MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

arnaldo silva escreveu: 25 Abr 2020, 19:42 fui em 2 eletricistas, um dizendo que tinha 25 e outro 20 anos de experiência e que isso não existia. Tive o capricho de imprimir a explicação q vi no Monza Clube e levar para eles. Eles se recusaram a receber a folha impressa.
Gostaria que colocasse aqui essa dica do Monza Clube. Nunca ouvi ou vi tal coisa.
Pode ser o link que assim peço para fazer as correções necessárias.

Att,

Carlos Freire
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tyo
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Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 30 Abr 2020, 10:37
fui em 2 eletricistas, um dizendo que tinha 25 e outro 20 anos de experiência e que isso não existia. Tive o capricho de imprimir a explicação q vi no Monza Clube e levar para eles. Eles se recusaram a receber a folha impressa.
Antes de trocar, saí com ele um domingo bem cedinho, pois ele parava do nada em qualquer local e levei uma garrafa pet com água, que estava na geladeira. Qd motor apagou, abri o capô e esfriei o arranque. Fiz isso por 2 vezes e a partida, aconteceu imediatamente. Depois vc pesquisa e vai descobrir o p q isso pode acontecer.
Arnaldo

Eu também me recuso, como os eletricistas citados por você, a ler qualquer coisa que ateste que um motor de arranque de Monza é capaz de fazer o motor apagar.
Isso que você está dizendo que fez, na minha opinião, só provou que seu motor de arranque, depois de quente, não funciona bem. Não prova de jeito nenhum que o defeito dele fez o motor morrer.

Só uma coisa simples como o que eu vou escrever agora já é suficiente para derrubar qualquer teoria maluca dessa:
Ao girar a chave de ignição do carro para fazer o motor pegar, o automático do motor de arranque é alimentado, o que faz com que o chamado Bendix se desloque em direção à cremalheira do motor. Quando o Bendix engraza seus dentes com os dentes da cremalheira, o motor de arranque estará recebendo corrente para girar. No momento em que o motor acende e aumenta de rotação, automáticamente a cremalheira expulsa o Bendix. A partir daí, não há mais contato entre motor de arranque e motor do carro. Você pode até remover o motor de arranque nessa hora que o motor não vai morrer. Nenhum comentário em qualquer fórum sobre carros no mundo vai mudar isso.

Ah, também sou (ou fui) profissional da área, durante 30 anos. Eu lidava com motores de avião, à explosão e à jato e turbo eixo, e com vários tipos de motor de arranque, de inércia, elétricos convencionais e pneumáticos. Meu conhecimento vem de cursos, trabalho e muita pesquisa séria e publicações especializadas. Nada de fóruns de internet, nos quais se fala muita besteira. Inclusive nesse fórum aqui.

Abs
Assino embaixo Luiz, isso não existe!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
arnaldo silva
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Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Re: MEU MONZA NAO PEGA QUANDO ESQUENTA
Mensagem não lida por CASSIO HENRIQUE » 28 Ago 2011, 08:49

Amigão já passei por istó, tenho quase 99% de certeza, que se vc trocar o induzido do arranque fica normal paguei R$ 70,00 pela troca + mão de obra. Provavelmente tem algum fio partido e quando esquenta ele se delata não deixando passar corrente.

https://www.monzaclube.com/sosmonza/sos ... e_01.shtml

dicasmecanicas.com/2011/02/fiat-palio-siena-strada-motor-nao-vira-quando-esta-quente/

Corsa Club tem membros com a mesma solução, Clube Fox... e tem muitos outros casos.

Corta a ignição.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA ESQUENTA E DESLIGA .

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

arnaldo silva escreveu: 08 Mai 2020, 09:51 Re: MEU MONZA NAO PEGA QUANDO ESQUENTA
Mensagem não lida por CASSIO HENRIQUE » 28 Ago 2011, 08:49

Amigão já passei por istó, tenho quase 99% de certeza, que se vc trocar o induzido do arranque fica normal paguei R$ 70,00 pela troca + mão de obra. Provavelmente tem algum fio partido e quando esquenta ele se delata não deixando passar corrente.

https://www.monzaclube.com/sosmonza/sos ... e_01.shtml

dicasmecanicas.com/2011/02/fiat-palio-siena-strada-motor-nao-vira-quando-esta-quente/

Corsa Club tem membros com a mesma solução, Clube Fox... e tem muitos outros casos.

Corta a ignição.
Arnaldo,

não vi nessas mensagens do antigo consultor técnico do Monza Clube (Luiz Yoshimura) a menção de que o motor apaga sozinho e o defeito é do motor de arranque. Foi isso que foi mencionado lá que não faz sentido algum. Já motor girando pesado na partida é um sintoma comum do motor de arranque.





"Os esclarecimentos abaixo são referentes à Elétrica - Motor de arranque


S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: Gilmar Lopes (Curitiba, PR)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina
Dúvida: quando ando por um período longo, e estando o motor aquecido, a ventoinha funciona normalmente. Mas, após uma parada e o desligamento da chave de ignição, o mesmo não pega, sendo obrigado a esperar a temperatura abaixar para conseguir pôr o motor em funcionamento. Após check-up de um mecânico, o mesmo substituiu a escova _mas o defeito persiste.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Gilmar, você não mencionou se quando o motor está quente ele gira ao acionar a chave de ignição. Mas vamos lá. O motor de partida requer alguns testes que, infelizmente, a maioria das oficinas não o faz: o seu induzido, quando aquecido, pode ter algum fio do enrolamento interrompido, fazendo com que, com a dilatação do material, o fio perca o contato no local do rompimento e causando uma grande redução da capacidade do eletroímã a ponto de não ter força de girar o motor. Ao esfriar, e com a retração do material, o fio volta a ter contato e o motor de partida volte a funcionar. Sendo isso, creio que a melhor opção será a substituição do motor de partida por outro remanufaturado de fábrica (Wapsa), o qual é de altíssima qualidade e o preço bem próximo ao de uma revisão no motor de partida. Existe também a possibilidade de o motor girar e não pegar _o que pode ser ocasionado pela elevada temperatura de trabalho do motor_ fazendo com que a gasolina contida no carburador ferva e derrame no coletor de admissão, afogando o motor. Neste caso, você deve fazer uma verificação no sistema de arrefecimento e, também, no carburador.



S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: Mauricio Cruz (Duque de Caxias, RJ)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1990, gasolina
Dúvida: estando o veículo ainda frio, a partida é realizada normalmente mas, após o motor estar aquecido, há uma certa dificuldade em acionar a ignição. A impressão que se tem é que o motor está virando "pesado" e a carga da bateria estando fraca.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Maurício, o que está acontecendo no seu carro é, sem dúvida, um problema de motor de partida. É comum o induzido ter algum fio partido e que, se medido a frio, não apresenta problemas mas, quando o mesmo se aquece e sofre a dilatação, o fio se separa, aumentando, desta forma, a resistência elétrica, reduzindo muito a força do eletroímã e fazendo com que o motor gire pesado. O que eu lhe recomendo é que procure por uma oficina autorizada Bosch e substitua o motor de partida por outro remanufaturado de fábrica da Wapsa, o qual tem um preço muito próximo da revisão do seu equipamento. No entanto, é como se fosse novo e o principal: com garantia de fábrica. Creio que se todos conhecessem a linha de produtos remanufaturados da Wapsa, jamais fariam revisão de motor de partida e alternador.



S.O.S. publicado em: 28/06/2001
Enviado por: Renato Castro Alves (Brasília, DF)
Características do carro: Escort 1.6, 1994, gasolina
Dúvida: o motor de partida está fazendo um barulho do tipo dente deslizando sobre dente.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Renato, seu problema está no motor de partida e, mais precisamente, no pinhão ou na engrenagem do planetário, que possui uma engrenagem plástica que quando perde a lubrificação provoca tais barulhos."


Abs,

Carlos Freire
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