Ajuda
- Jhonatann W
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Ajuda
É normal Monza em BR ficar com a temperatura sempre baixa? Em outros carros que tive sempre ficaram no meio.
Outra dúvida, na BR dirijo pelo vacuômetro/econômetro? Pois quase não consigo manter ele abaixo do meio.
Fiz uma pequena viagem + - 120 km a 90km/h consegui media de 11km/l, é isso mesmo?
Desculpem tantas perguntas, sempre tive carros básicos e pequenos.
Outra dúvida, na BR dirijo pelo vacuômetro/econômetro? Pois quase não consigo manter ele abaixo do meio.
Fiz uma pequena viagem + - 120 km a 90km/h consegui media de 11km/l, é isso mesmo?
Desculpem tantas perguntas, sempre tive carros básicos e pequenos.
-
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Re: Ajuda
O meu sempre fica com a temperatura baixa nas rodovias, na cidade fica um pouco mais alta.
Sobre o consumo, tempos atrás fiz 13,5 km/l mantendo 60-70 km/h na BR. O meu tem diferencial curto (4,19), só andando devagar pra manter o RPM baixo e consumo também. Não sei que média faria a 100 km/h, mas a essa velocidade em 5ª marcha, quando pisa o carro acelera bem.
Meu Monza também é EFI à gasolina.
Sobre o consumo, tempos atrás fiz 13,5 km/l mantendo 60-70 km/h na BR. O meu tem diferencial curto (4,19), só andando devagar pra manter o RPM baixo e consumo também. Não sei que média faria a 100 km/h, mas a essa velocidade em 5ª marcha, quando pisa o carro acelera bem.
Meu Monza também é EFI à gasolina.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ajuda
Jhonatann W
Até 1994 os Monzas tinham uma caixa de marchas mais curta, o que propicia uma aceleração um pouco melhor e um consumo um pouco pior.
Meu GLS 1994 atual à gasolina faz, na estrada, andando na velocidade máxima permitida (100, 110, 120 Km/h) 12 Km por litro.
Eu tive um GLS 1995, com caixa de marchas longa igual ao do seu, que fazia 13 Km/l, nas mesmas condições.
Acho que 120 Km é uma distância pequena demais para se aferir consumo com exatidão. O ideal é rodar quase um tanque, encher de novo e calcular.
Sobre a temperatura do motor, é normal, em estrada, a temperatura ficar um pouco acima da marca mínima. Quem define essa temperatura é a válvula termostática, e com o tempo ela passa a não fechar totalmente. Com válvula nova a temperatura costuma se manter um pouco mais alta, mas não chega a fazer grande diferença. Se o motor não estiver atingindo a metade da escala com trânsito, aí pode haver um problema no carro. geralmente termostática ruim. Isso é mais sentido em lugares frios.
Nos carros modernos parece que o controle de temperatura é mais apurado. Meu Fiat Uno Way mantém a temperatura sempre na metade do mostrador, seja na estrada, seja no trânsito da cidade. Além disso, a temperatura sobe mais depressa depois da partida.
Abraços
Até 1994 os Monzas tinham uma caixa de marchas mais curta, o que propicia uma aceleração um pouco melhor e um consumo um pouco pior.
Meu GLS 1994 atual à gasolina faz, na estrada, andando na velocidade máxima permitida (100, 110, 120 Km/h) 12 Km por litro.
Eu tive um GLS 1995, com caixa de marchas longa igual ao do seu, que fazia 13 Km/l, nas mesmas condições.
Acho que 120 Km é uma distância pequena demais para se aferir consumo com exatidão. O ideal é rodar quase um tanque, encher de novo e calcular.
Sobre a temperatura do motor, é normal, em estrada, a temperatura ficar um pouco acima da marca mínima. Quem define essa temperatura é a válvula termostática, e com o tempo ela passa a não fechar totalmente. Com válvula nova a temperatura costuma se manter um pouco mais alta, mas não chega a fazer grande diferença. Se o motor não estiver atingindo a metade da escala com trânsito, aí pode haver um problema no carro. geralmente termostática ruim. Isso é mais sentido em lugares frios.
Nos carros modernos parece que o controle de temperatura é mais apurado. Meu Fiat Uno Way mantém a temperatura sempre na metade do mostrador, seja na estrada, seja no trânsito da cidade. Além disso, a temperatura sobe mais depressa depois da partida.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Ajuda
Bem curta aliás. Tenho câmbio wide-ratio com o diferencial mais curto disponível (4,19), dá pra andar de boa em 5ª a 60 km/h e passar pela maioria das lombadas em 3ª. Pensei em botar o diferencial 3,73, mas talvez fique muito fraco em 5ª.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑14 Jul 2019, 20:42 Jhonatann W
Até 1994 os Monzas tinham uma caixa de marchas mais curta, o que propicia uma aceleração um pouco melhor e um consumo um pouco pior.
Meu GLS 1994 atual à gasolina faz, na estrada, andando na velocidade máxima permitida (100, 110, 120 Km/h) 12 Km por litro.
Eu tive um GLS 1985, com caixa de marchas longa igual ao do seu, que fazia 13 Km/l, nas mesmas condições.
Acho que 120 Km é uma distância pequena demais para se aferir consumo com exatidão. O ideal é rodar quase um tanque, encher de novo e calcular.
Apesar disso, a aceleração do câmbio curto é maravilhosa.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ajuda
Lucas
Fazendo uns cálculos simples aqui, para comprovar que a caixa do Monza a gasolina até 1994 é mais curta e por isso, teoricamente, e andando os dois na estrada em velocidade mais ou menos constante, o carro bebe um pouco mais. Claro que isso depende também do momento em que as marchas são mudadas (num carro com marchas mais longas, em alguns momentos, o motorista precisa mudar para uma marcha mais baixa, o que acontece menos com carros com caixa mais curta, e isso acaba anulando a economia final), chegamos aos seguintes números:
Vamos considerar que o motor está a 1000 RPM. O número final é a rotação do eixo das rodas motrizes.
Monza 94, com diferencial 4,19: Monza 96, com diferencial 3,94:
-Em 1ª marcha: Rodas motrizes a 67 RPM. -Em 1ª marcha: Rodas motrizes a 70 RPM.
-Em 2ª marcha: Rodas motrizes a 122 RPM. -Em 2ª marcha: Rodas motrizes a 135 RPM
-Em 3ª marcha: Rodas motrizes a 194 RPM. -Em 3ª marcha: Rodas motrizes a 206 RPM.
-Em 4ª marcha: Rodas motrizes a 268 RPM. -Em 4ª marcha: Rodas motrizes a 275 RPM.
-Em 5ª marcha: Rodas motrizes a 336 RPM. -Em 5ª marcha: Rodas motrizes a 342 RPM.
-Em ré: Rodas motrizes a 71 RPM. -Em ré: Rodas motrizes a 76.
Segundo as leis da física, em todas as marchas o Monza 94 tem mais torque nas rodas, mas tem menor velocidade, considerando-se as mesmas rotações de motor.
Fonte da demultiplicação da caixa: manual do proprietário do Monza 94 e do Monza 96.
Nota: O Monza 94 à álcool usa um diferencial igual ao Monza 96, portanto as rotações finais são diferentes.
Já o Monza 96 à álcool usa o mesmo diferencial do Monza 96 à gasolina.
Abs
Fazendo uns cálculos simples aqui, para comprovar que a caixa do Monza a gasolina até 1994 é mais curta e por isso, teoricamente, e andando os dois na estrada em velocidade mais ou menos constante, o carro bebe um pouco mais. Claro que isso depende também do momento em que as marchas são mudadas (num carro com marchas mais longas, em alguns momentos, o motorista precisa mudar para uma marcha mais baixa, o que acontece menos com carros com caixa mais curta, e isso acaba anulando a economia final), chegamos aos seguintes números:
Vamos considerar que o motor está a 1000 RPM. O número final é a rotação do eixo das rodas motrizes.
Monza 94, com diferencial 4,19: Monza 96, com diferencial 3,94:
-Em 1ª marcha: Rodas motrizes a 67 RPM. -Em 1ª marcha: Rodas motrizes a 70 RPM.
-Em 2ª marcha: Rodas motrizes a 122 RPM. -Em 2ª marcha: Rodas motrizes a 135 RPM
-Em 3ª marcha: Rodas motrizes a 194 RPM. -Em 3ª marcha: Rodas motrizes a 206 RPM.
