Tampa do cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Amigos, boa noite a todos! Estou curioso para saber algo bem interessante. Eu sou um cara que liga bastante para estética e recentemente meu amigo me apresentou uma S10 antiga 2.2 que irá para o lixão. Alguém sabe se a tampa do cabeçote dela cabe na gaiola do Monza? Achei ela muito interessante... E outra, existe mais alguma peça dela que eu possa aproveitar para o Monza? O cabeçote dele cabe? Se couber vale a pena colocar? ABÇs
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

B nt. Tampa dá certo, mas tem que tampar 2 bocais onde tem um fino e um maior diâmetro. Tem que fazer uma emenda na mangueira da caixa de ar.
Meu tuba, eu coloquei. Não aguentava mais o melejar de óleo da tampa de válvulas com a junta de cortiça.
Qto ao cabeçote, terá que fazer alguma adaptação.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por dutra s a »

Eu também sofri muito com esses vazamentos por conta da junta de cortiça e quando fui analisar eram vários fatores, tampa empenada, junta de má qualidade, demasia no aperto do parafusos, excesso de óleo (além do recomendado) e tela de filtragem de respiro muito suja.

Depois eu coloquei essa tampa moderna, mas só consegui porque não estava mais usando o compartimento de filtro de ar original, pois como a tampa de valvulas moderna é mais alta, não dava para usar os dois, a não ser andar apenas sem o nariz da panela do filtro, só que iria ficar na minha opniao muito feio e perderia rendimento por captar ar mais quente, e tambem tive um baita trabalho para por um tampão numa entrada de respiro, pois ficava sem espaço para vareta de óleo.

Dá para usar o motor inteiro, aqui no fórum tem tudo sobre essas mudanças, adaptações e etc... Dê uma procurada, mas já adianto que se for para trocar só a tampa, pois tem a mesma furação de fixação, terá de quebrar a cabeça com muitos detalhes e não com a fixação dos parafusos, rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

dutra s a escreveu: 05 Jul 2020, 02:51 Eu também sofri muito com esses vazamentos por conta da junta de cortiça e quando fui analisar eram vários fatores, tampa empenada, junta de má qualidade, demasia no aperto do parafusos, excesso de óleo (além do recomendado) e tela de filtragem de respiro muito suja.

Depois eu coloquei essa tampa moderna, mas só consegui porque não estava mais usando o compartimento de filtro de ar original, pois como a tampa de valvulas moderna é mais alta, não dava para usar os dois, a não ser andar apenas sem o nariz da panela do filtro, só que iria ficar na minha opniao muito feio e perderia rendimento por captar ar mais quente, e tambem tive um baita trabalho para por um tampão numa entrada de respiro, pois ficava sem espaço para vareta de óleo.

Dá para usar o motor inteiro, aqui no fórum tem tudo sobre essas mudanças, adaptações e etc... Dê uma procurada, mas já adianto que se for para trocar só a tampa, pois tem a mesma furação de fixação, terá de quebrar a cabeça com muitos detalhes e não com a fixação dos parafusos, rsrsrs!

abs estamos ai
Na última troca da junta, troquei em 2 etapas: colei primeiro na tampa e no dia seguinte, coloquei a tampa; e encostei os parafusos levemente. Mesmo assim, depois de uns 4 meses melecou. Normalmente compro peças somente numa loja que vende apenas GM; tela de filtragem, limpíssima. Como pessoal q vende, comenta: cortiça, óleo infiltra.
Quanto ao compartimento do filtro de ar, é só colocar a tampa da gaiola com o lado que tem apenas 1 respiro do lado da caixa de filtro de ar que não atrapalha, apenas a tampa onde coloca óleo que fica de ponta cabeça e, se apagar o amarelo do desenho, nem da para perceber. Com essa tampa, fica outra coisa.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Vazamento de óleo na gaiola nem sempre é causado por problema de junta.
Se o respiro do carter estiver entupido é dificil não vazar. Motores com vazamento de compressão para o cárter também vazam de qualquer maneira.

Sobre juntas, a de cortiça só veda se junto com ela for colocado veda juntas. Já a de borracha, que existe à venda para o motor do Monza (não precisa substituir nada), ela costuma vedar bem, desde que se aperte os parafusos na maneira correta, de dentro para fora.
Algumas juntas modernas de borracha têm arruelas para evitar aperto excessivo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não sei como vocês passam tantos problemas com vazamentos na tampa de válvulas. Recomendo verificar o sistema de respiro do motor, em especial a conexão no coletor de admissão, que tem alto índice de problemas com obstruções.
No meu Monza GLS 96, que está comigo a 21 anos e faço uso diário do carro, eu só uso a junta de cortiça GM em algumas vezes usei Sabó. Nunca usei cola. Eu coloco e depois de pouco mais de 1 ano ela abaixa e por conta do s calços não dá para torquiar mais. Começa uma leve mancha eu retiro os calços e coloco a junta na mesma posição e reapeto. Essa junta dura pelo menos mais uns 5 anos e volta a babar e troco a junta, pois resseca e fica quebradiça.
Essas tampas novas vemos carros novos vazando, carros na garantia, inclusive de amigos e da família vazando, pois a junta de borracha não aguenta muito tempo. Vejo vídeos no YouTube de pessoal que passa muita cola entre a junta de borracha e a tampa de plástico para sanar esse vazamento.
Um Classic 2014 que uma amiga tirou 0km, vazou com poucos meses e trocaram a tampa na garantia. Em todas revisões estava vazando. Vectra Zafira e Astra de amigos e da família aconteceu o mesmo.

O meu ex Monza SL/E 91 que tive lá sm meadis dos anos 90, tinha uma junta de metal borracha que era ótima. Removi a tampa de válvulas várias vezes e repliquei sem nunca apresentar vazamentos. Esse tipo de junta é parecida com a junta do cárter do câmbio do meu Monza GLS 96. Já troquei o óleo de câmbio por 3 vezes e reutilizei a mesma junta, sem apresentar vazamentos.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por dutra s a »

arnaldo silva escreveu: 05 Jul 2020, 18:33
dutra s a escreveu: 05 Jul 2020, 02:51 Eu também sofri muito com esses vazamentos por conta da junta de cortiça e quando fui analisar eram vários fatores, tampa empenada, junta de má qualidade, demasia no aperto do parafusos, excesso de óleo (além do recomendado) e tela de filtragem de respiro muito suja.

Depois eu coloquei essa tampa moderna, mas só consegui porque não estava mais usando o compartimento de filtro de ar original, pois como a tampa de valvulas moderna é mais alta, não dava para usar os dois, a não ser andar apenas sem o nariz da panela do filtro, só que iria ficar na minha opniao muito feio e perderia rendimento por captar ar mais quente, e tambem tive um baita trabalho para por um tampão numa entrada de respiro, pois ficava sem espaço para vareta de óleo.

Dá para usar o motor inteiro, aqui no fórum tem tudo sobre essas mudanças, adaptações e etc... Dê uma procurada, mas já adianto que se for para trocar só a tampa, pois tem a mesma furação de fixação, terá de quebrar a cabeça com muitos detalhes e não com a fixação dos parafusos, rsrsrs!

abs estamos ai
Na última troca da junta, troquei em 2 etapas: colei primeiro na tampa e no dia seguinte, coloquei a tampa; e encostei os parafusos levemente. Mesmo assim, depois de uns 4 meses melecou. Normalmente compro peças somente numa loja que vende apenas GM; tela de filtragem, limpíssima. Como pessoal q vende, comenta: cortiça, óleo infiltra.
Quanto ao compartimento do filtro de ar, é só colocar a tampa da gaiola com o lado que tem apenas 1 respiro do lado da caixa de filtro de ar que não atrapalha, apenas a tampa onde coloca óleo que fica de ponta cabeça e, se apagar o amarelo do desenho, nem da para perceber. Com essa tampa, fica outra coisa.

Arnaldo, um dos problemas que vejo em usar essa tampa, além do que citei é a altura, por conta disso o nariz do compartimento do filtro deve ser tirado, não da pra usar essa tampa com o compartimento de filtro de ar completo e original do carro.

Eu mesmo quando consegui pela primeira vez essa tampa, por ser bonita, fiz tudo que era possível para usar com o panela e nariz do filtro, mas nao dá, sem falar a posição da vareta de óleo.

Sobre o vazamento de tampa, indiferente de tampa original do Monza ou das linhas do Vectra, se eu ainda tivesse com o motor antigo, eu teria feito algo que já estava em mente. Pegaria uma micro retífica e faria uma cava em todo caminho de contato que a junta iria ter no porta comando, dessa forma vejo que ao apertar sendo junta de cortiça ou nao, essa junta irá entrar nessa cava dificultando ao máximo um possivel vazamento, mas como já troquei de motor... No momento não estou tendo problemas.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

dutra s a escreveu: 06 Jul 2020, 00:41
arnaldo silva escreveu: 05 Jul 2020, 18:33
dutra s a escreveu: 05 Jul 2020, 02:51 Eu também sofri muito com esses vazamentos por conta da junta de cortiça e quando fui analisar eram vários fatores, tampa empenada, junta de má qualidade, demasia no aperto do parafusos, excesso de óleo (além do recomendado) e tela de filtragem de respiro muito suja.

Depois eu coloquei essa tampa moderna, mas só consegui porque não estava mais usando o compartimento de filtro de ar original, pois como a tampa de valvulas moderna é mais alta, não dava para usar os dois, a não ser andar apenas sem o nariz da panela do filtro, só que iria ficar na minha opniao muito feio e perderia rendimento por captar ar mais quente, e tambem tive um baita trabalho para por um tampão numa entrada de respiro, pois ficava sem espaço para vareta de óleo.

Dá para usar o motor inteiro, aqui no fórum tem tudo sobre essas mudanças, adaptações e etc... Dê uma procurada, mas já adianto que se for para trocar só a tampa, pois tem a mesma furação de fixação, terá de quebrar a cabeça com muitos detalhes e não com a fixação dos parafusos, rsrsrs!

abs estamos ai
Na última troca da junta, troquei em 2 etapas: colei primeiro na tampa e no dia seguinte, coloquei a tampa; e encostei os parafusos levemente. Mesmo assim, depois de uns 4 meses melecou. Normalmente compro peças somente numa loja que vende apenas GM; tela de filtragem, limpíssima. Como pessoal q vende, comenta: cortiça, óleo infiltra.
Quanto ao compartimento do filtro de ar, é só colocar a tampa da gaiola com o lado que tem apenas 1 respiro do lado da caixa de filtro de ar que não atrapalha, apenas a tampa onde coloca óleo que fica de ponta cabeça e, se apagar o amarelo do desenho, nem da para perceber. Com essa tampa, fica outra coisa.

Arnaldo, um dos problemas que vejo em usar essa tampa, além do que citei é a altura, por conta disso o nariz do compartimento do filtro deve ser tirado, não da pra usar essa tampa com o compartimento de filtro de ar completo e original do carro.

Eu mesmo quando consegui pela primeira vez essa tampa, por ser bonita, fiz tudo que era possível para usar com o panela e nariz do filtro, mas nao dá, sem falar a posição da vareta de óleo.

Sobre o vazamento de tampa, indiferente de tampa original do Monza ou das linhas do Vectra, se eu ainda tivesse com o motor antigo, eu teria feito algo que já estava em mente. Pegaria uma micro retífica e faria uma cava em todo caminho de contato que a junta iria ter no porta comando, dessa forma vejo que ao apertar sendo junta de cortiça ou nao, essa junta irá entrar nessa cava dificultando ao máximo um possivel vazamento, mas como já troquei de motor... No momento não estou tendo problemas.

abs estamos ai
ué, não deu para voce rsrsrsrsrsrsr brincadeira. . . .
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder