Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
HSGaspar

Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por HSGaspar »

Olá pessoal,

Sou novo no FORUM, e é a primeira vez que estou postando aqui.
Tenho um Monza 94 GLS 2.0 à alcool completo - ar e ABS.
Faz duas semanas que venho tendo problemas com meu monza, e pesquisando na internet, nesta semana que passo,u encontrei este forum, através do qual já tive bastante ajuda, mas agora descobri um problema que não achei resposta aqui.

É o seguinte:

Meu monza estava engasgando; ele perdia potência ao tentar manter a velocidade. Então troquei algumas peças que já estavam vencidas:
- Filtro de combustível;
- Rotor do distribuidor;
- Velas e cabos de vela;
mas não resolveu o problema.

Meu irmão também tem um monza (Classic 93 à alcool).
Resolvi então trocar, um de cada vez para testar, a bomba de combustível, módulo rei e tampa do distribuidor. Nada resolveu!

Levei o carro ao mecânico, onde desmontamos e limpamos o corpo do TBI e trocamos o atuador de marcha lenta e o problema não foi resolvido.

Ao fazer o diagnóstico, a injeção acusou erro número 34 (Sensor de pressão absoluta no coletor - MAP). Ao passar no scanner, o computador acusou que a pressão estava baixa.

Troquei, então, o sensor MAP do meu carro com o sensor carro do meu irmão e após apagar a memória de erros e religar o motor a luz da injeção ascendeu novamente; desta vez o código de erro foi 33 (MAP).

PERGUNTA: Será que o código 33 indica que a pressão está alta, uma vez que o código 34 indica pressão baixa?

Então resolvi trocar todo o corpo do TBI do meu carro com o do carro do meu irmão. E então achei o problema! O meu carro funcionou normalmente e o dele está engasgando.
Contudo ao andar com o carro a luz da injeção acendeu novamente. Desta vez o código acusado foi número 42 (Circuito do ponto eletrônico - EST), mas não encontrei nada a respeito des erro aqui no fórum.

Alguém pode me ajudar?

PS: Eu já comprei, mas ainda não troquei, todo o reparo do TBI (Juntas o'rings e um tal diafragma). Será que resolverá o problema?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Circuito do ponto eletrônico é o que faz o ponto de avanço avançar ou atrasar conforme necessidade. O módulo HEI fica "conversando" com módulo de injeção eletrônica para fazer a correção quando necessário. Contudo, um erro nesse circuito, não quer dizer que o problema esteja alí. É fato que em algum momento não houve a correção do ponto, por isso ficou gravado na memória, mas pode ter sido induzido por outro problema no carro, como sensor MAP, sensor de temperatura (CTS) ou ainda entrada de "ar falso" na base do TBI ou coletor de admissão. Um problema com chicote dos sensores, inclusive do módulo HEI ou falta de aterramento, ou ainda com alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (pode acontecer de forma intermitente, dificultando a avaliação do reparador) também pode influenciar no sintoma.
Não é difícil ser um problema com módulo HEI, mas, foi citado que foi trocado e na mensagem diz que teve várias situações de erro do sensor MAP. Eu daria uma atenção especial aí, verificando o correto funcionamento do sensor verificando se está trabalhando dentro dos parâmetros de fábrica e depois verificaria se os outros sensores estão também trabalhando nos seus parâmetros de fábrica.

PS: Tem certeza que seu Monza tem freio ABS? Não seria apenas com freio a disco na traseira?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
HSGaspar

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por HSGaspar »

Olá Carlos,

Eu imagino que as falhas não sejam mesmo devidas ao erro do EST pois apesar da injeção acusar a falha o carro funcionou perfeitamente. O problema está em algum lugar no corpo do TBI pois troquei o corpo todo do meu carro com o do carro do meu irmão e meu carro parou de engasgar ao passo que o dele passou a fazê-lo. Mas acho que não é problema do atuador da marcha lenta pois eu o subtitui por um Delphi novo.

Eu acredito que o problema seja mesmo alguma entrada de "ar falso" pois as vezes eu ouço um ruido de sucção bem estranho, é um ruído bem forte. Outra evidência é a junta que fica entre o corpo do TBI e a caixa do filtro de ar que está ressecada e quebrada. A questão é que faz um bom tempo que ouço esse barulho e só agora estou tendo problemas. De qualquer forma decidi comprar o reparo, mas ainda não tive tempo de mexer com isso. Eu estou um pouco preocupado pois no jogo que comprei vieram peças que nunca ví antes. Não sei se saberei trocar todas!

