Melhor Troca de Motor

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Felipe Lichirgu
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Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Edinho_sl escreveu: 20 Abr 2020, 21:35 Olá amigos. Já li aqui alguns tópicos sobre a troca de motor de Monza por motores de Astra ou Vectra.
Desde que troquei de carro (tinha um Class 93 e comprei um Hi Tech), senti uma diferença muito grande em relação a potência, retomadas e aceleração. O Class respondia bem melhor.
Não há nenhum barulho estranho ou falha de aceleração. É diferença entre a potência de um e outro.
Então, minhas perguntas são: vale a pena fazer a troca somente do cabeçote por um de Astra ou Vectra? É melhor trocar todo o conjunto, mantendo a injeção EFI? Ou trocar tudo, motor e injeção?
E em relação à documentação, tem alguma dificuldade para regularizar, uma vez que pretendo fazer tudo de acordo com a lei?
Se puderem ajudar, fico grato.
Edinho,

o motor do Hi-Tech é alcool ou gasolina? E o Class 93?

Inicialmente, consiga um manômetro para aferir a pressão dos cilindros. Com isso, saberá como anda a compressão do motor. Para motores a gasolina é em média de 180 psi (165-195 psi, tolerância), e álcool em 210psi (195-225psi, tolerância).

Após isso, verifique o sincronismo da correia dentada.

Verifique, também, o avanço inicial de ignição (10º APMS), com o auxílio de uma lâmpada de ponto (de preferência com seletor de avanço) e o circuito fechado (jumper) dos terminais A e B da tomada de diagnose da injeção eletrônica. Caso a polia de acessórios e a capa plástica da polia estiverem em ordem e originais, a marcação correspondente a 10º coincidirá com a seta da capa plástica indicando a marca funda do meio da polia. Ficando 5 dentes para a esquerda e a direita. Isso com a pistola sem seletor de avanço, ou setada em 0º. Alternativamente, com a lâmpada de ponto, setada em 10º a seta apontará para a primeira marca funda da esquerda para direita, que corresponde ao PMS (0º). Caso, o avanço esteja fora da especificação, nesse processo, com o auxílio de uma chave 13 solte as duas porcas de fixação do distribuidor e o movimento até atingir o avanço especificado.

Após isso, verifique a pressão da linha de combustível com o auxílio de um instrumento (manômetro) de precisão, que deve estar entre 1,9 à 2,1 bares. O valor ideal e original de fábrica desse ajuste, corresponde a exatos 2,00bar.
FelipeLichirgu
Edinho_sl
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Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Felipe Lichirgu escreveu: 23 Abr 2020, 23:00
Edinho_sl escreveu: 20 Abr 2020, 21:35 Olá amigos. Já li aqui alguns tópicos sobre a troca de motor de Monza por motores de Astra ou Vectra.
Desde que troquei de carro (tinha um Class 93 e comprei um Hi Tech), senti uma diferença muito grande em relação a potência, retomadas e aceleração. O Class respondia bem melhor.
Não há nenhum barulho estranho ou falha de aceleração. É diferença entre a potência de um e outro.
Então, minhas perguntas são: vale a pena fazer a troca somente do cabeçote por um de Astra ou Vectra? É melhor trocar todo o conjunto, mantendo a injeção EFI? Ou trocar tudo, motor e injeção?
E em relação à documentação, tem alguma dificuldade para regularizar, uma vez que pretendo fazer tudo de acordo com a lei?
Se puderem ajudar, fico grato.
Edinho,

o motor do Hi-Tech é alcool ou gasolina? E o Class 93?

Inicialmente, consiga um manômetro para aferir a pressão dos cilindros. Com isso, saberá como anda a compressão do motor. Para motores a gasolina é em média de 180 psi (165-195 psi, tolerância), e álcool em 210psi (195-225psi, tolerância).

Após isso, verifique o sincronismo da correia dentada.

