Marcador de pressão do óleo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Marcador de pressão do óleo

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Tenho uma dúvida quanto ao manômetro de pressão de óleo do painel digital do Monza. É normal ele mesmo em marcha lenta estar cheio? Vi vídeos de alguns monzas com esse painel, que em marcha lenta se mantinha no meio e quando acelerava a barrinha enchia toda. O que pode ser o problema? Será devido ao óleo 25W50 que uso? Ou será algum sensor de óleo que está ruim?
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcador de pressão do óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.
O painel digital era item opcional ao Classic entre 91 e 93 e de série na versão especial Hi-Tech.
Se seu Monza for uma dessas versões (o celular não mostra o perfil), verifique se o bulbão de pressão de óleo está funcionando e se seu fio está conerado. Se for adaptação do PD, verifique se instalaram o bulbão de pressão de óleo.

O óleo com viscosidade SAE25W50, não tem recomendação para o motor do Monza. Verifique no manual do proprietário do seu Monza, quais são essas recomendações, que devem seu utilizadas até o fim da vida útil do motor.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Marcador de pressão do óleo

Mensagem não lida por jorgeAP »

No caso do meu troquei o sensor número 60400237 indicado pra Monza pelo modelo para Blazer número 90337694, é um sensor grande, porém rosca é a mesma.
No meu Monza não sei se por isso é automático, a caixa de marcha muito grande, tive dificuldade de instalar o sensor. Foi preciso ainda levar mais um fio do painel para o novo sensor. Esse fio vc liga no pino 12 do PD.
As barrinhas referente ao monitoramento do óleo vão ascender de acordo com a rotação da bomba.
Monza 91 automático (o melhor)
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Marcador de pressão do óleo

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Igor Azevedo escreveu: 25 Ago 2020, 23:46 Tenho uma dúvida quanto ao manômetro de pressão de óleo do painel digital do Monza. É normal ele mesmo em marcha lenta estar cheio? Vi vídeos de alguns monzas com esse painel, que em marcha lenta se mantinha no meio e quando acelerava a barrinha enchia toda. O que pode ser o problema? Será devido ao óleo 25W50 que uso? Ou será algum sensor de óleo que está ruim?
Boa noite! Quando instalei no meu, tb não funcionou e olhando mais atentamente ao manual de instalação, diz :
* 1 fio do sensor deve ser ligado diretamente ao pino 12 da tomada X8 digital;
* outro fio do sensor deve ser ligado diretamente ao pino 22 da tomada X8 digital; (12v direto) q seria o fio azul claro/verde

OBS: tem que desativar e isolar o fio azul/verde original.

Foi o que aconteceu no meu caso, não inutilizei.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder