não tem nada havaer. O tipo de combustível só vai dizer se tem mais ou menos O2.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por 500EF »

Extamente. Tanto é que você pode tacar fogo na ponta dela com um isqueiro, ou em um fogão que vai medir do mesmo jeito.

Agora, excesso de combustível faz a leitura cair e até zerar, porque a sonda esfria. Será que não é este o seu caso?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

Que a sonda mede a concentração de Oxigênio eu sei, porém eu levantei essa questão pois achei muito estranho o comportamento das 3 sondas que foram semelhantes. E como água em sua composição básica contém Oxigênio, pensei que talvez com o acúmulo de vapor dentro das fendas da sonda, pudesse interferir no sinal...

Agora a questão do excesso de combustível, eu acho meio improvável, mas não vamos descartar....No entanto as leituas iniciais, quando a sonda ainda estava funcionando, foram em torno de 0,234V, ou seja, mistura pobre.

Sei lá....Estou de saco cheio dessas sondas!!! Ou as sondas estão bichadas, o estranho que esta já é a terceira...
:( :)
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

jonassnack escreveu:Que a sonda mede a concentração de Oxigênio eu sei, porém eu levantei essa questão pois achei muito estranho o comportamento das 3 sondas que foram semelhantes. E como água em sua composição básica contém Oxigênio, pensei que talvez com o acúmulo de vapor dentro das fendas da sonda, pudesse interferir no sinal...

Agora a questão do excesso de combustível, eu acho meio improvável, mas não vamos descartar....No entanto as leituas iniciais, quando a sonda ainda estava funcionando, foram em torno de 0,234V, ou seja, mistura pobre.

Sei lá....Estou de saco cheio dessas sondas!!! Ou as sondas estão bichadas, o estranho que esta já é a terceira...
:( :)
teu problema não é sonda. Pegue uma 4 fios qualquer e seja feliz. O teu problema está na elétrica, neste seu sistema. Instale uma 4 fios, e ligue só no multímetro e vamos ver se da problema.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por 500EF »

Fez o teste do isqueiro que eu falei?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

Bom seguite}:
Hoje cheguei do trampo, e pra minha surpresa, liguei o carro e fui no posto calibrar os pneus, e deixei o multímetro ligado.Durante todo o percurso, o sinal esteve presente, algo em torno de 0,548v.

vou tentar montar o cricuito do hallmeter com barra de leds, só pra efeito de teste.
mas ainda não desisti....oras bolas...rs... 8)
voltarei em breve com boas ou más notícias..rs...

valew pessoal. :D
Responder