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Instalação da Sonda Lambda

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor jonassnack » 25 Nov 2008, 13:59

500EF escreveu:Conclusão: Use apenas o multímetro. É muito mais confiável e não interfere no sinal. Só de você ligar um hallmeter em paralelo na sonda, já costuma atrapalhar a leitura dela.
Pois é, mas o que me motivou a montar o computador de bordo, foi justamente a possibilidade de monitorar em tempo real as leituras de mistura. Não vou desistir ainda...rs...Hoje modifiquei meu circuito, dando uma isolada no sinal, e aumentando e em muito a impedância de entrada, em teoria não pode afetar mais no sinal da sonda lambda. Se não der, eu só tenho mais uma alternativa!!!

José Leal escreveu:Cara, eu tenho um tutorial ensinando como montar um hallmeter. Se vc quiser, posso enviá-lo.

Até mais.
Este tutorial que tu tens é um bargraphde led´s baseado no comparador LM3915/LM3914?
Se puder me mandar meu e-mail é: jonassnack@yahoo.com

valew...
jonassnack
 

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor jonassnack » 25 Nov 2008, 19:18

É amigos monzeiros, não tive êxito ainda....

Porém surgiu-se outra teoria...
Hoje eu fui no desmanche e o kra me trocou a sonda, e até me arrumou o conector com rabicho pra facilitar a ligação.

Detalhe: As 3 sondas que eu testei são de Ford KA, ou seja, movidos à gasolina.

Será que esta sonda em específico não é incompatível com o tipo de combustível? Pois quando liguei ela no carro só fiquei monitorando com o multímetro, e inicialmente parecia legal...depois de um tempo de funcionamento do motor, o sinal começou a cair e zerou...

Será que devido as características construtívas desta sonda, e utilizando ela pra carro movido a àlcool não provoque alguma anulação do sinal da sonda? Pensei que talvez devido ao excesso de água no combustível, forme muito condensado nas fendas que existe na sonda, e pelo fato de ser de difícil acesso, a água (vapor) permane lá dentro prejudicando o efeito de medição da sonda, e anulando o sinal?

Pois eu ví que existe outros tipos de sondas, talvez esta não seja indicada para uso em álcool...
Amanhã vou tentar ligar o carro dinovo, supondo que a água deva ter evaporado, e se o sinal voltar, estará comprovado a minha teoria!!!

vlw...
jonassnack
 

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Marcell 500 EF » 25 Nov 2008, 22:43

jonassnack escreveu:É amigos monzeiros, não tive êxito ainda....

Porém surgiu-se outra teoria...
Hoje eu fui no desmanche e o kra me trocou a sonda, e até me arrumou o conector com rabicho pra facilitar a ligação.

Detalhe: As 3 sondas que eu testei são de Ford KA, ou seja, movidos à gasolina.

Será que esta sonda em específico não é incompatível com o tipo de combustível? Pois quando liguei ela no carro só fiquei monitorando com o multímetro, e inicialmente parecia legal...depois de um tempo de funcionamento do motor, o sinal começou a cair e zerou...

Será que devido as características construtívas desta sonda, e utilizando ela pra carro movido a àlcool não provoque alguma anulação do sinal da sonda? Pensei que talvez devido ao excesso de água no combustível, forme muito condensado nas fendas que existe na sonda, e pelo fato de ser de difícil acesso, a água (vapor) permane lá dentro prejudicando o efeito de medição da sonda, e anulando o sinal?

Pois eu ví que existe outros tipos de sondas, talvez esta não seja indicada para uso em álcool...
Amanhã vou tentar ligar o carro dinovo, supondo que a água deva ter evaporado, e se o sinal voltar, estará comprovado a minha teoria!!!

vlw...

Sonda mede oxigenio e não gasolina ou álcool. A sonda mede a quantidade de O2 nos gases de escape. não tem nada havaer. O tipo de combustível só vai dizer se tem mais ou menos O2.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor 500EF » 26 Nov 2008, 09:14

Extamente. Tanto é que você pode tacar fogo na ponta dela com um isqueiro, ou em um fogão que vai medir do mesmo jeito.

Agora, excesso de combustível faz a leitura cair e até zerar, porque a sonda esfria. Será que não é este o seu caso?
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor jonassnack » 26 Nov 2008, 15:06

Que a sonda mede a concentração de Oxigênio eu sei, porém eu levantei essa questão pois achei muito estranho o comportamento das 3 sondas que foram semelhantes. E como água em sua composição básica contém Oxigênio, pensei que talvez com o acúmulo de vapor dentro das fendas da sonda, pudesse interferir no sinal...

Agora a questão do excesso de combustível, eu acho meio improvável, mas não vamos descartar....No entanto as leituas iniciais, quando a sonda ainda estava funcionando, foram em torno de 0,234V, ou seja, mistura pobre.

Sei lá....Estou de saco cheio dessas sondas!!! Ou as sondas estão bichadas, o estranho que esta já é a terceira...
:( :)
jonassnack
 

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor Marcell 500 EF » 26 Nov 2008, 16:04

jonassnack escreveu:Que a sonda mede a concentração de Oxigênio eu sei, porém eu levantei essa questão pois achei muito estranho o comportamento das 3 sondas que foram semelhantes. E como água em sua composição básica contém Oxigênio, pensei que talvez com o acúmulo de vapor dentro das fendas da sonda, pudesse interferir no sinal...

Agora a questão do excesso de combustível, eu acho meio improvável, mas não vamos descartar....No entanto as leituas iniciais, quando a sonda ainda estava funcionando, foram em torno de 0,234V, ou seja, mistura pobre.

Sei lá....Estou de saco cheio dessas sondas!!! Ou as sondas estão bichadas, o estranho que esta já é a terceira...
:( :)

teu problema não é sonda. Pegue uma 4 fios qualquer e seja feliz. O teu problema está na elétrica, neste seu sistema. Instale uma 4 fios, e ligue só no multímetro e vamos ver se da problema.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor 500EF » 26 Nov 2008, 16:12

Fez o teste do isqueiro que eu falei?
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor jonassnack » 26 Nov 2008, 19:28

Bom seguite}:
Hoje cheguei do trampo, e pra minha surpresa, liguei o carro e fui no posto calibrar os pneus, e deixei o multímetro ligado.Durante todo o percurso, o sinal esteve presente, algo em torno de 0,548v.

vou tentar montar o cricuito do hallmeter com barra de leds, só pra efeito de teste.
mas ainda não desisti....oras bolas...rs... 8)
voltarei em breve com boas ou más notícias..rs...

valew pessoal. :D
jonassnack
 

Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 29 Jul 2010, 17:23

alguem pode me explicar simplificadamente oq é sonda lambda?
e oq ela faz? abrass
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor gleidson » 29 Jul 2010, 17:29

sonda lambda e um sensor que mede a mistura ( rica ou pobre ) do ar /combustivel ... mais ou menos isso, quem poe um hallmeter controla se nao esta afogando o carro quando esta acelerando .... logo mais alguem explica melhor para vc .. :smt023
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 29 Jul 2010, 17:50

ah tah, então se eu colocar esse trem no meu monza ele pode economizar mais ainda?
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor 500EF » 29 Jul 2010, 17:52

Não. Sua injeção não tem nem idéia do que fazer com o sinal da sonda lambda.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 30 Jul 2010, 08:55

ah tah.. então não serve3 de nada pra mim isso? abrass
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor rogertecmec » 30 Jul 2010, 09:03

dbzronaldo escreveu:ah tah.. então não serve3 de nada pra mim isso? abrass


Não, a multec 700 trabalha em malha aberta. se vc instalar uma sonda lambda, a central da multec não vai interpretar e não vai ter como corrigir a mistura.
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Re: Instalação da Sonda Lambda

Mensagempor dbzronaldo » 30 Jul 2010, 09:35

entendi...
e os mpfi? tmb são assim?

é verdade q a IN. EFI é digital?
e a mpfi não é?

qual delas é a melhor??
abrass
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