De E.F.I. para MPFI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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dutra s a
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Re: De E.F.I. para MPFI

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Renato, taxa mais alta tem lá algumas vantagens sobre potência, mas dependendo do quanto de taxa está. " É meio que regra" ter que usar só etanol .
Eu também não mexeria no motor novo, pois já vem ajustado de fábrica, se eu comprasse outro, de cara já iria usar condicionador de metal e de preferencia Militec (para sempre), porque o meu com 50.000 abriu folga axial e toda troca de óleo que fiz sempre foi faltando 1.000 ou 800 km e sempre óleo superior ao de fábrica. Nessa brincadeira e reunindo informações, esses motores são de reposição, e portanto, não é algo de tão boa qualidade como os da época em que ainda eram feitos pela montadora .

Cuidado com esses rabo de galo, rsrsr! Muito é mostrado que esses motores são pra qualquer quantidade de mistura, mas nas oficinas aparece muitos com problemas de economia, sem falar de manutenções por conta dessas misturas, pois é mais recomendável esgotar o que tem para poder trocar, mesmo porquê, o filtro mesmo sendo flex fica ainda impregnado com substâncias do combustível que tem maior porcentagem de quantidade e todo mundo esquece disso.

Todo Kadett 97/98 são a gasolina, a central tem mapa único para esse combustível, mesmo estando com bicos flex, então não se esqueça disso, mesmo porquê, todos os paramentos com avanço de centelha, tempo de injeção etc... são diferentes dos flex e dos a álcool. Portanto, você pode botar até água, que para ela é gasolina.

Para deixar flex com I.E prog, se não me engano, você tem de deixar uma sonda banda larga trabalhar com ela, para ela poder saber o que tem mais (álcool ou gasosa), para então, você fazer um mapa afinado e ela corresponder com o que está sendo queimado, mas uma I.E. prog para trabalhar com sonda é uma baita grana, kkkkkkkkkkkkkkk!

abs estamos ai
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arnaldo silva
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Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Óleo 20W50 é do tempo do "onça", Fusca, Corcel 1 Kombi e etc... exemplo são os primeiros Vectras que compartilham o mesmo motor, tuchos, bomba de óleo, etc, etc e não se vê recomendação de óleo 20W50 em Vectra
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
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Carlos A. Freire
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Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

arnaldo silva escreveu: 04 Dez 2021, 19:24 Óleo 20W50 é do tempo do "onça", Fusca, Corcel 1 Kombi e etc... exemplo são os primeiros Vectras que compartilham o mesmo motor, tuchos, bomba de óleo, etc, etc e não se vê recomendação de óleo 20W50 em Vectra
Sim, para veículos do "tempo do onça", rs! Inclusive o Monza e Vectra!

Só para seu conhecimento, imagem do manual proprietário de um Vectra 95 (A):
Óleo Vectra A.jpg
Manual do Vectra 2005 (B):
Óleo Vectra B.jpg
Por falar em Kombi, essa é do modelo a ar de 1994:
Kombi.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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renatocarletti
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Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por renatocarletti »

Opa Dutra, eu estou usando esse rabo de galo de forma temporária. Já tenho uma IE programável aqui, uma Megasquirt, já tenho a sonda banda larga e além disso vou colocar um sensor flex na linha de combustível, igual que tem na linha Volkswagen, que mede a quantidade de etanol na gasolina e aí a IE acerta o mapa de combustível e ignição de acordo com a leitura da sonda e com a porcentagem de etanol.
Esse sensor funciona gerando ondas quadradas de acordo com a quantidade de etanol, exemplo, 100% etanol é 150Hz e 0% é 50Hz (Como no Brasil a gasolina tem 27% de álcool, nunca vai ser 50Hz)
Mas ai você consegue acertar para rodar nos dois extremos, gasolina E27 pura e 100% álcool, e qualquer mistura alem disso a Megasquirt faz uma interpolação e ajusta o avanço e quantidade de combustível. Esse sensor é legal, da até para montar um detector de gasolina batizada, hehe!
Só falta montar no carro, pois estou fazendo o chicote ainda e aprendendo sobre acerto de motores para fazer tudo direitinho.
Só está compensando fazer tudo isso porquê eu gosto do carro, quero usar ele no dia a dia e é bom ficar mais modernizado, a injeção monoponto já estava judiada, se ele fosse original e bem conservado nessa parte, eu não iria mexer.
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dutra s a
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Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Legal Renato!
Isso me faz lembrar ha muitos anos (acho que uns 15), algo que eu ficava me perguntando: será que um dia irá existir um componente que possa detectar a qualidade do combustível na linha ou no gargalo? Rsrsrsr!

Pois agora está aí, pena que não foi eu que o inventou, rsrsr!

"Quero ver a linha de mapa corresponder, quando tiver muito aditivo/solvente e até água, que muitos postos botam por ai, rsrsr!"

Renato, de forma geral qualquer sonda pega combustível ruim, basta monitorar de alguma forma, e nisso, iremos saber qual posto está te prejudicando.
Eu mesmo uso 2, uma banda larga e uma flex 4 vias com HIS, a wide é para fazer ajuste fino para tudo (a outra também), porém, eu uso mais para monitorar as quedas quando pego combustível ruim.

A Mega é bem falada e boa mesmo, assim como a linha Power da FuelTech.

abs estamos ai
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arnaldo silva
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Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Carlos A. Freire escreveu: 05 Dez 2021, 08:17
arnaldo silva escreveu: 04 Dez 2021, 19:24 Óleo 20W50 é do tempo do "onça", Fusca, Corcel 1 Kombi e etc... exemplo são os primeiros Vectras que compartilham o mesmo motor, tuchos, bomba de óleo, etc, etc e não se vê recomendação de óleo 20W50 em Vectra
Sim, para veículos do "tempo do onça", rs! Inclusive o Monza e Vectra!

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Manual do Vectra 2005 (B):
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Por falar em Kombi, essa é do modelo a ar de 1994:
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Abs,

Carlos Freire
Exatamente, kkkkk! Quem projetou nossos Monzas provavelmente foram os parentes daqueles que inventaram o carro a manivelas. Óleo grosso com carro frio até o óleo chegar lá em cima... quanto mais “grosso” o óleo maior a energia despendida pelo motor para movimentar as partes móveis. Mais difícil para o pistão vencer o atrito entre ele e o cilindro, por exemplo. E, quanto maior esta dificuldade, menor a eficiência do motor. Óleo grosso usávamos em fusca para diminuir a fumaça, kkkkkk. Uso semi sintético 15w40 no tubarão desde que comprei ele e fiz o motor em 2010. Não sei se é impressão, mas dá uma diferença no ruído do motor...
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arnaldo silva
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Re: De E.F.I. para MPFI

Mensagem não lida por arnaldo silva »

arnaldo silva escreveu: 19 Dez 2021, 11:19
Carlos A. Freire escreveu: 05 Dez 2021, 08:17
arnaldo silva escreveu: 04 Dez 2021, 19:24 Óleo 20W50 é do tempo do "onça", Fusca, Corcel 1 Kombi e etc... exemplo são os primeiros Vectras que compartilham o mesmo motor, tuchos, bomba de óleo, etc, etc e não se vê recomendação de óleo 20W50 em Vectra
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Por falar em Kombi, essa é do modelo a ar de 1994:
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Abs,

Carlos Freire



Vc não acha que os camaradas depois de tantos anos, tantos carros vendidos, vão chegar e dizer: "viu, olha pessoal chegamos a conclusão que o óelo 20W50 é do "tempo do onça" kkkkkkkkkkkkkk. Como cantava o saudoso Raul: eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante... do que ter a velha opinião formada sobre tudo. Os tempos mudam... o que era bom no tempo do "onça" não significa que continua sendo bom.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: De E.F.I. para MPFI

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Vc não acha que os camaradas depois de tantos anos, tantos carros vendidos, vão chegar e dizer: "viu, olha pessoal chegamos a conclusão que o óelo 20W50 é do "tempo do onça" kkkkkkkkkkkkkk. Como cantava o saudoso Raul: eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante... do que ter a velha opinião formada sobre tudo. Os tempos mudam... o que era bom no tempo do "onça" não significa que continua sendo bom.
Arnaldo

Você tem razão quando diz que os tempos hoje são outros. É por isso que eu e muitos proprietários de Monza utilizamos nos nossos carros os últimos óleos disponíveis. Quando meu Monza 94 saiu da fábrica, o óleo mais moderno era o SJ. Hoje existe o SL. Essas siglas indicam que o óleo possui melhores características, como proteção contra corrosão, contra formação de borra, contra formação de bolhas, etc.
Mas seja um SJ ou um SL, a característica principal de um óleo, sua viscosidade, não pode ser mudada de acordo com a filosofia do proprietário, sem levar em conta um fator importantíssimo: a tecnologia de fabricação dos motores.
Os motores hoje em dia têm folgas muito menores, podem (e devem funcionar) com óleos de menor viscosidade. O óleo lubrificante deve ser capaz de manter o que os especialistas chamam de "filme", que é uma camada de óleo entre as diversas partes móveis do motor.

Usando um óleo 5W30 do Uno Way, por exemplo, num Monza 94, a lubrificação não será a ideal. Talvez você nem note o aumento do desgaste. Seria necessário desmontar o motor depois de um tempo usando o novo óleo e submeter as peças a análise com equipamentos de precisão.

Então, ao invés de discutir aqui qual óleo é melhor, eu diria somente duas coisas: 1- O manual do proprietário indica as especificações do óleo a ser usado. 2- Se o proprietário não quer usar os óleos recomendados pelo fabricante, que escolha um a seu gosto e critério. Só não pode é vir aqui tentar dar uma de sabido. Tipo um usuário aqui do fórum, usuário esse que parece que sumiu, que toda vez que falava de Monza era para condenar o carro. Ele tinha um Monza carburado, dos primeiros que saíram, e vinha aqui quase todo dia falar mal da injeção EFI e de outras coisas que ele não aprovava no projeto do carro. Não gostava de Monza mas gastava uma fortuna para manter um. Vai entender. Eu, quando não gosto de um carro, vendo ele. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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