Edinho,Edinho_sl escreveu: ↑20 Abr 2020, 21:35 Olá amigos. Já li aqui alguns tópicos sobre a troca de motor de Monza por motores de Astra ou Vectra.
Desde que troquei de carro (tinha um Class 93 e comprei um Hi Tech), senti uma diferença muito grande em relação a potência, retomadas e aceleração. O Class respondia bem melhor.
Não há nenhum barulho estranho ou falha de aceleração. É diferença entre a potência de um e outro.
Então, minhas perguntas são: vale a pena fazer a troca somente do cabeçote por um de Astra ou Vectra? É melhor trocar todo o conjunto, mantendo a injeção EFI? Ou trocar tudo, motor e injeção?
E em relação à documentação, tem alguma dificuldade para regularizar, uma vez que pretendo fazer tudo de acordo com a lei?
Se puderem ajudar, fico grato.
o motor do Hi-Tech é alcool ou gasolina? E o Class 93?
Inicialmente, consiga um manômetro para aferir a pressão dos cilindros. Com isso, saberá como anda a compressão do motor. Para motores a gasolina é em média de 180 psi (165-195 psi, tolerância), e álcool em 210psi (195-225psi, tolerância).
Após isso, verifique o sincronismo da correia dentada.
Verifique, também, o avanço inicial de ignição (10º APMS), com o auxílio de uma lâmpada de ponto (de preferência com seletor de avanço) e o circuito fechado (jumper) dos terminais A e B da tomada de diagnose da injeção eletrônica. Caso a polia de acessórios e a capa plástica da polia estiverem em ordem e originais, a marcação correspondente a 10º coincidirá com a seta da capa plástica indicando a marca funda do meio da polia. Ficando 5 dentes para a esquerda e a direita. Isso com a pistola sem seletor de avanço, ou setada em 0º. Alternativamente, com a lâmpada de ponto, setada em 10º a seta apontará para a primeira marca funda da esquerda para direita, que corresponde ao PMS (0º). Caso, o avanço esteja fora da especificação, nesse processo, com o auxílio de uma chave 13 solte as duas porcas de fixação do distribuidor e o movimento até atingir o avanço especificado.
Após isso, verifique a pressão da linha de combustível com o auxílio de um instrumento (manômetro) de precisão, que deve estar entre 1,9 à 2,1 bares. O valor ideal e original de fábrica desse ajuste, corresponde a exatos 2,00bar.