Tampa do cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Carlos A. Freire escreveu: 05 Jul 2020, 20:25 Não sei como vocês passam tantos problemas com vazamentos na tampa de válvulas. Recomendo verificar o sistema de respiro do motor, em especial a conexão no coletor de admissão, que tem alto índice de problemas com obstruções.
No meu Monza GLS 96, que está comigo a 21 anos e faço uso diário do carro, eu só uso a junta de cortiça GM em algumas vezes usei Sabó. Nunca usei cola. Eu coloco e depois de pouco mais de 1 ano ela abaixa e por conta do s calços não dá para torquiar mais. Começa uma leve mancha eu retiro os calços e coloco a junta na mesma posição e reapeto. Essa junta dura pelo menos mais uns 5 anos e volta a babar e troco a junta, pois resseca e fica quebradiça.
Essas tampas novas vemos carros novos vazando, carros na garantia, inclusive de amigos e da família vazando, pois a junta de borracha não aguenta muito tempo. Vejo vídeos no YouTube de pessoal que passa muita cola entre a junta de borracha e a tampa de plástico para sanar esse vazamento.
Um Classic 2014 que uma amiga tirou 0km, vazou com poucos meses e trocaram a tampa na garantia. Em todas revisões estava vazando. Vectra Zafira e Astra de amigos e da família aconteceu o mesmo.

O meu ex Monza SL/E 91 que tive lá sm meadis dos anos 90, tinha uma junta de metal borracha que era ótima. Removi a tampa de válvulas várias vezes e repliquei sem nunca apresentar vazamentos. Esse tipo de junta é parecida com a junta do cárter do câmbio do meu Monza GLS 96. Já troquei o óleo de câmbio por 3 vezes e reutilizei a mesma junta, sem apresentar vazamentos.
Bom, bem simples... Se a junta de cortiça prestasse, a GM teria dado continuidade com ela nos Corsa, Vectra, Astra e etc. Junta de cortiça é uma porcaria.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

arnaldo silva escreveu: 12 Jul 2020, 19:03
dutra s a escreveu: 06 Jul 2020, 00:41
arnaldo silva escreveu: 05 Jul 2020, 18:33
dutra s a escreveu: 05 Jul 2020, 02:51 Eu também sofri muito com esses vazamentos por conta da junta de cortiça e quando fui analisar eram vários fatores, tampa empenada, junta de má qualidade, demasia no aperto do parafusos, excesso de óleo (além do recomendado) e tela de filtragem de respiro muito suja.

Depois eu coloquei essa tampa moderna, mas só consegui porque não estava mais usando o compartimento de filtro de ar original, pois como a tampa de valvulas moderna é mais alta, não dava para usar os dois, a não ser andar apenas sem o nariz da panela do filtro, só que iria ficar na minha opniao muito feio e perderia rendimento por captar ar mais quente, e tambem tive um baita trabalho para por um tampão numa entrada de respiro, pois ficava sem espaço para vareta de óleo.

Dá para usar o motor inteiro, aqui no fórum tem tudo sobre essas mudanças, adaptações e etc... Dê uma procurada, mas já adianto que se for para trocar só a tampa, pois tem a mesma furação de fixação, terá de quebrar a cabeça com muitos detalhes e não com a fixação dos parafusos, rsrsrs!

abs estamos ai
Na última troca da junta, troquei em 2 etapas: colei primeiro na tampa e no dia seguinte, coloquei a tampa; e encostei os parafusos levemente. Mesmo assim, depois de uns 4 meses melecou. Normalmente compro peças somente numa loja que vende apenas GM; tela de filtragem, limpíssima. Como pessoal q vende, comenta: cortiça, óleo infiltra.
Quanto ao compartimento do filtro de ar, é só colocar a tampa da gaiola com o lado que tem apenas 1 respiro do lado da caixa de filtro de ar que não atrapalha, apenas a tampa onde coloca óleo que fica de ponta cabeça e, se apagar o amarelo do desenho, nem da para perceber. Com essa tampa, fica outra coisa.

