Boa noite, galera.
Estou em dúvida quanto ao uso do óleo do Monza. Retifiquei motor, pistão e anéis novos, comando, tuchos, escoras e balancins novos e bomba de óleo nova. Quando eu ligo o motor frio ele não bate, ouve leves ruídos dos tuchos, mas acredito que seja normal devido a idade do projeto. Quando eu desligo ele e uns poucos minutos depois, tipo: uns 2 a 5 minutos ele liga batendo tucho e demora a carregar de novo. Seria problema no óleo?
Estou usando um óleo Quartz 15W40 API SN. Eu não acho que o problema seja tucho, pois são novos da marca Indisa, segundo amigo meu, não é marca ruim. O que mais estou desconfiando no momento é a válvula de retenção do cabeçote, que pode estar causando isso. Ou eu deveria usar somente o 20W50 mineral?
Qual Óleo Usar?
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Qual Óleo Usar?
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
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Re: Qual Óleo Usar?
Igor, é uma situação muito relativa porquê normalmente se usa o 20W50 por recomendações de fábrica, porém nenhum manual diz qual óleo usar pós retífica completa.
Seguindo pelas variantes na questão retifica completa, também se usa o que se pede no manual por razões de ajustes não feitos na fábrica, mesmo sendo tudo bem ajustado e vedando bem, não dá para se comparar um motor com aperto de fábrica.
Já houve muitos casos como o seu em que de fato eram válvulas de retenção tanto do cabeçote como da bomba de óleo, mesmo sendo novas e, não tem a ver com o tipo de óleo e sim em reter o óleo, seja qual for.
Os tuchos de Monza/Kadett/Ipanema e alguns Vectra tem fama de baterem quando o motor está frio na primeira partida do dia, mas costuma ser imperceptível quando na verdade não é para bater nem frio nem quente.
Quando troquei na primeira vez no meu motor antigo, o kit comando eu comprei da Aplic, paguei muuuuuito caro, mas não tive problemas com tuchos.
Verifique a pressão de óleo quando frio e quente em lenta, frio 4 bar/quente fica entorno de 1,100 a 1,200bar, se estiver muito fora desses valores então algo deve ser corrigido e se tratando de retifica a verificação deve ser muito detalhada em tudo e não apenas ao tipo de óleo.
abs estamos ai
Seguindo pelas variantes na questão retifica completa, também se usa o que se pede no manual por razões de ajustes não feitos na fábrica, mesmo sendo tudo bem ajustado e vedando bem, não dá para se comparar um motor com aperto de fábrica.
Já houve muitos casos como o seu em que de fato eram válvulas de retenção tanto do cabeçote como da bomba de óleo, mesmo sendo novas e, não tem a ver com o tipo de óleo e sim em reter o óleo, seja qual for.
Os tuchos de Monza/Kadett/Ipanema e alguns Vectra tem fama de baterem quando o motor está frio na primeira partida do dia, mas costuma ser imperceptível quando na verdade não é para bater nem frio nem quente.
Quando troquei na primeira vez no meu motor antigo, o kit comando eu comprei da Aplic, paguei muuuuuito caro, mas não tive problemas com tuchos.
Verifique a pressão de óleo quando frio e quente em lenta, frio 4 bar/quente fica entorno de 1,100 a 1,200bar, se estiver muito fora desses valores então algo deve ser corrigido e se tratando de retifica a verificação deve ser muito detalhada em tudo e não apenas ao tipo de óleo.
abs estamos ai
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