1992, Classic SE

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

1992, Classic SE

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Boa noite, Monzeiros de todo país. Tenho 17 anos e "tenho" um Monza. Mas por que "tenho" está em aspas? Por que não é tecnicamente meu, mas é prometido à ficar em meu nome quando tirar a carteira, por fim será meu. Este Monza está parado há 4 anos, e o hodômetro marca 54k rodados, porém acredito que tenha mais, já que ele não marca e também tem algumas partes que estão bem desgastadas e acho que em 54 mil é bem rápido para um coletor ficar todo enferrujado e escapamento furado. Meu pai vem fazendo algumas coisas nele ultimamente: Trocou o sensor de velocidade, bico, bobina, módulo HEY, velas, cabo de velas... Enfim, estamos deixando ele novo. Daqui a pouco estamos partindo para a pintura. O Monza está fumando bastante, eu acho melhor ver o cabeçote, pode ser algo sério... Mas ele diz que prefere pintar primeiro. Em 4 mil rpm o carro fica com o som tanto um pouco desagradável por conta que o escapamento que está furado. Vocês acham melhor trocar tudo desde o coletor que está enferrujado? Ajudem! Ele também fica oscilando as rotações no painel para cima e para baixo, de 1000 vai pra 3000 num pulo e volta. O painel é eletrônico... o que pode ser? Sensor da lenta ou entrada de ar falsa? É bom ressaltar que a caixa do filtro de ar tá com pequenas partes quebradas e os fechos que deixa ela bem apertado, que são 5 ou 6, só tem 2... A válvula Thermac não funciona, ou seja, estagio frio ele as vezes não funciona legal, porque a todo instante está recebendo ar ambiente. O certo seria quando ligar e ele receber o ar do coletor. Podem me dizer algum site ou palavra chave para encontrar um filtro de ar para esse Monza?
Abraços,
Igor, Monza Classic SE
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 1992, Classic SE

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Seja bem vindo ao fórum, Igor.

Você fez várias perguntas.
Vou tentar responder a algumas, começando pela oscilação do indicador de rotações do motor.
Se a rotação pula repentinamente de 1000 para 3000 e volta, muito provavelmente não é o motor que está acelerando assim, é só a indicação do instrumento.
Meu Monza, quando o comprei, em 2005, fazia isso. Eu não esquentei muito, pois sabia que era só indicação, e depois de um tempo parou. Até hoje não sei qual seria a causa.
Sobre o sistema de escapamento, hoje em dia até que é barato trocar tudo. Fazendo isso, você fica tranquilo por alguns anos, se instalar um sistema de marca Mastra, por exemplo. E depois da troca, poderá sentir melhor como está o ronco da máquina.
Sobre a fumaça, a causa pode ser óleo passando pelas guias de válvulas ou pelos aneis de segmento dos pistões.
No primeiro caso a solução é mais fácil: trocar as guarnições (selos) das válvulas. Não me recordo se isso pode ser feito sem tirar o cabeçote, usando ferramentas especiais. Alguns mecânicos preferem tirar o cabeçote. Isso sai mais caro.
Você falou que foram substituídas várias peças, incluindo a válvula injetora. Essa peça dificilmente dá problema no Monza. Não é bom para o bolso e nem para o carro trocar peças boas por novas, sem testar as mesmas. Isso porque as peças de reposição atualmente não são tão boas quanto as originais. Pelo menos algumas, como válvula injetora, módulo HEI, etc
Sobre a válvula Termac, aqui no calor do Rio de Janeiro ela não influencia quase nada no funcionamento do motor. Mesmo no inverno, eu já funcionei o carro sem aquela mangueira que transfere o ar quente para a caixa de filtro durante o aquecimento, e nada aconteceu.
Sobre a caixa plástica do filtro, acho que a maneira mais fácil de encontrar uma é num ferro velho. Eu uma vez consegui comprar a tampa, numa loja de autopeças (Altese) mas certamente não conseguiria hoje em dia.
Você pode pesquisar na internet, desde que tenha o número de peça.
Muitos usuários do fórum têm instalado no computador o CepChev, que é o catálogo de peças em forma de aplicativo para PC ou notebook. Se não me engano tem aqui no fórum para download. Eu tive de comprar o danado no mercadolivre, mas hoje, como eu disse, ele está disponível de graça.

Qualquer outra dúvida fique à vontade para perguntar.
Abraço e boa sorte com seu futuro Monza. Depois que ele estiver em dia você não irá querer outro carro. Monza vicia. Eu tenho Monza desde 1998, e já tive dois. um 94/95 e o atual 94. Tenho outros carros mais novos, mas o que me dá prazer em dirigir é ele.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 1992, Classic SE

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Sem duvidas é um ótimo carro. Meu pai tem um Polo 1.6 05 que anda e bebe igual um diabinho, mas sem duvida não chega ao conforto e prazer de dirigir um Monza. Direção bem mais leve e bancos mais confortáveis. Todos os meus amigos falam pra eu pegar um carro mais novo, mas simplesmente não consigo tirar o olho do Monza. O meu é um dos mais bonitos na minha opinião, com aquela cor azul escuro que a noite parece preto.
Falando em outras coisas, pelo visto você mora por perto. Moro em Olaria. É perto da Altese. Já olhei no site de lá e não encontrei a caixa do filtro. Eu encontro alguns no M.L., mas não é para o meu modelo. Futuramente quando o carro for meu e eu estiver trabalhando, estou pensando em colocar um filtro esportivo. Meu pai não coloca porque ele não gosta. Mas tenho uma dúvida quanto a isto: Se eu colocar um filtro esportivo, para onde vai o sensor MAP e as outras mangueiras que vão para o filtro, já que no esportivo não tem nenhuma entrada para colocar?
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: 1992, Classic SE

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Igor

Eu não gosto muito de modificações, a não ser que sejam importantes para a segurança.
Gosto do Monza como ele é, com suas virtudes e, até certo ponto, seus defeitos.

Poste essa sua dúvida sobre filtro esportivo nas seções que existem aqui no fórum sobre adaptações ou customizações.
Certamente haverá gente que já instalou filtro esportivo no Monza e pode lhe ajudar.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder