Cabo do velocímetro quebrou?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

Pois é. Mas não dá pra ficar dizendo que sempre quando o cabo não encaixa é pq a instalação tá errada. Acredito que tenha outras variáveis. A própria caixa de câmbio pode estar mais baixa que o normal, só n sei como.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 28 Out 2020, 15:42 Pois é. Mas não dá pra ficar dizendo que sempre quando o cabo não encaixa é pq a instalação tá errada. Acredito que tenha outras variáveis. A própria caixa de câmbio pode estar mais baixa que o normal, só n sei como.
Nesse caso você tem um outro defeito a ser consertado, mas digo que para o cabo corretamente passado e a transmissão baixou ele não totalmente esticado. Haja visto quando se solta coxins de câmbio ou de motor ou mesmo quando estão totalmente arriados.

No seu caso tem que investigar o que não está certo.

Vale lembrar que se seu Monza Classic estiver sem o VSS do CB, aí sim, o cabo tem que ser o maior.

Boa sorte.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Out 2020, 16:31
Monzaman escreveu: 28 Out 2020, 15:42 Pois é. Mas não dá pra ficar dizendo que sempre quando o cabo não encaixa é pq a instalação tá errada. Acredito que tenha outras variáveis. A própria caixa de câmbio pode estar mais baixa que o normal, só n sei como.
Nesse caso você tem um outro defeito a ser consertado, mas digo que para o cabo corretamente passado e a transmissão baixou ele não totalmente esticado. Haja visto quando se solta coxins de câmbio ou de motor ou mesmo quando estão totalmente arriados.

No seu caso tem que investigar o que não está certo.

Vale lembrar que se seu Monza Classic estiver sem o VSS do CB, aí sim, o cabo tem que ser o maior.

Boa sorte.

Abs,

Carlos Freire
Não sei o que é VSS. Nem sei como essa peça se parece. Mas antes o cabo estava encaixado corretamente, quebrou pq a ponta plástica havia soltado quando abri o painel.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 28 Out 2020, 16:58

Não sei o que é VSS. Nem sei como essa peça se parece. Mas antes o cabo estava encaixado corretamente, quebrou pq a ponta plástica havia soltado quando abri o painel.
VSS - Vehicle Speed Sensor (sensor de velocidade do veículo) - É um
sensor que gera pulsos conforme o carro anda, informando o computador de bordo ou a injeção da
distância percorrida por ele. Serve para calcular a velocidade do carro.

Ele fica entre o cabo do velocímetro e o câmbio, dele sai um conector com 3 fios.

Nesse link vai ver como é a peça nova: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a2a487a7f4

Então, o cabo do velocímetro sem computador de bordo é mais comprido do que o que tem o equipamento ou o dos modelos com injeção eletrônica, nesses casos é menor prevendo a altura do VSS.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Out 2020, 17:05
Monzaman escreveu: 28 Out 2020, 16:58

Não sei o que é VSS. Nem sei como essa peça se parece. Mas antes o cabo estava encaixado corretamente, quebrou pq a ponta plástica havia soltado quando abri o painel.
VSS - Vehicle Speed Sensor (sensor de velocidade do veículo) - É um
sensor que gera pulsos conforme o carro anda, informando o computador de bordo ou a injeção da
distância percorrida por ele. Serve para calcular a velocidade do carro.

Ele fica entre o cabo do velocímetro e o câmbio, dele sai um conector com 3 fios.

Nesse link vai ver como é a peça nova: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a2a487a7f4

Então, o cabo do velocímetro sem computador de bordo é mais comprido do que o que tem o equipamento ou o dos modelos com injeção eletrônica, nesses casos é menor prevendo a altura do VSS.

Abs,

Carlos Freire
Pois é. Não é o caso então. Todos os cabos que usei até agora são para Monza sem computador de bordo. Mesmo assim nenhum deles deu.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Isso só prova que tem algo errado na instalação do cabo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Out 2020, 20:49 Isso só prova que tem algo errado na instalação do cabo.
Acho que o cabo antigo era 910mm e esse é 840mm. Por isso não encaixa.
Avatar do usuário
rafaelmedeiros
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Out 2019, 20:06
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por rafaelmedeiros »

Boa tarde!
Aproveitando, meu Monza 91 esta com o velocímetro oscilando bastante, em qualquer velocidade.

Sei que tem tópicos sobre, mas já troquei o cabo do velocímetro ontem, passei como está nas fotos tudo certo, mas continuou com a mesma oscilação...

Andei sem o painel em baixa velocidade para poder ver o cabo girando, e gira liso, sem picos e etc...

Alguém sabe o que pode ser? Desmontei todo painel e não constatei nada estranho. Me falaram que poderia ser aquela engrenagem de plástico que tem dentro, mas pelo que observei seria apenas para rodar a quilometragem, que está normal.
Responder