-Em 4ª marcha: Rodas motrizes a 268 RPM. -Em 4ª marcha: Rodas motrizes a 275 RPM.
-Em 5ª marcha: Rodas motrizes a 336 RPM. -Em 5ª marcha: Rodas motrizes a 342 RPM.
-Em ré: Rodas motrizes a 71 RPM. -Em ré: Rodas motrizes a 76.
Segundo as leis da física, em todas as marchas o Monza 94 tem mais torque nas rodas, mas tem menor velocidade, considerando-se as mesmas rotações de motor.
Fonte da demultiplicação da caixa: manual do proprietário do Monza 94 e do Monza 96.
Nota: O Monza 94 à álcool usa um diferencial igual ao Monza 96, portanto as rotações finais são diferentes.
Já o Monza 96 à álcool usa o mesmo diferencial do Monza 96 à gasolina.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Ajuda
.
Quanto ao problema da temperatura:
Ou a válvula termostática esta com problemas ou fora de especificação, isto impacta sim no consumo. O combustível que entra no motor (mais frio) não é bem ""queimado"" causando uma maior aceleração (o vacuômetro esta "dizendo" isso) e consequentemente maior consumo. Verifique na sua termostática se a especificação dela condiz com ano/modelo/combustível do seu carro, estando os instrumentos do seu carro bem aferidos, a faixa de trabalho em geral fica variando entre próximo do meio, então ela abre e o ponteiro desce até no minimo 1/4 da escala, e fica assim o tempo todo aproximadamente nesta variação .
Existe na Multec (EFI) uma relação direta entre a temperatura do motor e a quantidade de combustível injetada (os sensores "conversam" entre si), por este motivo e pela própria programação original dela, a tendencia é quando o carro estiver mais frio ela "enriquece" a mistura, como nos carburados acontece quando esta com afogador puxado.
Espero ter ajudado
Quanto ao problema da temperatura:
Ou a válvula termostática esta com problemas ou fora de especificação, isto impacta sim no consumo. O combustível que entra no motor (mais frio) não é bem ""queimado"" causando uma maior aceleração (o vacuômetro esta "dizendo" isso) e consequentemente maior consumo. Verifique na sua termostática se a especificação dela condiz com ano/modelo/combustível do seu carro, estando os instrumentos do seu carro bem aferidos, a faixa de trabalho em geral fica variando entre próximo do meio, então ela abre e o ponteiro desce até no minimo 1/4 da escala, e fica assim o tempo todo aproximadamente nesta variação .
Existe na Multec (EFI) uma relação direta entre a temperatura do motor e a quantidade de combustível injetada (os sensores "conversam" entre si), por este motivo e pela própria programação original dela, a tendencia é quando o carro estiver mais frio ela "enriquece" a mistura, como nos carburados acontece quando esta com afogador puxado.
Espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- Jhonatann W
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Re: Ajuda
Obrigado a todos!
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: Ajuda
Tenho um Monza 95 a gasolina que andei 340 km com ele e, ele fez uma média de 13,5... Fiz meu cálculo pelo marcador de combustível: em um lugar plano (posto de Pirapora) marquei quanto tinha e vim e cheguei em (BH) em um lugar plano e olhei novamente e estava na mesma marca com o tanto de combustível que eu tinha colocado (uns 130R$ pq lá estava caro pakas), já a temperatura de todas as vezes que fui ela aqui dentro marcava normal , mas já chegava na BR onde colocava 5°e esquecia ela já ficava muito baixa, isso a uns 120, 130... Já se andar pregando a bota como já vim umas vezes o ponteiro sobe um pouco (lembrando que só rodo na madrugada e em estrada no qual conheço e o monzao é afiadin) média de uns 160, 170km, aí sobe mais um pouco. Mas vale lembrar aí que o Monza é um carro muito bem ventilado por seus frisos e brechas para ar no motor e é basicamente impossível a temperatura se manter algo pelo excesso de vento que ele pega... Contanto que pode fazer o teste vindo a uma certa velocidade que seja e encoste no acostamento para ver se ela não sobe rápido (ele deixa de ter o vento natural e logo precisa ligar a ventoinha)