Cabo do velocímetro quebrou?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

Meu cabo do velocímetro soltou essa ponta plástica, conforme a foto.

Tem como encaixar de volta no cabo ou ela quebrou de vez? Só trocando o cabo? Não consegui encaixar.
IMG_2549.JPG
IMG_2548.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, o cabo do velocímetro quebrou. Agora é só substituir por um novo, tomando cuidado para passar o cabo novo no local correto. Se passar fora do local, corre o risco de o cabo novo durar pouco tempo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Além do cuidado em passar o cabo novo pelo caminho correto, atente para o comprimento do cabo.
Existe mais de um tipo de cabo de velocímetro aplicável aos Monzas.
Compare o novo com o velho antes de comprar.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 605
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por jshawk »

A do meu Monza 1995 também quebrou...

Gostaria de uma ajuda, já troquei do Vectra 94, porém nunca do Monza, como fazer a Troca? Como tirar o Painel? Quais cuidados tenho que tomar?

Outra pergunta, qual marca devo usar? Fania? Vi que tem vários tamanhos, como devo comprar na Internet, saberiam me dizer qual devo comprar para o meu Monza? Monza GLS 1995 EFI Manual e sem Computador de Bordo.

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

já troquei do Vectra 94, porém nunca do Monza, como fazer a Troca? Como tirar o Painel? Quais cuidados tenho que tomar?
jshawk

Tirar o painel de instrumentos é relativamente fácil. O único cuidado importante é desconectar o cabo do velocímetro da caixa de marchas antes (embora eu já tenha removido e instalado meu painel sem soltar a ponta da caixa de marchas, mas é mais trabalhoso, pois nesse caso é necessário enfiar a mão atrás do painel e desconectar o cabo antes da remoção total). Preste atenção no caminho que o cabo percorre depois de entrar no carro. Se você passar o cabo novo pelo caminho errado ele vai partir em pouco tempo. É tirar a moldura plástica, tirar o parafuso de fixação do painel e ir puxando ele com cuidado, soltando o plugue principal e algumas soquetes com lâmpadas. Anote a posição das soquetes, para não instalar na posição errada depois. O cabo do velocímetro tem uma trava. É só apertar a mesma e o cabo desencaixa do velocímetro.
qual marca devo usar? Fania? Vi que tem vários tamanhos, como devo comprar na Internet, saberiam me dizer qual devo comprar para o meu Monza? Monza GLS 1995 EFI Manual e sem Computador de Bordo.
Segundo o catálogo, o Monza GLS 1995 usa o cabo de número 52280736.
Como há muita informação errada na internet, sugiro que, antes de comprar o cabo, remova o antigo e meça o danado.
Assim, haverá menos probabilidades de receber um cabo diferente do original. Alguns poucos centímetros a mais não farão muita diferença (poucos centímetros), mas se o cabo for mais curto certamente dará problemas. O ideal é medir e comprar um igual. Se bem que o que partiu pode não ser o original. Isso só você (ou talvez nem você, se não possui o carro desde zero) pode dizer.
O ideal seria comprar um cabo da GM, mas Fania é tida como uma boa marca de cabos.
Não há muita tecnologia para se fazer um cabo. O mais importante é instalar o cabo corretamente, passando pelo caminho certo, sem curvas fechadas. Eu, quando compro um cabo, antes de instalar costumo lubrificar o mesmo com silicone spray, daqueles usados em esteiras de academia.
Cabos muito tempo no estoque podem estar secos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 23 Out 2020, 19:38
já troquei do Vectra 94, porém nunca do Monza, como fazer a Troca? Como tirar o Painel? Quais cuidados tenho que tomar?
jshawk

Tirar o painel de instrumentos é relativamente fácil. O único cuidado importante é desconectar o cabo do velocímetro da caixa de marchas antes (embora eu já tenha removido e instalado meu painel sem soltar a ponta da caixa de marchas, mas é mais trabalhoso, pois nesse caso é necessário enfiar a mão atrás do painel e desconectar o cabo antes da remoção total). Preste atenção no caminho que o cabo percorre depois de entrar no carro. Se você passar o cabo novo pelo caminho errado ele vai partir em pouco tempo. É tirar a moldura plástica, tirar o parafuso de fixação do painel e ir puxando ele com cuidado, soltando o plugue principal e algumas soquetes com lâmpadas. Anote a posição das soquetes, para não instalar na posição errada depois. O cabo do velocímetro tem uma trava. É só apertar a mesma e o cabo desencaixa do velocímetro.
qual marca devo usar? Fania? Vi que tem vários tamanhos, como devo comprar na Internet, saberiam me dizer qual devo comprar para o meu Monza? Monza GLS 1995 EFI Manual e sem Computador de Bordo.
Segundo o catálogo, o Monza GLS 1995 usa o cabo de número 52280736.
Como há muita informação errada na internet, sugiro que, antes de comprar o cabo, remova o antigo e meça o danado.
Assim, haverá menos probabilidades de receber um cabo diferente do original. Alguns poucos centímetros a mais não farão muita diferença (poucos centímetros), mas se o cabo for mais curto certamente dará problemas. O ideal é medir e comprar um igual. Se bem que o que partiu pode não ser o original. Isso só você (ou talvez nem você, se não possui o carro desde zero) pode dizer.
O ideal seria comprar um cabo da GM, mas Fania é tida como uma boa marca de cabos.
Não há muita tecnologia para se fazer um cabo. O mais importante é instalar o cabo corretamente, passando pelo caminho certo, sem curvas fechadas. Eu, quando compro um cabo, antes de instalar costumo lubrificar o mesmo com silicone spray, daqueles usados em esteiras de academia.
Cabos muito tempo no estoque podem estar secos.

