Cabo do velocímetro quebrou?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafaelmedeiros escreveu: 11 Nov 2020, 15:11 Boa tarde!
Aproveitando, meu Monza 91 esta com o velocímetro oscilando bastante, em qualquer velocidade.

Sei que tem tópicos sobre, mas já troquei o cabo do velocímetro ontem, passei como está nas fotos tudo certo, mas continuou com a mesma oscilação...

Andei sem o painel em baixa velocidade para poder ver o cabo girando, e gira liso, sem picos e etc...

Alguém sabe o que pode ser? Desmontei todo painel e não constatei nada estranho. Me falaram que poderia ser aquela engrenagem de plástico que tem dentro, mas pelo que observei seria apenas para rodar a quilometragem, que está normal.
Todos os casos que peguei esse sintoma, ou seja, 100% dos caso ou era problema no cabo ou cabo passando errado pela carroceria. Isso mesmo em velocímetros com desgastes e com folga no eixo de entrada. Houve alguns poucos casos que o sensor de velocidade VSS estava com mecanismo preso. A solução foi passar corretamente, quando cabo era novo e de qualidade, limpeza e lubrificação do cabo, quando já era muito usado e troca quando o cabo quando não estava com seu corpo em ordem. No caso do sensor VSS enroscando, teve de ser trocado.
Essa apenas foi as experiências que tive com velocímetro de qualquer carro, inclusive, alguns Monza. Ah! Teve alguns casos que não encaixaram corretamente o cabo no pinhão do câmbio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafaelmedeiros
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Out 2019, 20:06
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por rafaelmedeiros »

O meu cabo está passando assim, pode dizer se está certo? Passei ele como estava o cabo antigo o qual pensei que fosse o problema.
Imagem

Imagem

Aqui nessa última foto ao subir está saindo reto no velocímetro, assim como em uma foto anterior deste post.
Se eu passasse ele saindo reto do furo até o painel, ficaria um Z pra encaixar no velocímetro pois tem aquela chapa.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Monzaman »

rafaelmedeiros escreveu: 21 Nov 2020, 16:53 O meu cabo está passando assim, pode dizer se está certo? Passei ele como estava o cabo antigo o qual pensei que fosse o problema.
Imagem

Imagem

Aqui nessa última foto ao subir está saindo reto no velocímetro, assim como em uma foto anterior deste post.
Se eu passasse ele saindo reto do furo até o painel, ficaria um Z pra encaixar no velocímetro pois tem aquela chapa.
Parece que está correto sim. Se não estiver pressionando o painel para fora nem fazendo barulho, é porque deu certo. Eu estava passando pelo local errado o meu, por isso a dificuldade, também descobri que os cabos de 840mm não servem no meu Monza, mas agora deu tudo certo. Também tenho uma oscilação no ponteiro de velocidade entre 20 km/h e 40 km/h, mas o baile que eu tomei do cabo foi tão grande que nem estou ligando para isso, está marcando corretamente até então.
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 605
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por jshawk »

Demorei tanto tempo para tomar coragem para trocar que acabei comprando errado...
O amigo Luiz Carlos (Rio) tinha acertado na informação, meu cabo era Original GM ainda de Código: 52280736, deixei passar e comprei outro, o de 840mm.

Porém na informação do Catálogo da FANIA, esse cabo é para Monza com CB e a pegadinha foi essa, meu Monza não veio com CB de fábrica.

Fica ai o relato da minha experiência, leia com atenção tudo de novo para da um vacilo bobo desse.
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jshawk escreveu: 24 Jun 2021, 14:05 Demorei tanto tempo para tomar coragem para trocar que acabei comprando errado...
O amigo Luiz Carlos (Rio) tinha acertado na informação, meu cabo era Original GM ainda de Código: 52280736, deixei passar e comprei outro, o de 840mm.

Porém na informação do Catálogo da FANIA, esse cabo é para Monza com CB e a pegadinha foi essa, meu Monza não veio com CB de fábrica.

Fica ai o relato da minha experiência, leia com atenção tudo de novo para da um vacilo bobo desse.
O cabo com CB seria no caso se usar em Monza carburado, pois vai descontar o tamanho do sensor de velocidade VSS. Desta forma o cabo é mais curto do que o carburado sem CB. Para Monza EFI seria o mesmo que ter o CB, por conta do sensor de velocidade VSS que todos tem.

Fique atento na passagem do cabo pela carroceria, onde se fizer curva muito fechada o cabo não vai durar. Esse é o maior erro na troca dos cabos. Os demais em termos de tamanho não seria tanto problemático, levando em conta se tem o VSS no carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Anderson1994
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Mar 2024, 13:40
Cidade: Petrópolis
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Anderson1994 »

Boa tarde Carlos!
Estou precisando comprar um cabo novo para o meu Monza GLS 94, sem computador de bordo... Mas não estou achando da marca Fania para o GLS. Vc sabe me dizer qts milímetros teria esse cabo que serviria no meu Monza?
Estou com medo de comprar errado. Mt obg!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do velocímetro quebrou?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Anderson1994 escreveu: 20 Mar 2024, 14:01 Boa tarde Carlos!
Estou precisando comprar um cabo novo para o meu Monza GLS 94, sem computador de bordo... Mas não estou achando da marca Fania para o GLS. Vc sabe me dizer qts milímetros teria esse cabo que serviria no meu Monza?
Estou com medo de comprar errado. Mt obg!!
Bom dia Anderson.

Em 1994 o Monza não vinha mais de fábrica com computador de bordo. A diferença no cabo do velocímetro entre ter ou não CB é o sensor de velocidade VSS, que quando não tem o cabo deve ser maior. Como todo Monza EFI tem sensor de velocidade VSS, pode ser o maior ou o menor para aplicação com painel com conta giros. Se não estiver enganado, o tamanho do cabo, fica entre 900 e 920mm. Sendo maior e ter o mesmo encaixe não há problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder