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Instalação da Sonda Lambda

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Nov 2008, 16:04

jonassnack escreveu:Que a sonda mede a concentração de Oxigênio eu sei, porém eu levantei essa questão pois achei muito estranho o comportamento das 3 sondas que foram semelhantes. E como água em sua composição básica contém Oxigênio, pensei que talvez com o acúmulo de vapor dentro das fendas da sonda, pudesse interferir no sinal...

Agora a questão do excesso de combustível, eu acho meio improvável, mas não vamos descartar....No entanto as leituas iniciais, quando a sonda ainda estava funcionando, foram em torno de 0,234V, ou seja, mistura pobre.

Sei lá....Estou de saco cheio dessas sondas!!! Ou as sondas estão bichadas, o estranho que esta já é a terceira...
:( :)

teu problema não é sonda. Pegue uma 4 fios qualquer e seja feliz. O teu problema está na elétrica, neste seu sistema. Instale uma 4 fios, e ligue só no multímetro e vamos ver se da problema.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor 500EF » 26 Nov 2008, 16:12

Fez o teste do isqueiro que eu falei?
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor jonassnack » 26 Nov 2008, 19:28

Bom seguite}:
Hoje cheguei do trampo, e pra minha surpresa, liguei o carro e fui no posto calibrar os pneus, e deixei o multímetro ligado.Durante todo o percurso, o sinal esteve presente, algo em torno de 0,548v.

vou tentar montar o cricuito do hallmeter com barra de leds, só pra efeito de teste.
mas ainda não desisti....oras bolas...rs... 8)
voltarei em breve com boas ou más notícias..rs...

valew pessoal. :D
jonassnack
 

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 29 Jul 2010, 17:23

alguem pode me explicar simplificadamente oq é sonda lambda?
e oq ela faz? abrass
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor gleidson » 29 Jul 2010, 17:29

sonda lambda e um sensor que mede a mistura ( rica ou pobre ) do ar /combustivel ... mais ou menos isso, quem poe um hallmeter controla se nao esta afogando o carro quando esta acelerando .... logo mais alguem explica melhor para vc .. :smt023
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 29 Jul 2010, 17:50

ah tah, então se eu colocar esse trem no meu monza ele pode economizar mais ainda?
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor 500EF » 29 Jul 2010, 17:52

Não. Sua injeção não tem nem idéia do que fazer com o sinal da sonda lambda.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 30 Jul 2010, 08:55

ah tah.. então não serve3 de nada pra mim isso? abrass
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor rogertecmec » 30 Jul 2010, 09:03

dbzronaldo escreveu:ah tah.. então não serve3 de nada pra mim isso? abrass


Não, a multec 700 trabalha em malha aberta. se vc instalar uma sonda lambda, a central da multec não vai interpretar e não vai ter como corrigir a mistura.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 30 Jul 2010, 09:35

entendi...
e os mpfi? tmb são assim?

é verdade q a IN. EFI é digital?
e a mpfi não é?

qual delas é a melhor??
abrass
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor acochaves » 30 Jul 2010, 11:16

as digitais sao melhores, analogica acho que so je-tronic(as primeira injecoes do brasil kadett GSI/monza EF, gol GTI/santana, uno, escort XR3), as digitais consegue guarda o codigo de falhas, se algum sensor der problema vc consegue chegar a algum lugar pra reparar o problema, com a analogica nao, alem do que pra se achar o problema tem que ir testando todos os sensores e atuadores.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor rogertecmec » 30 Jul 2010, 12:29

dbzronaldo escreveu:entendi...
e os mpfi? tmb são assim?

é verdade q a IN. EFI é digital?
e a mpfi não é?

qual delas é a melhor??
abrass


A MPFI utilizada nos monzas (bosch Le-jetronic) é uma injeção mpfi analógica. Os quatro bicos injetam combustível ao mesmo tempo.
A EFI utilizada nos monzas (multec 700) é digital.
A principal vantagem da Multec 700 sobre a Le-jetronic é a facilidade de diagnóstico e reparo, tendo em vista o fato da multec 700 armazenar os códigos de falha. E apartir de 1995 a multec 700 veio com o sistema de recovery. Em caso de falha de algum sensor ou componente, ela entrava em um programa especifico e mantinha o carro rodando (com um consumo maior) até vc realizar o diagnóstico e a manutenção.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Fhabyo Dias Neves » 19 Set 2010, 23:51

Mano gostei da ideia, mas no caso a instalação da sonda só serve para dar uma noção para regular o CO2, ela não supriria essa regulagem manual?
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor José Leal » 20 Set 2010, 11:50

Fhabyo, respondi sua MP.

O problema é que o sinal do potenciômetro é de ~1,8V e o sinal da sonda, com a mistura regulada é de ~500mV. Então, se vc simplesmente ligar a sonda no lugar do potenciômetro, no mínimo a central de IE vai se perder e entrar em modo de emergência. Pode ainda tornar seu carro extremamente poluente ou andar tão pobre que pode ocasionar alguma quebra.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Fhabyo Dias Neves » 21 Set 2010, 12:53

José valeu ai, no caso eu tenho que regular o CO, até a sonda marcar 500mV, ai eu sei que a mistura está certa, meu carro é alcool, e o dono também, KKKKKKK.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Carlos A. Freire » 21 Set 2010, 13:53

Fhabyo Dias Neves escreveu:José valeu ai, no caso eu tenho que regular o CO, até a sonda marcar 500mV, ai eu sei que a mistura está certa, meu carro é alcool, e o dono também, KKKKKKK.


Não é bem assim... sabemos que a tensão de referência do potenciômetro de CO do Monza EFI, fica entre 1,3 a 2,0V. Se baixar para 500mv terá grande problema ao funcionamento do motor.

Se conseguir fazer um circuito, onde a tensão de referência da UCE fique como com o potenciômetro ajustado corretamente, no melhor nível de CO, e ao mesmo tempo o sensor trabalhe dentro dos parâmetros também para melhor nível de CO, aí sim pode dar certo. Imagine que o sensor de oxigênio com 500mv consegue ajustar a referência do potenciômetro ao módulo em 1,5V (é só um exemplo). Assim seria o correto.

Abs,

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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Rafaelo » 21 Set 2010, 14:34

impossivel! sao 2 circuitos distintos. como o Carlos bem explicou. mesmo que a sonda indique mistura rica de mais 1.5V o modulo vai receber 1.5V oque seria pobre demais pra ela... como pode ver nao tem como usar pra nada uma sonda dessa em ligação no CO. a nao ser que faça um circuito paralelo oque acho inviavel. e mais facil troca de modulo.

agora usar uma sonda aquecida no escape pra regular a mistura base acho valido, mas ja adianto a multec 700 usa mistura travada! é como um carburador, usando malha aberta. a sonda so vai ajudar o acerto basico geral depois disso nao tem função alguma ela.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Fhabyo Dias Neves » 21 Set 2010, 16:12

Galera, penso que a intensão dos companheiros é conseguir uma forma para acertar a regulagem de CO, dessa forma todo esforço é válido, meu carro estava com 1.82 de voltagem ai baixei para 1.80 dei uma volta da nave e senti a diferença, mas como eu tenho a certeza que a regulagem está boa, ai só fazendo a medição dos gases, mas há situações que não se tem esse recurso, ai acho válido a idéia da sonda lambda. Abraços
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 21 Set 2010, 16:50

pra trocar de modulo é simples assim?
plug and play?
ou tem q mudar o coletor, e algumas peças de dentro do motor?
abrass
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Rafaelo » 21 Set 2010, 17:50

Fhabyo Dias Neves escreveu:Galera, penso que a intensão dos companheiros é conseguir uma forma para acertar a regulagem de CO, dessa forma todo esforço é válido, meu carro estava com 1.82 de voltagem ai baixei para 1.80 dei uma volta da nave e senti a diferença, mas como eu tenho a certeza que a regulagem está boa, ai só fazendo a medição dos gases, mas há situações que não se tem esse recurso, ai acho válido a idéia da sonda lambda. Abraços
Fhabyo, pra acerto da mistura base é um otimo recurso vale apena instalar esse sensor.

caso vc queira instalar compre sonda bosch 4 fios planar ela é a mais precisa das sondas narrow.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Rafaelo » 21 Set 2010, 17:56

dbzronaldo escreveu:pra trocar de modulo é simples assim?
plug and play?
ou tem q mudar o coletor, e algumas peças de dentro do motor?
abrass
ronaldo, simples nao é, mas tb nao é dificil. somente migrando pra MPFI do Espero que ainda usa distribuidor EFI e possui sonda, so teria que troca de ECU e coletor de admissao e derivados alem que alguns ajuste na eletrica. motor internamente continua intocavel nada de alteração, apenas a instalação do coletor MPFI
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Marcel Murai » 21 Set 2010, 18:55

rogertecmec escreveu:...E apartir de 1995 a multec 700 veio com o sistema de recovery. Em caso de falha de algum sensor ou componente, ela entrava em um programa especifico e mantinha o carro rodando (com um consumo maior) até vc realizar o diagnóstico e a manutenção.


Acho que não é exclusivo da multec pós 1995, tenho quase certeza que desde 1992 a multec possui este recurso de recovery.

Meu ex-monza 93 consegui retornar de viagem sem o TPS, aceleração estática em 2500 RPM +/- nao me lembro.
Seria bom se o HEI tivesse um recovery nao? hehe... Apesar que os MPFI modernos se acontecer de romper o fio do sensor da roda fônica pode chamar o guincho tambem.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Fhabyo Dias Neves » 21 Set 2010, 20:23

Mano não tem jeito, uma hora quebra ai depende da sorte e da reza, as vezes um gato salva outras só o guincho, por isso o melhor é cuidadar da mecanica com tudo em ordem é dificil ficar de prego.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor filipenogueira » 20 Out 2010, 03:00

Bom dia pessoal, desculpa ser o "coveiro" da vez mas to num dilema, tenho um monza GLS 95 EFI e gostaria de saber se tenho como instalar um hallmeter nele, não faço ideia se tem ou não a SL e se a leitura do hallmeter é prejudicada por eu usar GNV, tive um hallmeter num palio e funcionava uma beleza, mas no monza to meio perdido inclusive pelo fato do GNV, queria saber se a leitura permanece correta quando utilizado o GNV, desde já agradeço a todos. abraços
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor 500EF » 20 Out 2010, 11:20

Vai precisar de instalar uma sonda na descarga.

E deve funcionar sim, afinal a sonda lê o oxigênio que sobra da queima, não importando o que foi usado para queimar...
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