Abs
Estou sofrendo com a história do cabo. O primeiro que comprei e era do mesmo tamanho do antigo que quebrou ficou fazendo barulho. Então comprei o famoso cabo do Monza automático, consegui encaixar, porém ficou fazendo barulho, um barulho que aumentava conforme a velocidade subia. Então esse cabo do Monza automático arrebentou com menos de 1 quilômetro de uso, a marca é Mundiflex. A do cabo anterior que também ficou fazendo barulho era CWB Cabos.

Percebi que o cabo antigo tinha ponta de plástico, esses cabos que estou comprando todos vem com ponta de metal. Será que tem diferença isso no ruído do cabo? Já me conformei em andar sem velocímetro, pelo menos tenho contador de rpm. :lol:
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 605
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por jshawk »

Monzaman escreveu: 27 Out 2020, 21:11
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 23 Out 2020, 19:38
já troquei do Vectra 94, porém nunca do Monza, como fazer a Troca? Como tirar o Painel? Quais cuidados tenho que tomar?
jshawk

Tirar o painel de instrumentos é relativamente fácil. O único cuidado importante é desconectar o cabo do velocímetro da caixa de marchas antes (embora eu já tenha removido e instalado meu painel sem soltar a ponta da caixa de marchas, mas é mais trabalhoso, pois nesse caso é necessário enfiar a mão atrás do painel e desconectar o cabo antes da remoção total). Preste atenção no caminho que o cabo percorre depois de entrar no carro. Se você passar o cabo novo pelo caminho errado ele vai partir em pouco tempo. É tirar a moldura plástica, tirar o parafuso de fixação do painel e ir puxando ele com cuidado, soltando o plugue principal e algumas soquetes com lâmpadas. Anote a posição das soquetes, para não instalar na posição errada depois. O cabo do velocímetro tem uma trava. É só apertar a mesma e o cabo desencaixa do velocímetro.
qual marca devo usar? Fania? Vi que tem vários tamanhos, como devo comprar na Internet, saberiam me dizer qual devo comprar para o meu Monza? Monza GLS 1995 EFI Manual e sem Computador de Bordo.
Segundo o catálogo, o Monza GLS 1995 usa o cabo de número 52280736.
Como há muita informação errada na internet, sugiro que, antes de comprar o cabo, remova o antigo e meça o danado.
Assim, haverá menos probabilidades de receber um cabo diferente do original. Alguns poucos centímetros a mais não farão muita diferença (poucos centímetros), mas se o cabo for mais curto certamente dará problemas. O ideal é medir e comprar um igual. Se bem que o que partiu pode não ser o original. Isso só você (ou talvez nem você, se não possui o carro desde zero) pode dizer.
O ideal seria comprar um cabo da GM, mas Fania é tida como uma boa marca de cabos.
Não há muita tecnologia para se fazer um cabo. O mais importante é instalar o cabo corretamente, passando pelo caminho certo, sem curvas fechadas. Eu, quando compro um cabo, antes de instalar costumo lubrificar o mesmo com silicone spray, daqueles usados em esteiras de academia.
Cabos muito tempo no estoque podem estar secos.

Abs
Estou sofrendo com a história do cabo. O primeiro que comprei e era do mesmo tamanho do antigo que quebrou ficou fazendo barulho. Então comprei o famoso cabo do Monza automático, consegui encaixar, porém ficou fazendo barulho, um barulho que aumentava conforme a velocidade subia. Então esse cabo do Monza automático arrebentou com menos de 1 quilômetro de uso, a marca é Mundiflex. A do cabo anterior que também ficou fazendo barulho era CWB Cabos.

Percebi que o cabo antigo tinha ponta de plástico, esses cabos que estou comprando todos vem com ponta de metal. Será que tem diferença isso no ruído do cabo? Já me conformei em andar sem velocímetro, pelo menos tenho contador de rpm. :lol:
O único problema de ficar sem velocímetro são os radares e ficar sem a noção de KM rodado.
Por isso gosto de saber qual marca é melhor, pois assim eu não tenho culpa (pelo menos na compra).

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 27 Out 2020, 21:11

Estou sofrendo com a história do cabo. O primeiro que comprei e era do mesmo tamanho do antigo que quebrou ficou fazendo barulho. Então comprei o famoso cabo do Monza automático, consegui encaixar, porém ficou fazendo barulho, um barulho que aumentava conforme a velocidade subia. Então esse cabo do Monza automático arrebentou com menos de 1 quilômetro de uso, a marca é Mundiflex. A do cabo anterior que também ficou fazendo barulho era CWB Cabos.

Percebi que o cabo antigo tinha ponta de plástico, esses cabos que estou comprando todos vem com ponta de metal. Será que tem diferença isso no ruído do cabo? Já me conformei em andar sem velocímetro, pelo menos tenho contador de rpm. :lol:
O cabo está quebrando e fazendo ruídos, porque deve estar passando errado na carroceria, como já cimentado aqui e em outros tópicos sobre esse tema.
O tamanho do cabo, desde que alcance no câmbio, e as pontas de metal ou de plástico não tem nada a ver com a durabilidade ou com ruídos.
A passagem do cabo na carroceria tem de ser de forma que ao montar o painel, o cabo não dobre ou faça curva muito fechada. O cabo tem que ficar reto ao entrar no painel.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder