De E.F.I. para MPFI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: De E.F.I para MPFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Renato, sobre a questão de aumento de potência e Inmetro acredito que não deve se preocupar, pois (ao meu ver) você não está aumentando a potência, porquê você está botando uma injeção original que foi regulada para esse motor e, o cabeçote não vai mudar isso. Então, para que ir no Inmetro?
Eu mesmo fui tratar de passar o motor para o documento e não me disseram de passar em Inmetro, mesmo porquê, comprei novo e não usado, só não consegui (ainda), porque o carro está no nome da minha esposa e ela vive mais no trabalho do que em casa.

Você apenas irar informar que vai ser uma injeção multiponto original do motor, e se não me engano, os Kadett 98 são todos a gasolina e (a lataria não vai dar e nem perder 10% de potência), rsrsrsr!

Sobre as correias, essa mais fina que você diz são o sistema dos Monza/Kadett/Ipanema 96 >, Vectra/Astra/Zafira/Corsa... todos 8 válvulas (Família 2 até 2011/12)

Você comprou o motor novo, mas flex ou gasolina?

Sobre o óleo, se já está usando de um tipo então continue, não acho boa idéia botar mais fino, porque o problema não apenas o tipo de cabeçote, mas o óleo que estava usando (isso se aplica ao parcial também), cabeçote roller por exemplo foi projetado apenas para esse óleo 5W30, já o parcial tenho minhas dúvidas. Mas acredito que se eu fosse usar o meu cabeçote antigo, certamente eu iria continuar com o 20W50, mesmo porquê, o parcial era novo, acho que teria problema se fosse usado que usava 5W30.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: De E.F.I para MPFI

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Quanto a questão do óleo lubrificante...

Em um dos meus Monzas (o primogênito, que é um SL/E 1993 Vermelho Maiorca 2.0 EFI gas) sempre usei o 20W50 mineral. No ano passado, o motor dele abriu o bico e fiz o motor completo, tudo com peças originais GM. Eu ia comprar um bloco novo, mas estava saindo mais caro que a retífica naquele momento, infelizmente.

Após montar o motor, a primeira abastecida de óleo foi com 15W40 semi sintético. Até abri um tópico aqui no fórum sobre isso. Rodei alguns km para amaciamento, esgotei o óleo e filtro. A outra abastecida fiz com o 5W30 sintético, por minha conta e risco. Já tem um ano que estou com o 5W30, usando o carro quase todos os dias (as vezes uso direto) e não tive problemas nenhum no motor. Ao contrário, só me trouxe benefícios: partida frio mais rápida, motor mais solto e silencioso, pressão de óleo maior (monitorada via manômetro em diversas circunstâncias). Meu motor é todo retificado, mas se trata de um fase 2, inclusive o cabeçote. Mas é tudo novo! Agora particularmente não utilizaria num motor muito usado, pois como foi dito aqui: é um óleo muito fino.

Em contrapartida, tenho um outro Monza SL/E 1993 Cinza Leon 2.0 EFI álcool, com 262.000km originais STD, onde ainda uso o 20W50. Talvez coloque um 15W40, mas iria monitorar a pressão de óleo e o comportamento do motor (queima de óleo e etc), mas não passaria disso, também pelo fato de não gostar de ficar mudando óleo de motor toda hora. Costumo usar mesmo óleo a longos períodos.
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Pois é, motor novo retificado ou novo na caixa limpo e sem contaminação é uma coisa, motor já contaminado por vários km de uso é outra coisa e mesmo que se faça limpeza, ele já se acomodou com aquela densidade de óleo. Já vi casos em que botaram óleo mais fino e o motor não tinha folga, não queimava óleo e não rajava, e nisso, passou a ficar levemente mais barulhento. Isso não só com motor GM mas também de outras montadoras.

O meu por exemplo, já está indo para 100.000km, não raja, não bate, não queima óleo e mesmo assim, estou pensando em mudar para 15W40, apesar desse cabeçote roletado ter sido designado apenas para 5W30, mas estou estudando ainda, mesmo porquê, o preço que está o 5W30 hoje, não está sendo aceitável, mesmo o mais barato, rsrsrrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Verdade!

Eu só troquei, por essa razão: motor sem contaminação!

É aí onde mora o perigo nas alternâncias de óleo lubrificante. O povo mistura sintético com mineral, e vice-versa, e a coisa termina mal.

Mas o óleo 15W40 é muito bom também. Gosto dessa especificação.
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pelo menos a viscosidade SAE 15W40 está prevista como recomendado no manual do proprietário do Monza, rs!
Entendo que a montadora quando coloca as viscosidades recomendada, ela fez vários testes de laboratório e prático para recomendar as viscosidades de lubrificantes. Entendo que também não é nós sem parâmetro técnico algum, devemos mudar por KM rodados e sem testes laboratoriais, indicando o possível desgaste das peças móveis do motor. Para o motor rajar ou bater, o desgaste é muito grande e não ocorre do dia para noite.

Outra coisa, quando a montadora recomenda uma viscosidade e, no Monza são 3, essas são para vida toda do motor. Não tem diferença para motor novo ou bem usado. Os desgastes não ocorrem por igual em todo motor. Onde está com maior desgaste, pode ser preenchido pelo óleo mais viscoso e onde não teve desgaste, pode complicar a lubrificação.

Eu fiz um curso na Metal Leve/Mahle e falaram muito sobre viscosidade recomendada e funções do lubrificante.
O óleo não tem somente a função de lubrificação, tem também a função de arrefecimento, proteção contra oxidação, proteção contra gases oriundos da queima do combustível, que mistura ao lubrificante e, uma bem importante, que é o amortecimento da biela com virabrequim. Ou seja, quando ocorre a explosão, o pistão desce como uma pancada na sua cabeça e, o filme de óleo entre as bronzina e o vira, faz esse amortecimento, previsto pela montadora. Se alterar para um óleo muito menos viscoso, esse amortecimento será prejudicado. Então, fique atento aos achismos e colocar óleos não recomendado ao motor daquele ano ou do modelo do automóvel.

Eu uso e sempre usei, o SAE20W50, desde que comprei 1999 meu Monza GLS 96, que estava com 30.000km e hoje est[a com 365.000km.
O API eu procuro o mais evoluído.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Mestre Carlos Freire, não discordo dessas bases técnicas, porém eu fiquei nas dúvidas seguintes:

Por que e qual a razão a montadora vai indicar 3 tipos e não apenas 1 tipo de viscosidade, já que é pra vida toda?
Então se eu quiser botar um cabeçote novo original do Monza eu posso passar a usar 20W50 estando com o parcial flex com quase 100.000km com 5W30?

E também você tem um motor de verdade feito na época que nada era chinês ou sei-lá de onde, basta pesquisar, pois muitos com esse motor de época está durando a vida toda sem ter que botar óleo mais grosso, ao contrário de épocas recentes com fabricação de motor de reposição feito por terceiros e sem os testes e tratamentos devidos (kkkkkkkkkkkkkk!), sem contar outras peças.

Eu mesmo sou prova, mais do que fiz no meu antigo motor que já estava daquele jeito que ninguém gosta e ainda assim virou 2 ou 3 x comigo (kkkkkkkkkk!), e agora com um motor que com 50.000km tem folga axial ("micro-folga mas tem") e não deveria ter e sempre usando óleo superior ao de fábrica com todas trocas faltando entorno de 1.000km, rsrsr!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu: 20 Nov 2021, 01:28
Por que e qual a razão a montadora vai indicar 3 tipos e não apenas 1 tipo de viscosidade, já que é pra vida toda?
Simples... O Brasil tem uma grande extensão territorial com climas diferentes em vários estados. O clima do nordeste não é o mesmo do sul do país. Foram feitos testes e o motor se portou bem usando as 3 viscosidades.
Então se eu quiser botar um cabeçote novo original do Monza eu posso passar a usar 20W50 estando com o parcial flex com quase 100.000km com 5W30?
Use sempre o que foi recomendado para o motor e o ano dele. Se colocar partes de um ano em outro já não tem mais a receita pronta dos ensaios dos dois anos de fabricação.
E também você tem um motor de verdade feito na época que nada era chinês ou sei-lá de onde, basta pesquisar, pois muitos com esse motor de época está durando a vida toda sem ter que botar óleo mais grosso, ao contrário de épocas recentes com fabricação de motor de reposição feito por terceiros e sem os testes e tratamentos devidos (kkkkkkkkkkkkkk!), sem contar outras peças.
A custo de menor consumo e menor emissão de poluentes, se diminui a viscosidade do motor, mas dentro dos ensaios e testes realizados, indicam o menor e melhor possível.
Nesse mesmo treinamento da Mahle/Metal leve, disseram que todo motor classificado na norma DIN, feito revisões e manutenção preventiva, roda pelo menos 300.000km. Essa norma vem dos anos 90. Deve lembrar que motores antigos mau duravam 100.000km. Um exemplo é o motor a ar do Fusca.
Conheço muitos carros modernos com KM avançada e motores ainda bons. É verdade que tem alguns motores que são fiasco como VW Gol das últimas gerações.
Eu mesmo sou prova, mais do que fiz no meu antigo motor que já estava daquele jeito que ninguém gosta e ainda assim virou 2 ou 3 x comigo (kkkkkkkkkk!), e agora com um motor que com 50.000km tem folga axial ("micro-folga mas tem") e não deveria ter e sempre usando óleo superior ao de fábrica com todas trocas faltando entorno de 1.000km, rsrsr!
Será que se tivesse utilizado a viscosidade maior nesse motor essa folga que tem com baixa km (50.000) teria hoje? Essa resposta não vamos ter, rs!
O fato é que os motores que estão dando problemas estão utilizando lubrificantes de baixa viscosidade. Algumas montadoras já mudaram em alguns veículos ou motores um grau acima e outra tem óleo específico com pacote de aditivos para aquele motor. Tudo isso para minimizar os problemas da durabilidade do motor e se manter na norma DIN.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
renatocarletti
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 28 Mar 2019, 06:41
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por renatocarletti »

Opa Dutra! Respondendo a sua pergunta, eu comprei um motor 2.0 flex novo, até tinha gasolina, mas meu carro é álcool e esse flex tem a taxa de compressão 11.3:1, o antigo era 12:1, mas fazer o que?
Eu até pensei em comprar pistões com domo para por nele, porém como é um motor na garantia eu achei melhor não ficar mexendo, acho que não vai fazer tanta diferença.
No momento eu estou usando 50% gasolina e 50% álcool, porquê a central do Kadett 98 é só gasolina... está rodando até que bem, não da falta, por causa da gasolina misturada, e não bate pino por causa do álcool.
Futuramente vou colocar uma injeção programável para deixar ele flex de verdade.
Na questão da vistoria eu entendi, obrigado, é como eu falei, o site do Detran mais atrapalha do que ajuda.
Eu vou continuar no 15W40 mesmo, é uma viscosidade média e é fácil de achar.
Responder