Qual Óleo Usar?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Qual Óleo Usar?

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Boa noite, galera.
Estou em dúvida quanto ao uso do óleo do Monza. Retifiquei motor, pistão e anéis novos, comando, tuchos, escoras e balancins novos e bomba de óleo nova. Quando eu ligo o motor frio ele não bate, ouve leves ruídos dos tuchos, mas acredito que seja normal devido a idade do projeto. Quando eu desligo ele e uns poucos minutos depois, tipo: uns 2 a 5 minutos ele liga batendo tucho e demora a carregar de novo. Seria problema no óleo?
Estou usando um óleo Quartz 15W40 API SN. Eu não acho que o problema seja tucho, pois são novos da marca Indisa, segundo amigo meu, não é marca ruim. O que mais estou desconfiando no momento é a válvula de retenção do cabeçote, que pode estar causando isso. Ou eu deveria usar somente o 20W50 mineral?
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual Óleo Usar?

Mensagem não lida por dutra s a »

Igor, é uma situação muito relativa porquê normalmente se usa o 20W50 por recomendações de fábrica, porém nenhum manual diz qual óleo usar pós retífica completa.

Seguindo pelas variantes na questão retifica completa, também se usa o que se pede no manual por razões de ajustes não feitos na fábrica, mesmo sendo tudo bem ajustado e vedando bem, não dá para se comparar um motor com aperto de fábrica.

Já houve muitos casos como o seu em que de fato eram válvulas de retenção tanto do cabeçote como da bomba de óleo, mesmo sendo novas e, não tem a ver com o tipo de óleo e sim em reter o óleo, seja qual for.

Os tuchos de Monza/Kadett/Ipanema e alguns Vectra tem fama de baterem quando o motor está frio na primeira partida do dia, mas costuma ser imperceptível quando na verdade não é para bater nem frio nem quente.

Quando troquei na primeira vez no meu motor antigo, o kit comando eu comprei da Aplic, paguei muuuuuito caro, mas não tive problemas com tuchos.

Verifique a pressão de óleo quando frio e quente em lenta, frio 4 bar/quente fica entorno de 1,100 a 1,200bar, se estiver muito fora desses valores então algo deve ser corrigido e se tratando de retifica a verificação deve ser muito detalhada em tudo e não apenas ao tipo de óleo.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder