Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
biel_monza

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por biel_monza »

Carlos A. Freire escreveu:
Olá amigo, vc tem a foto desse sensor meu carro ta com um problema desses
Biel,

então já localizou o problema do seu Monza? Sendo assim, não precisamos responder as peguntas dos outros tópicos feita for você?

O sensor MAP do Monza EFI, fica por baixo, atrás e a direita do compatimento do filtro de ar. Nele, deve estar um conector de cor verde. Além desse conector, vai uma mangueira de vácuo até a base do TBI.

Abs,

Carlos Freire
Olá carlos consegui localizar mas a peça parece nova, n sei se é realmente isso...
ja me falaram de rele da bomba, de sensor map, de rotor, sei que tirei a tampa do distribuidor dei uma limpada nos contatos limpei o rotor.. chequei as centelahs , elas estao meio avermelhadas e a do ultimo cilindro eu achei fraca... n sei se é bobina..
quero muito resolver este problema.
eu sei que o carro anda normal e depois começa a falhar.. ai eu desligo e ligo e anda algusn kilometros e para denovo.
em todo momento ouço a bomba funcionando... mas será que a pressao dela tá constante? dá esse tipi de problema em produto novo? tem 3 meses que comprei!
preciso resolver isso com urgencia
valeu!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olá Biel,

não troque peças sem ter certeza de que estejam ruins.
O primeiro passo é identificar se, o sintoma ocorre por excesso ou falta de combustível ou se é pane elétrica.
Para isso é preciso o uso de equipamentos específicos que um bom reparador com os equipamentos e conhecimentos poderá sanar facilmente esse problema.
Deve ser colocado um scanner no sistema de injeção eletrônica e verificar o funcionamento de sensor por sensor, conforme seus parâmetros de fábrica, de prefrência nas condições onde ocorre o sintoma.
Deve ser monitorado com manômetro a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.
Sendo pane de combustível, o mais comum é problemas com a bomba de combutível e seu aterramento que fica no porta-malas, perto da lanterna traseira direita.
Sendo pane elétrica, o módulo HEI, bobina implusora e bobina de alta tensão, são os itens que mais apresentam sintoma. Obs: Se for preciso trocar o módulo HEI, se não colocar original GM, coloque do da Delphi. É importante que o sistema de carga esteja funcionando bem, problemas com alternador enviando tensão superior a 14,5V (Muitas vezes esse sintoma é intermitente dificultando avaliação do reparador) poderá danifica equipamento elétricos, como o módulo HEI, módulo de injeção eletrônica (ECM), rádio...
Para esse sintoma a causa pode ser muitas, e sem fazer avaliação com carro presente, não poderemos dizer exatamente onde está o problema do carro. As vezes pode ser coisa simples, como falta de alimentação de 12V para a bobina ou bomba de combustível, por causa do comutador de partida ou algum dispositivo anti-furto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Joaoevangelista
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Mai 2017, 01:34
Cidade: Barra do pirai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Joaoevangelista »

Boa noite amigos eu tenho um problema com o meu Monza tubarão que está me deixando de cabelos branco , pois ele estava com um relé ligado na central logo na fiação da luz de anormalia , ele estava apresentando um baixo rendimento de 1000 giros até 2000 giros e as vezes estava morrendo , então retirei este relé , pois a luz de anormalia não estava acendendo aí que ela veio acender com a retirada do mesmo , só que ela agora , quando eu funciono o carro , ela fica a acesa direto , já fiz o jamper do lampejo e deu o erro 34 , olhei na tabela e vi que era sensor MAP , fiz a compra de outro , zerei a central apoia a substituição do mesmo , só que quando eu ligo o carro ela permanece ligada , fiz o teste com o multímetro nos terminais do MAP deu quase 5v só que só com a chave ligado , sem funcionar o motor , pode me dar uma luz a respeito deste problema que eu não estou conseguindo resolver , e mais uma coisa retirei a conexão do sensor do bloco e acusou no multímetro quase 9v, quando conectado está tensão cai para quase 5v , se alguém puder me ajudar agradeço , um abraço a todos .
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por waldir »

João
Sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta)
O fio Cinza que vai à UCE terminal 14 deve ter energia positiva entre 4,6 à 5,2 volts DC (somente com a chave ligada)
O outro fio da lateral é o fio Preto-Amarelo é o fio terra (deve ser testado com um polarizador ou com o multímetro)terminal A11 da UCE
O fio do meio Verde é o retorno para Central terminal C11

Código lampejante 34 pode ser mangueira entupida ou dobrada ou o encaixe no TBI entupido ( no caso dos motores a Etanol pode significar etanol dentro do MAP

O sensor do bloco (abaixo ou na direção do distribuidor) dá a informação para o painel e do relé de alta temperatura e no caso dos motores a Etanol aciona a injeção de gasolina na partida a frio.

Código lampejante 33 pode ser mangueira furada, trincada.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder