Instalação da Sonda Lambda

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

jonassnack escreveu:A instalação da sonda lambda:

SDC11056.jpg (191.62 KB)
Eu teria instalado após a conexão para melhor leitura. Ali os gases que vem pelos cantos não foram uniformizados ainda, não dando uma leitura precisa. Mas ficou bom o serviço.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por José Leal »

Muito boa a instalação! Parabéns.

Marcell, o problema de se instalar a SL na parte intermediária, é que como essa parte precisa ser substituida com mais frequência, toda vez teria que refurar o tubo. Alí foi o melhor local mesmo.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por 500EF »

Vai funcionar... Já testou para ver se não está vazando nada na solda da porca?

A primeira vez que instalei a sonda no escape original ficou soprando e tive que mandar refazer a solda... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

Instalei o escape no carro e já fiz alguns testes!!!

Mas preciso tirar a teima, pois o teste que fiz foi muito breve.
Aparentemente não está vazando, mas vou chegar mais próximo da sonda pra verificar se está vazando...
EU não soldei porca alguma, fiz um furo com broca de 16mm e depois abri rosca no próprio escape, fazendo com que a sonda estrasse justa!!!

Detalhe: numa primeira leitura obtive 0,542V em marcha lenta, e quando eu acelerava ao invés de subir a leitura descia até 0,420 aprox.
Acontece que meu monza está meio estranho à tempos...
Peguei e fechei um pouco a borboleta do afogador pra restringir um pouco a entrada de AR do difusor 1, percebi que o carro ficou mais eficiente nas acelerações, e não engasga fácil, porém a sonda deu leitura de 0,232V em marcha lenta, ou seja, mistura pobre, quando deveria ser o contrário, já que a massa de ar é menor e maior é a de combustível. Estou perdendo os cabelos pra tentar achar uma solução pra falta de rendimento do motor. Farei novos teste hoje e alguns ajuste, e então postarei os resultados...

abç...
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Meu deus, ta meio baixa demais esta leitura não está não??
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por 500EF »

Se estiver com excesso, a sonda esfria e faz cair a leitura... observe se não é este o problema. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

saudações monzeiros!!!

Tenho novidades a cerca da nova ganbiarration tabajara kids!!!!

Segue o novo projeto em fotos abaixo anexas:

[img]COMPUMONZA.jpg%20(131.59%20KB)[/img]

[img]COMPUMONZA_2.jpg%20(127.70%20KB)[/img]

[img]COMPUMONZA_3.jpg%20(146.17%20KB)[/img]

COMPUMONZA_4.jpg (194.82 KB)

Com este novo "Computador de Bordo" posso:

- monitorar sinal de sonda Lambda
- monitorar temperatura externa
- monitorar temperatura do motor
- estado da ventoinha (ligado, desligado)
- estado do injetor de gasolina para partida à frio (ligado/ desligado)
- estado do 1º estágio do carburador (aberto/ fechado, na posição em que libera o came para abertura do 2º)
- estado do 2º estágio do carburador (aberto/fechado)
e ainda tenho mais 4 entradas para posteriores implementos.

Até que não demorei muito, desde o idéia, projeto e execução!!! :mrgreen:

Qualquer dúvidas, sugestões estamos ai a disposição!!!

abç.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por 500EF »

Só para facilitar a vida do pessoal, arrumei os links das imagens:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder