MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luana13
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mar 2020, 11:43
Cidade: COLOMBO
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Outra

MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por Luana13 »

Bom dia pessoas. Meu Monza tubarão 91, carburado, 1 bico, gasolina... de repente esquenta e desliga. Eu viro a chave dando a partida é como se não tivesse carregado a bateria, ai vc fica tentando até realmente a bateria parar :( , ai vc começa a querer resolver o problema, compra outra bateria e continua com o problema, leva na elétrica acham problema no alternador, arrumam... continua o problema, leva na oficina, resumindo, faz o cabeçote, troca os cabos de velas, bobina, bico, correia, uma peça da lenta, pêra da temperatura e continua. O mecânico diz que não é parte da mecânica, volto na elétrica, troco módulo HEI, bobina impulsora, aterramento e continua. Ele ligado na garagem até liga a ventoinha e mantém a lenta, mas na estrada ele desliga, ele não mantém a lenta, parado está bom, rodando... Vcs podem me ajudar?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por tyo »

Primeiro o seu Monza não é carburado ele é EFI, ele possui injeção eletrônica. Aquilo que parece um carburador onde está o bico na verdade se chama TBI e, quanto ao seu problema, o certo é andar com um scanner plugado no momento que o defeito ocorre.Ele desliga acelerando ou quando você tira o pé?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luana

A descrição do seu problema está um pouco confusa. Você escreveu que o carro pegou normalmente e de repente esquentou e morreu.
Esquentou "de repente"? Ou foi esquentando normalmente e quando quente o motor morreu?

Por outro lado, pelo ano do seu carro, se estiver correto no seu perfil, ele é carburado.
Sendo carburado, não tem bico (válvula injetora) ou módulo HEI.

A pior coisa que se faz quando um problema se apresenta é sair trocando um monte de componentes. O ideal é testar um a um e trocar só o que estiver de fato ruim.
Senão se gasta uma nota preta e às vezes não se resolve o problema.

Se levarmos em conta o que você escreveu que o carro parado funciona normal e andando morre do nada, a pergunta do Tyo é bem concernente, pois um problema no sensor de distância (ou sensor de velocidade -VSS), pode causar o apagamento do motor ao se tirar o pé do acelerador com o carro andando. Isso se de fato seu carro tiver injeção EFI.
Isso ocorre porque no Monza EFI, ao se tirar o pé do acelerador, a injeção EFI corta o combustível do motor, para prover o freio motor.
Só que se o VSS estiver ruim a injeção corta o combustível quando não deveria cortar.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por arnaldo silva »

B td! No meu Monza"caixote" tb tive problema parecido... era a junta de cabeçote. Mas não basta apenas fazer o cabeçote, tem que verificar medida, galeria entupidas, etc...

Tenho tb um tubarão e acontecia mesma coisa. De repente motor apagava e após 10 minutos dava na partida e funcionava normalmente: era o arranque. Sabendo do histórico desse defeito em Monza, tenho um arranque de reserva. Substitui e beleza.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Arnaldo

Motor de arranque defeituoso não faz o motor apagar.
Seu carro devia ter algum outro problema que foi resolvido sem querer junto com a substituição do arranque.

Tenho Monza há 22 anos e estou aqui no fórum desde 2006, e nunca ouvi falar que Monza tenha algum problema com motor de arranque.
O motor de arranque do meu Monza 94 (antes eu tinha um 95), apesar de estar com folga nas buchas e as escovas nas últimas, nunca nega fogo. Tenho dois motores de arranque comprados e guardados, mas só comprei para usar quando o original pifar de vez. Comprei esses outros dois porque eu queria substituir, quando for necessário, por um motor de arranque com redução. Comprei um Euro, chinês, mas fiquei desconfiado (sem confiança) e acabei comprando um Delco Remy de carros GM modernos, que também tem redução.

Acho que vou morrer antes de ouvir o barulho do Delco Remy. Ainda mais com esse maledeto virus que tá rondando os velhinhos como eu. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 22 Mar 2020, 19:34 Arnaldo

Motor de arranque defeituoso não faz o motor apagar.
Seu carro devia ter algum outro problema que foi resolvido sem querer junto com a substituição do arranque.

Tenho Monza há 22 anos e estou aqui no fórum desde 2006, e nunca ouvi falar que Monza tenha algum problema com motor de arranque.
O motor de arranque do meu Monza 94 (antes eu tinha um 95), apesar de estar com folga nas buchas e as escovas nas últimas, nunca nega fogo. Tenho dois motores de arranque comprados e guardados, mas só comprei para usar quando o original pifar de vez. Comprei esses outros dois porque eu queria substituir, quando for necessário, por um motor de arranque com redução. Comprei um Euro, chinês, mas fiquei desconfiado (sem confiança) e acabei comprando um Delco Remy de carros GM modernos, que também tem redução.

Acho que vou morrer antes de ouvir o barulho do Delco Remy. Ainda mais com esse maledeto virus que tá rondando os velhinhos como eu. :(

Abs
Aqui mesmo no fórum, deve ter algum outro caso... Já li no Monza Clube, consultor explicando o porquê desse caso em Monza.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA.

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 22 Mar 2020, 19:34 Arnaldo

Motor de arranque defeituoso não faz o motor apagar.
Seu carro devia ter algum outro problema que foi resolvido sem querer junto com a substituição do arranque.

Tenho Monza há 22 anos e estou aqui no fórum desde 2006, e nunca ouvi falar que Monza tenha algum problema com motor de arranque.
O motor de arranque do meu Monza 94 (antes eu tinha um 95), apesar de estar com folga nas buchas e as escovas nas últimas, nunca nega fogo. Tenho dois motores de arranque comprados e guardados, mas só comprei para usar quando o original pifar de vez. Comprei esses outros dois porque eu queria substituir, quando for necessário, por um motor de arranque com redução. Comprei um Euro, chinês, mas fiquei desconfiado (sem confiança) e acabei comprando um Delco Remy de carros GM modernos, que também tem redução.

Acho que vou morrer antes de ouvir o barulho do Delco Remy. Ainda mais com esse maledeto virus que tá rondando os velhinhos como eu. :(

Abs
Então, fui em 2 eletricistas, um dizendo que tinha 25 e outro 20 anos de experiência e que isso não existia. Tive o capricho de imprimir a explicação q vi no Monza Clube e levar para eles. Eles se recusaram a receber a folha impressa.
Antes de trocar, saí com ele um domingo bem cedinho, pois ele parava do nada em qualquer local e levei uma garrafa pet com água, que estava na geladeira. Qd motor apagou, abri o capô e esfriei o arranque. Fiz isso por 2 vezes e a partida, aconteceu imediatamente. Depois vc pesquisa e vai descobrir o p q isso pode acontecer.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

fui em 2 eletricistas, um dizendo que tinha 25 e outro 20 anos de experiência e que isso não existia. Tive o capricho de imprimir a explicação q vi no Monza Clube e levar para eles. Eles se recusaram a receber a folha impressa.
Antes de trocar, saí com ele um domingo bem cedinho, pois ele parava do nada em qualquer local e levei uma garrafa pet com água, que estava na geladeira. Qd motor apagou, abri o capô e esfriei o arranque. Fiz isso por 2 vezes e a partida, aconteceu imediatamente. Depois vc pesquisa e vai descobrir o p q isso pode acontecer.
Arnaldo

Eu também me recuso, como os eletricistas citados por você, a ler qualquer coisa que ateste que um motor de arranque de Monza é capaz de fazer o motor apagar.
Isso que você está dizendo que fez, na minha opinião, só provou que seu motor de arranque, depois de quente, não funciona bem. Não prova de jeito nenhum que o defeito dele fez o motor morrer.

Só uma coisa simples como o que eu vou escrever agora já é suficiente para derrubar qualquer teoria maluca dessa:
Ao girar a chave de ignição do carro para fazer o motor pegar, o automático do motor de arranque é alimentado, o que faz com que o chamado Bendix se desloque em direção à cremalheira do motor. Quando o Bendix engraza seus dentes com os dentes da cremalheira, o motor de arranque estará recebendo corrente para girar. No momento em que o motor acende e aumenta de rotação, automáticamente a cremalheira expulsa o Bendix. A partir daí, não há mais contato entre motor de arranque e motor do carro. Você pode até remover o motor de arranque nessa hora que o motor não vai morrer. Nenhum comentário em qualquer fórum sobre carros no mundo vai mudar isso.

Ah, também sou (ou fui) profissional da área, durante 30 anos. Eu lidava com motores de avião, à explosão e à jato e turbo eixo, e com vários tipos de motor de arranque, de inércia, elétricos convencionais e pneumáticos. Meu conhecimento vem de cursos, trabalho e muita pesquisa séria e publicações especializadas. Nada de fóruns de internet, nos quais se fala muita besteira. Inclusive nesse fórum aqui.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder