Boa noite a todos. Comprei um Monza SL/E, carburado, ano 90. Eu e meu amigo Laércio o batizamos de Enterprise. Na panela onde vai o filtro de ar eu percebo que falta a mangueira ou mangote que liga a válvula ao sensor. Peço aos meus amigos do clube que me esclareçam como funciona e para que serve esse sistema todo e o que acontece se eu continuar rodando com o carro sem esse dispositivo.
Muito obrigado.
Panela do filtro de ar
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- Carlos A. Freire
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Re: Panela do filtro de ar
Daniel, seja bem vindo.
Você deve estar falando do sensor térmico do sistema Thermac, utilizado em todos modelos carburado álcool e também em todos os EFI (gasolina e álcool)
Nesse sensor vai conectado na entrada uma mangueira a uma tomada de vácuo do motor e saída outra mangueira que vai comandar o movimento de uma portinhola no bico do compartimento do filtro de ar.
Essa portinhola abre para o coletor de escape quando o motor está frio e fecha quando motor aquece, melhorando o funcionamento do motor na fase fria. Quando motor está aquecido, não precisa mais desse ar quente e passa a admitir ar ambiente.
Junto com sistema Thermac, há uma resistência de pré aquecimento no coletor de admissão, bem abaixo do carburador, que fica ligada nos primeiros minutos, para aquecer rapidamente o coletor de admissão.
Se o sistema Thermac está desativado, o que vai acontecer é a falta de estabilidade do motor na fase fria e nenhum sintoma anormal com motor quente, desde que não tenha entrada falsa de ar por mangueiras soltas ou tomadas de vácuo abertas.
Então, recomendo que ative completamente e deixe o sistema Thermac em pleno funcionamento, bem como a resistência de pré aquecimento do coletor de admissão, também a válvula termostática. Você e seu Monza só tem a ganhar quando todos os sistemas trabalham corretamente, conforme seu projeto.
Abs,
Carlos Freire
Você deve estar falando do sensor térmico do sistema Thermac, utilizado em todos modelos carburado álcool e também em todos os EFI (gasolina e álcool)
Nesse sensor vai conectado na entrada uma mangueira a uma tomada de vácuo do motor e saída outra mangueira que vai comandar o movimento de uma portinhola no bico do compartimento do filtro de ar.
Essa portinhola abre para o coletor de escape quando o motor está frio e fecha quando motor aquece, melhorando o funcionamento do motor na fase fria. Quando motor está aquecido, não precisa mais desse ar quente e passa a admitir ar ambiente.
Junto com sistema Thermac, há uma resistência de pré aquecimento no coletor de admissão, bem abaixo do carburador, que fica ligada nos primeiros minutos, para aquecer rapidamente o coletor de admissão.
Se o sistema Thermac está desativado, o que vai acontecer é a falta de estabilidade do motor na fase fria e nenhum sintoma anormal com motor quente, desde que não tenha entrada falsa de ar por mangueiras soltas ou tomadas de vácuo abertas.
Então, recomendo que ative completamente e deixe o sistema Thermac em pleno funcionamento, bem como a resistência de pré aquecimento do coletor de admissão, também a válvula termostática. Você e seu Monza só tem a ganhar quando todos os sistemas trabalham corretamente, conforme seu projeto.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Panela do filtro de ar
Muito obrigado pela costumeira atenção
Abcs
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