Coletor de Admissão

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Coletor de Admissão

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Boa noite monzeiros, alguém sabe me dizer se para o Monza existe coletor de admissão de plastico para EFI?
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Coletor de Admissão

Mensagem não lida por tyo »

Igor Azevedo escreveu: 07 Abr 2020, 18:57 Boa noite monzeiros, alguém sabe me dizer se para o Monza existe coletor de admissão de plastico para EFI?
Não existe, mas para que você queria um coletor de plástico?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coletor de Admissão

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Motores com injeção TBI (sigla em inglês para Injeção no Corpo da borboleta), como é o Monza EFI, não podem usar coletores de admissão de plástico, pois o combustível passa pelo coletor, e danificaria o mesmo em pouco tempo. Nos motores MPFI, a maioria dos motores modernos, o combustível é injetado na boca do cilindro, sem passar pelo coletor, no qual só passa ar, o que possibilita usar coletores de plástico.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coletor de Admissão

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

O coletor de admissão de plástico é melhor para o enchimento do cilindro, acredito eu
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coletor de Admissão

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O coletor de plástico é melhor do que o de metal por permitir que ele seja mais liso, facilitando a passagem do ar para os cilindros.
Mas, como eu escrevi, no Monza passa ar mais combustível. Acredito que isso estragaria o coletor de plástico.
Por outro lado, tem uma outra coisa que eu esqueci de citar: o ar que entra nos cilindros, quanto mais frio, melhor, pois ar mais frio tem mais densidade, isto é, maior número de moléculas por cm³. Já o combustível não, ele condensa em contato com o coletor, então em alguns motores, como o do Monza, o coletor precisa ser aquecido com água quente.
Não vejo nenhum motivo para trocar o coletor original por um de plástico. Qual seria a vantagem? Melhor desempenho do motor? Se for para isso, então é mais aconselhável fazer o serviço completo, instalando um sistema de injeção moderno, multiponto. Aí sim, poder-se-ia pensar em trocar o coletor por um de alumínio. Acredito que até possa existir um coletor plástico que se adapte ao motor do Monza.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Coletor de Admissão

Mensagem não lida por tyo »

Igor Azevedo escreveu: 10 Abr 2020, 02:58 O coletor de admissão de plástico é melhor para o enchimento do cilindro, acredito eu
Para isso basta polir os dutos do coletor, que da o mesmo resultado. Mas o ganho em um motor original é imperceptível.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder