TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Nunca entendi a troca obrigatória de parafuso ao mexer no cabeçote.
Jorge

O sistema de aperto dos parafusos de cabeçote é um tanto complexo.
Você dá torque nos parafusos com um torquímetro e depois gira os mesmos mais alguns graus, para dar um torque adicional.
Para cada grau de giro na cabeça do parafuso, haverá um acréscimo no torque. Esse acréscimo depende do comprimento do parafuso.
Quando o parafuso já trabalhou durante muitos anos, ele sofre uma deformação. Ele "estica".
Assim, se você reutilizar o mesmo parafuso, aqueles graus de giro não vão mais corresponder a um aumento de torque pré determinado.
Você teria de recalcular qtos graus girar para acrescentar o mesmo torque previsto pelo fabricante. É mais fácil (e seguro) instalar parafusos novos.
Além disso, cada parafuso tem um limite de 'esticamento' antes de quebrar.
Se você utilizar um parafuso já esticado e der mais torque nele, ele pode quebrar. Não na hora, mas depois de algum tempo. Não podemos esquecer que o parafuso está o tempo todo trabalhando, impedindo o cabeçote de saltar fora no momento da explosão da mistura ar+combustível. E isso ocorre milhares de vezes durante o funcionamento do motor. Principalmente quando se exige torque do motor.

Abs
Luiz Carlos
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jorgeAP
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Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Mensagem não lida por jorgeAP »

Entendi, nunca me atentei ao risco de quebra.
Monza 91 automático (o melhor)
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rafamts
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Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Mensagem não lida por rafamts »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 27 Out 2019, 08:47
Nunca entendi a troca obrigatória de parafuso ao mexer no cabeçote.
Jorge

O sistema de aperto dos parafusos de cabeçote é um tanto complexo.
Você dá torque nos parafusos com um torquímetro e depois gira os mesmos mais alguns graus, para dar um torque adicional.
Para cada grau de giro na cabeça do parafuso, haverá um acréscimo no torque. Esse acréscimo depende do comprimento do parafuso.
Quando o parafuso já trabalhou durante muitos anos, ele sofre uma deformação. Ele "estica".
Assim, se você reutilizar o mesmo parafuso, aqueles graus de giro não vão mais corresponder a um aumento de torque pré determinado.
Você teria de recalcular qtos graus girar para acrescentar o mesmo torque previsto pelo fabricante. É mais fácil (e seguro) instalar parafusos novos.
Além disso, cada parafuso tem um limite de 'esticamento' antes de quebrar.
Se você utilizar um parafuso já esticado e der mais torque nele, ele pode quebrar. Não na hora, mas depois de algum tempo. Não podemos esquecer que o parafuso está o tempo todo trabalhando, impedindo o cabeçote de saltar fora no momento da explosão da mistura ar+combustível. E isso ocorre milhares de vezes durante o funcionamento do motor. Principalmente quando se exige torque do motor.

Abs
Ótima explicação, Luiz! Parabéns!
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