Arnaldo, um dos problemas que vejo em usar essa tampa, além do que citei é a altura, por conta disso o nariz do compartimento do filtro deve ser tirado, não da pra usar essa tampa com o compartimento de filtro de ar completo e original do carro.

Eu mesmo quando consegui pela primeira vez essa tampa, por ser bonita, fiz tudo que era possível para usar com o panela e nariz do filtro, mas nao dá, sem falar a posição da vareta de óleo.

Sobre o vazamento de tampa, indiferente de tampa original do Monza ou das linhas do Vectra, se eu ainda tivesse com o motor antigo, eu teria feito algo que já estava em mente. Pegaria uma micro retífica e faria uma cava em todo caminho de contato que a junta iria ter no porta comando, dessa forma vejo que ao apertar sendo junta de cortiça ou nao, essa junta irá entrar nessa cava dificultando ao máximo um possivel vazamento, mas como já troquei de motor... No momento não estou tendo problemas.

abs estamos ai
ué, não deu para voce rsrsrsrsrsrsr brincadeira. . . .
http://forum.monzeiros.com.br/download/ ... ew&id=4185
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Coloquei uma mangueira original do Astra/Vectra, aquela que sai do bloco do outro lado da tampa no respiro, e coloquei uma emenda para manter a mangueira original da caixa do tubarão, no local. Com essa mangueira original, usando essa configuração da tampa, não atrapalha a caixa. Bom, cada Monza é um Monza, no meu não atrapalhou. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

dutra s a escreveu: 06 Jul 2020, 00:41
arnaldo silva escreveu: 05 Jul 2020, 18:33
dutra s a escreveu: 05 Jul 2020, 02:51 Eu também sofri muito com esses vazamentos por conta da junta de cortiça e quando fui analisar eram vários fatores, tampa empenada, junta de má qualidade, demasia no aperto do parafusos, excesso de óleo (além do recomendado) e tela de filtragem de respiro muito suja.

Depois eu coloquei essa tampa moderna, mas só consegui porque não estava mais usando o compartimento de filtro de ar original, pois como a tampa de valvulas moderna é mais alta, não dava para usar os dois, a não ser andar apenas sem o nariz da panela do filtro, só que iria ficar na minha opniao muito feio e perderia rendimento por captar ar mais quente, e tambem tive um baita trabalho para por um tampão numa entrada de respiro, pois ficava sem espaço para vareta de óleo.

Dá para usar o motor inteiro, aqui no fórum tem tudo sobre essas mudanças, adaptações e etc... Dê uma procurada, mas já adianto que se for para trocar só a tampa, pois tem a mesma furação de fixação, terá de quebrar a cabeça com muitos detalhes e não com a fixação dos parafusos, rsrsrs!

abs estamos ai
Na última troca da junta, troquei em 2 etapas: colei primeiro na tampa e no dia seguinte, coloquei a tampa; e encostei os parafusos levemente. Mesmo assim, depois de uns 4 meses melecou. Normalmente compro peças somente numa loja que vende apenas GM; tela de filtragem, limpíssima. Como pessoal q vende, comenta: cortiça, óleo infiltra.
Quanto ao compartimento do filtro de ar, é só colocar a tampa da gaiola com o lado que tem apenas 1 respiro do lado da caixa de filtro de ar que não atrapalha, apenas a tampa onde coloca óleo que fica de ponta cabeça e, se apagar o amarelo do desenho, nem da para perceber. Com essa tampa, fica outra coisa.

Arnaldo, um dos problemas que vejo em usar essa tampa, além do que citei é a altura, por conta disso o nariz do compartimento do filtro deve ser tirado, não da pra usar essa tampa com o compartimento de filtro de ar completo e original do carro.

Eu mesmo quando consegui pela primeira vez essa tampa, por ser bonita, fiz tudo que era possível para usar com o panela e nariz do filtro, mas nao dá, sem falar a posição da vareta de óleo.

Sobre o vazamento de tampa, indiferente de tampa original do Monza ou das linhas do Vectra, se eu ainda tivesse com o motor antigo, eu teria feito algo que já estava em mente. Pegaria uma micro retífica e faria uma cava em todo caminho de contato que a junta iria ter no porta comando, dessa forma vejo que ao apertar sendo junta de cortiça ou nao, essa junta irá entrar nessa cava dificultando ao máximo um possivel vazamento, mas como já troquei de motor... No momento não estou tendo problemas.

abs estamos ai
Sobre a cava, a GM sabendo que as juntas de cortiça são uma porcaria, nas demais linhas, essa cava que vc mencionou, está na própria tampa com a junta entrando por dentro da cava. Aí sim... Como não sou "puritano" vale resaltar que a outra tampa é muito mais bonita. :lol: :lol: :lol: :lol:
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por dutra s a »

Que bom que deu certo. Fico a imaginar o tanto que levantou o nariz de respiro forçando o encaixe do compartimento do filtro, sem falar o alinhamento do bocal do nariz com (se tiver) defletor de ar que capta o fluxo atrás da lanterna, masss cada Monza é um Monza.

A cava eu faria na face de contato da junta do porta comando, coisa de ponta de unha, na tampa não é cava é uma vala mesmo, rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

dutra s a escreveu: 13 Jul 2020, 02:09 Que bom que deu certo. Fico a imaginar o tanto que levantou o nariz de respiro forçando o encaixe do compartimento do filtro, sem falar o alinhamento do bocal do nariz com (se tiver) defletor de ar que capta o fluxo atrás da lanterna, masss cada Monza é um Monza.

A cava eu faria na face de contato da junta do porta comando, coisa de ponta de unha, na tampa não é cava é uma vala mesmo, rsrsrs!

abs estamos ai
Sobre a vala na tampa, exatamente o que a GM fez nos modelos seguintes... No meu tuba, não tem nada forçando. Vê a foto com mais tranquilidade. Como eu disse acima, se colocasse a tampa com os dois respiros virada para o cofre do motor, aí sim forçaria, e nem teria como colocar.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por dutra s a »

Peço desculpas por não ter observado 2 detalhes:

1º: Se seu carro for carburado, então me equivoquei por não saber se no caso de carburador a altura do compartimento do filtro fica a favor de não atrapalhar o uso dessa tampa de válvulas (no caso mais alto), pois sei que nos EFI como o meu não da para usar em nenhuma posição.

2º: Se seu carro for MPFI como diz seu avatar, então tiro o chapéu pela magia que fez, para usar esse compartimento de filtro de ar, segundo a foto com sistema MPFI, rsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tampa do cabeçote

Mensagem não lida por arnaldo silva »

dutra s a escreveu: 14 Jul 2020, 02:17 Peço desculpas por não ter observado 2 detalhes:

1º: Se seu carro for carburado, então me equivoquei por não saber se no caso de carburador a altura do compartimento do filtro fica a favor de não atrapalhar o uso dessa tampa de válvulas (no caso mais alto), pois sei que nos EFI como o meu não da para usar em nenhuma posição.

2º: Se seu carro for MPFI como diz seu avatar, então tiro o chapéu pela magia que fez, para usar esse compartimento de filtro de ar, segundo a foto com sistema MPFI, rsrs!

abs estamos ai
1 - Quanto ao avatar, quero dizer que não conseguiu interpretá-lo: Tenho 2 monzas 1 MPFI 89 e um tubarão GLS 95.

2 - Eu parei de perder tempo contigo sobre esse assunto. A foto mostra que dá certo, base da caixa de ar ficou bem rente a borracha de vedação da tb... Talvez é pq seu tubarão é 94 e o meu é 95, rsrsrsrsrs! Acho que só porque vc não conseguiu colocar no seu, está com "ciuminhos" rsrsrsrsrsrs!
Quem estiver lendo tb vai achar, rsrsrsrsrs!
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder