Instalação da Sonda Lambda

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

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pessoal, me dêem uma dica

onde vcs colocam as fotos na internet?

pois eu não consigo exibir as fotos aqui no site, não sei se é o local onde estou armazenando elas...

obrigado!
RicardoDS
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Re: Instalação da Sonda Lambda

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Eu utilizo o www.photobucket.com

:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

Karamba meu!!!

Estou zicado!!!
Comprei outra sonda lambda no ferro velho.
Instalei e medindo no multímetro funcionou aparentemente bem. Mas depois que coloquei no meu circuito ficou meio instável a leitura, talvez por que não estou tendo uma impedância legal no circuito e um filtro eficiente.

Mas enfim, coloquei meu multímetro em paralelo com a entrada do circuito, daí, o sinal foi caindo, caindo, caindo...até que uma ora zerou e não marcou mais nada!!! Não sai de zero.

Daí pensei: Caramba que sonda mais frágil, é bem provável que um curto circuito nos dois fios de sinal danifiquem a sonda.
Porém eu não provoquei um curto, apenas coloquei um circuito em paralelo, acredito que deva ter dado um total de 20Kohms, e já pifou a sonda?

Amanhã vou jogar um H no cara, pra trocar esta segunda sonda, afinal ela está meio amassada na ponta, posso alegar que isto pode ter sido a causa do mal funcionamento, algum fio rompido ou sei lá...rs..

alguém já montou um hallmeter caseiro?

valew
José Leal
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por José Leal »

Cara, eu tenho um tutorial ensinando como montar um hallmeter. Se vc quiser, posso enviá-lo.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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500EF
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por 500EF »

Conclusão: Use apenas o multímetro. É muito mais confiável e não interfere no sinal. Só de você ligar um hallmeter em paralelo na sonda, já costuma atrapalhar a leitura dela.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

500EF escreveu:Conclusão: Use apenas o multímetro. É muito mais confiável e não interfere no sinal. Só de você ligar um hallmeter em paralelo na sonda, já costuma atrapalhar a leitura dela.
Pois é, mas o que me motivou a montar o computador de bordo, foi justamente a possibilidade de monitorar em tempo real as leituras de mistura. Não vou desistir ainda...rs...Hoje modifiquei meu circuito, dando uma isolada no sinal, e aumentando e em muito a impedância de entrada, em teoria não pode afetar mais no sinal da sonda lambda. Se não der, eu só tenho mais uma alternativa!!!
José Leal escreveu:Cara, eu tenho um tutorial ensinando como montar um hallmeter. Se vc quiser, posso enviá-lo.

Até mais.
Este tutorial que tu tens é um bargraphde led´s baseado no comparador LM3915/LM3914?
Se puder me mandar meu e-mail é: [email protected]

valew...
jonassnack

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por jonassnack »

É amigos monzeiros, não tive êxito ainda....

Porém surgiu-se outra teoria...
Hoje eu fui no desmanche e o kra me trocou a sonda, e até me arrumou o conector com rabicho pra facilitar a ligação.

Detalhe: As 3 sondas que eu testei são de Ford KA, ou seja, movidos à gasolina.

Será que esta sonda em específico não é incompatível com o tipo de combustível? Pois quando liguei ela no carro só fiquei monitorando com o multímetro, e inicialmente parecia legal...depois de um tempo de funcionamento do motor, o sinal começou a cair e zerou...

Será que devido as características construtívas desta sonda, e utilizando ela pra carro movido a àlcool não provoque alguma anulação do sinal da sonda? Pensei que talvez devido ao excesso de água no combustível, forme muito condensado nas fendas que existe na sonda, e pelo fato de ser de difícil acesso, a água (vapor) permane lá dentro prejudicando o efeito de medição da sonda, e anulando o sinal?

Pois eu ví que existe outros tipos de sondas, talvez esta não seja indicada para uso em álcool...
Amanhã vou tentar ligar o carro dinovo, supondo que a água deva ter evaporado, e se o sinal voltar, estará comprovado a minha teoria!!!

vlw...
Marcell 500 EF
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

jonassnack escreveu:É amigos monzeiros, não tive êxito ainda....

Porém surgiu-se outra teoria...
Hoje eu fui no desmanche e o kra me trocou a sonda, e até me arrumou o conector com rabicho pra facilitar a ligação.

Detalhe: As 3 sondas que eu testei são de Ford KA, ou seja, movidos à gasolina.

Será que esta sonda em específico não é incompatível com o tipo de combustível? Pois quando liguei ela no carro só fiquei monitorando com o multímetro, e inicialmente parecia legal...depois de um tempo de funcionamento do motor, o sinal começou a cair e zerou...

Será que devido as características construtívas desta sonda, e utilizando ela pra carro movido a àlcool não provoque alguma anulação do sinal da sonda? Pensei que talvez devido ao excesso de água no combustível, forme muito condensado nas fendas que existe na sonda, e pelo fato de ser de difícil acesso, a água (vapor) permane lá dentro prejudicando o efeito de medição da sonda, e anulando o sinal?

Pois eu ví que existe outros tipos de sondas, talvez esta não seja indicada para uso em álcool...
Amanhã vou tentar ligar o carro dinovo, supondo que a água deva ter evaporado, e se o sinal voltar, estará comprovado a minha teoria!!!

vlw...
Sonda mede oxigenio e não gasolina ou álcool. A sonda mede a quantidade de O2 nos gases de escape. não tem nada havaer. O tipo de combustível só vai dizer se tem mais ou menos O2.
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