Panela do filtro de ar

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Danieldantas
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Set 2019, 21:01
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Panela do filtro de ar

Mensagem não lida por Danieldantas »

Boa noite a todos. Comprei um Monza SL/E, carburado, ano 90. Eu e meu amigo Laércio o batizamos de Enterprise. Na panela onde vai o filtro de ar eu percebo que falta a mangueira ou mangote que liga a válvula ao sensor. Peço aos meus amigos do clube que me esclareçam como funciona e para que serve esse sistema todo e o que acontece se eu continuar rodando com o carro sem esse dispositivo.
Muito obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Panela do filtro de ar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Daniel, seja bem vindo.

Você deve estar falando do sensor térmico do sistema Thermac, utilizado em todos modelos carburado álcool e também em todos os EFI (gasolina e álcool)

Nesse sensor vai conectado na entrada uma mangueira a uma tomada de vácuo do motor e saída outra mangueira que vai comandar o movimento de uma portinhola no bico do compartimento do filtro de ar.
Essa portinhola abre para o coletor de escape quando o motor está frio e fecha quando motor aquece, melhorando o funcionamento do motor na fase fria. Quando motor está aquecido, não precisa mais desse ar quente e passa a admitir ar ambiente.
Junto com sistema Thermac, há uma resistência de pré aquecimento no coletor de admissão, bem abaixo do carburador, que fica ligada nos primeiros minutos, para aquecer rapidamente o coletor de admissão.

Se o sistema Thermac está desativado, o que vai acontecer é a falta de estabilidade do motor na fase fria e nenhum sintoma anormal com motor quente, desde que não tenha entrada falsa de ar por mangueiras soltas ou tomadas de vácuo abertas.

Então, recomendo que ative completamente e deixe o sistema Thermac em pleno funcionamento, bem como a resistência de pré aquecimento do coletor de admissão, também a válvula termostática. Você e seu Monza só tem a ganhar quando todos os sistemas trabalham corretamente, conforme seu projeto.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Danieldantas
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Set 2019, 21:01
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Panela do filtro de ar

Mensagem não lida por Danieldantas »

Muito obrigado pela costumeira atenção
Abcs
Responder