O módulo HEI que você mencionou é o que fica junto ao distribuidor, certo? Eu nunca havia visto escrito antes, só havia escutado por isso pensei que era REI! :D

Quanto a descrição do meu carro, acho que não me expressei bem. Eu quis dizer que ele é completo mas sem ar condicionado e sem ABS. Acho que ele é da mesma cor do seu, cinza bartoque. Depois colocarei uma foto dele no site.

Valeu pela dica!

Abraços.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu acredito que o problema seja mesmo alguma entrada de "ar falso" pois as vezes eu ouço um ruido de sucção bem estranho, é um ruído bem forte. Outra evidência é a junta que fica entre o corpo do TBI e a caixa do filtro de ar que está ressecada e quebrada. A questão é que faz um bom tempo que ouço esse barulho e só agora estou tendo problemas. De qualquer forma decidi comprar o reparo, mas ainda não tive tempo de mexer com isso. Eu estou um pouco preocupado pois no jogo que comprei vieram peças que nunca ví antes. Não sei se saberei trocar todas!
Entrada de ar falso, somente na base do TBI (abaixo da borboleta), no coletor de admissão (junta ou na mangueira fina do respiro), mangueiras que entram no TBI (furadas ou ligadas de forma errada), flauta de vácuo quebrada, hidrovácuo ou vacuômetro e sistema de acionamento do AC (quando tiver).
O módulo HEI que você mencionou é o que fica junto ao distribuidor, certo? Eu nunca havia visto escrito antes, só havia escutado por isso pensei que era REI!


Sim, o módulo HEI fica dentro do distribuidor junto com a bobina impulsora.

Quanto a descrição do meu carro, acho que não me expressei bem. Eu quis dizer que ele é completo mas sem ar condicionado e sem ABS. Acho que ele é da mesma cor do seu, cinza bartoque. Depois colocarei uma foto dele no site.
Meu Monza é um GLS 96, a cor é diferente, é o Cinza Monet perolizado.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu acredito que o problema seja mesmo alguma entrada de "ar falso" pois as vezes eu ouço um ruido de sucção bem estranho, é um ruído bem forte. Outra evidência é a junta que fica entre o corpo do TBI e a caixa do filtro de ar que está ressecada e quebrada. A questão é que faz um bom tempo que ouço esse barulho e só agora estou tendo problemas. De qualquer forma decidi comprar o reparo, mas ainda não tive tempo de mexer com isso. Eu estou um pouco preocupado pois no jogo que comprei vieram peças que nunca ví antes. Não sei se saberei trocar todas!
Entrada de ar falso, somente na base do TBI (abaixo da borboleta), no coletor de admissão (junta ou na mangueira fina do respiro), mangueiras que entram no TBI (furadas ou ligadas de forma errada), flauta de vácuo quebrada, hidrovácuo ou vacuômetro e sistema de acionamento do AC (quando tiver).
O módulo HEI que você mencionou é o que fica junto ao distribuidor, certo? Eu nunca havia visto escrito antes, só havia escutado por isso pensei que era REI!


Sim, o módulo HEI fica dentro do distribuidor junto com a bobina impulsora.

Quanto a descrição do meu carro, acho que não me expressei bem. Eu quis dizer que ele é completo mas sem ar condicionado e sem ABS. Acho que ele é da mesma cor do seu, cinza bartoque. Depois colocarei uma foto dele no site.
Meu Monza é um GLS 96, a cor é diferente, é o Cinza Monet perolizado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
HSGaspar

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por HSGaspar »

RESOLVIDO! :D

Consegui resolver o problema do meu monza. O problema estava no sensor MAP mesmo.

Acho que paguei bem barato no sensor (R$ 95,00) original da DELPHI. Eu o encontrei por esse preço no MercadoCar. Ainda bem pois tive que comprar dois pois eu quebrei o sensor do carro do meu irmão :?

Um abraço,

E obrigado pela ajuda!
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Marcel Murai »

95??!!! Pô! tá de graça! :shock: :shock:
Paguei 166,00 no meu Delphi! :smt011
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Avatar do usuário
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 338
Registrado em: 27 Set 2007, 22:05
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas-AM
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha no Circuito do ponto eletrônico - EST

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

Marcel Murai escreveu:95??!!! Pô! tá de graça! :shock: :shock:
Paguei 166,00 no meu Delphi! :smt011
Na verdade ta dado....encontrei o meu por 155 dinheiros Delphi no mercado paralelo...mas preferi comprar na rede autorizada da gm por 248 pilas...depois me disseram que a Delphi fabrica e a gm embala...se for verdade...perdi 93 GRANDES dinheiros....
Felippe Delgado

Continuando...
Responder