Verifique, também, o avanço inicial de ignição (10º APMS), com o auxílio de uma lâmpada de ponto (de preferência com seletor de avanço) e o circuito fechado (jumper) dos terminais A e B da tomada de diagnose da injeção eletrônica. Caso a polia de acessórios e a capa plástica da polia estiverem em ordem e originais, a marcação correspondente a 10º coincidirá com a seta da capa plástica indicando a marca funda do meio da polia. Ficando 5 dentes para a esquerda e a direita. Isso com a pistola sem seletor de avanço, ou setada em 0º. Alternativamente, com a lâmpada de ponto, setada em 10º a seta apontará para a primeira marca funda da esquerda para direita, que corresponde ao PMS (0º). Caso, o avanço esteja fora da especificação, nesse processo, com o auxílio de uma chave 13 solte as duas porcas de fixação do distribuidor e o movimento até atingir o avanço especificado.

Após isso, verifique a pressão da linha de combustível com o auxílio de um instrumento (manômetro) de precisão, que deve estar entre 1,9 à 2,1 bares. O valor ideal e original de fábrica desse ajuste, corresponde a exatos 2,00bar.

Obrigado Felipe, vou largar no mecânico de minha confiança, trabalhou muito tempo numa concessionária GM, nos anos 90. Deve conhecer esses ajustes.
jorgeAP
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Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por jorgeAP »

https://www.monzeiros.com/forum/viewtop ... 49&t=25706
Da uma olhada nesse tópico, com certeza irá tirar suas dúvidas.
Monza 91 automático (o melhor)
Edinho_sl
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Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Edinho_sl »

jorgeAP escreveu: 25 Abr 2020, 09:32 https://www.monzeiros.com/forum/viewtop ... 49&t=25706
Da uma olhada nesse tópico, com certeza irá tirar suas dúvidas.
Beleza amigo, dei uma olhada. Esclareceu muita coisa mesmo. 👍👍👍
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douglassebastiany
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Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por douglassebastiany »

Trocar motor, cabeçote e instalar o sistema de injeção dos últimos Astra seria a opção mais "original" possível, porém não acredito que o custo dessa mudança iria valer a pena. Acredito que se dinheiro não é problema é vc pretende ficar muito tempo com o carro valeria a tentativa.

O mais simples seria mesmo uma bela revisão no motor e sistema de injeção com alguém que realmente entende, pois os parâmetros dos anos 90 não são os melhores pra nossa gasolina com maior porcentagem de álcool. Um tapinha em pressão de combustível, ajuste de distribuidor e ajuste de CO já devem dar uma boa diferença.

Obs: o upgrade pelo cabeçote roletado e um que quero fazer no meu Kadett tambem, só falta $$$.

Abraço!
Douglas Sebastiany

Kadett GL 2.0 MPFI 1997
Corsa Sedan Premium 1.4 2009
Edinho_sl
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Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Edinho_sl »

douglassebastiany escreveu: 26 Abr 2020, 05:50 Trocar motor, cabeçote e instalar o sistema de injeção dos últimos Astra seria a opção mais "original" possível, porém não acredito que o custo dessa mudança iria valer a pena. Acredito que se dinheiro não é problema é vc pretende ficar muito tempo com o carro valeria a tentativa.

O mais simples seria mesmo uma bela revisão no motor e sistema de injeção com alguém que realmente entende, pois os parâmetros dos anos 90 não são os melhores pra nossa gasolina com maior porcentagem de álcool. Um tapinha em pressão de combustível, ajuste de distribuidor e ajuste de CO já devem dar uma boa diferença.

Obs: o upgrade pelo cabeçote roletado e um que quero fazer no meu Kadett tambem, só falta $$$.

Abraço!
Exatamente amigo, pretendo ficar muito tempo com esse Monza, ele está em excelentes condições.
A idéia de troca de todo o sistema é algo que eu venho estudando há tempos, com um pouco de receio em mexer na originalidade do carro. Mas também não vou jogar dinheiro fora, se existe algum meio de ajustar o rendimento do motor atual, vou fazer. O que eu mais sinto falta nesse carro, é a falta de força numa subida, aquela arrancada numa ultrapassagem. Se conseguir corrigir isto seria perfeito.
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