Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcel Murai
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Muito bom. Poderia por um vídeo secando o tanque.
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dbzronaldo
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Uma pena q eu não fiz vídeo com 5 litros para ver se o tanque do Monza 96 iria captar.
Porque com 10 ele conseguiu puxar e manter o cash cheio, diferente do tanque que abri que não funcionava com 10l... só com 15 ou >.

Enfim, ontem eu levei o tanque do Monza 96 para colocar e fiquei muito satisfeito com os testes realizado nele...
Realmente era isso que eu queria. Agora posso andar até na reserva tranquilo... antes se o combustível não tivesse acima do cashtank meu Monza já virava um lixo e ficava falhando.
Só pra refrescar a memória e para quem está chegando agora.

Pintei ele:
Imagem

Tanque sendo colocado:
Imagem


Vídeo do meu antigo tanque no carro, note que o combustível esta super alto. 20 litros e o cashtank não fica cheio pelo retorno, pelo contrário, ele acaba. kkkk!



E agora, vídeo do Monza com o tanque do Monza 96 (colocado no carro), que esta em perfeito estado... com 15 litros o cashtank fica cheio!
isso é um sinal de que está perfeito... Cheguei a fazer testes com 10 litros e ele fica perfeito tmb...


Conclusão:
Meu carro ficou muito bom com o tanque do Monza 96... Perfeito até onde foi projetado para ser, mas é bem claro que o tanque do Monza é uma porcaria... Estou andando tranquilo na reserva agora... mas o tanque está longe de ser um tanque bom...

O meu tanque foi subistituido porque o retorno realmente não estava enchendo o cashtank.

LISTA DE COISAS QUE TINHA Q SER MELHORADA NESSE TANQUE:
- Deveria ter um ressalto para baixo para o cashtank ficar um pouco abaixo e para o carro funcionar com menos combustível.
- Deveria ter uma válvula retentora para manter o cashtank sempre cheio. (quando vc desliga o carro o cash esvazia... até no do Monza 96).
- O Cash tank deveria ter tampa igual o do Kadett! O cash é o mesmo... tem o suporte para aquela tampa... tudo certinho mas a tampa não está lá.
- Sistema de retorno pode dar problema, deveria ser direto tipo o do Kadett, menos chance de dar problema.
- Tanque deveria ser plastico e ter um bocal grande para ser aberto, tipo o do Kadett.

---
Em breve vou fazer um teste com a bóia no tanque aberto para ver a partir de quantos litros q a bóia começa a marcar no painel.
Sobre testar com 5 litros, acho q não consigo mais pq o tanque bom já foi usado e o que tenho aqui aberto só funciona com 15 litros ou > e o que eu tirei do carro, só funciona bem com uns 25 litros, Kkkk! Só quando o fuel está acima do cashtank, kkk!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

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tyo
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por tyo »

O Monza carburado por ter a saída do tanque embaixo, creio que não sofre desse problema. O meu gasta quase toda a gasolina creio que sobra uns 600 ml no tanque.
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Legal, o importante é sanar o problema nem que custe 1 tanque, kkkkkkkkkkk!
Falando nisso, quanto custou? Desculpe a pergunta.

Ronaldo, vendo o vídeo desse tanque 96, acredito que da forma que funcionou também se aplica no meu e no seu antigo. No modo geral, todos os EFI sendo então o problema do tubo interno de retorno, sem falar do desenvolvimento péssimo desse tanque.

Ao meu ver, ainda deveria haver uma válvula de retenção bem sensível a movimentaçao do combustível, como se fosse uma bóia de caixa d'água, rsrsrr!
Quando a quantidade do cash abaixar, a bóia abre e deixa entrar o de fora e, quando cheio a bóia fecha para não sair e em cima uma tampa, apenas com ladrão ou uns furos.

Quando fizer os testes em principal da marcação de ponteiro poste aqui. Estou curioso e não estou com muito tempo para tentar fazer no meu.

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luiz sle
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa tarde!

Complementando o tópico, segue abaixo vídeo que fiz do tanque EFI que utilizava no meu S/R. Teste feito com 5.5 litros de álcool:


Acredito que além do problema relatado pelos amigos, de obstrução da passagem do retorno para dentro do cash tank, outro problema pode ser devido a inclinação do próprio pescador. Alguns mecânicos ao trocar o pré-filtro, podem acabar entortando o pescador de duas formas:

1 - ao tentar retirar ou ao instalar o pescador, se o mesmo enroscar e for forçado.
2 - ao colocar ou tirar a mangueira da saída do pescador. A chapa que é feita a tampa do pescador é fina, amassa com facilidade causando alteração na altura que o pescador irá captar o combustível.

É possível regular a altura do pescador, aproximando-o do fundo do cash, caso tenha sido entortado.

Luiz Fernando.
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Luiz, muitas vezes obstrução no retorno faria a pressão aumentar.

Eu no mês passado troquei meu tanque e fiz vídeos. Só não postei aqui por acreditar que (no caso do EFI) de cara, já se mostra o tanto de erros no projeto desse sistema, com imagens e fotos postados aqui no fórum, além do que eu já relatei.

Na questão de fixação (pelo menos no EFI) não tem como errar as posições, caso estiver com o quebra ondas, pois ele serve de guia para ponta do tubo pescador, sem falar da inclinação da flange que obriga a reinstalar na posição correta.

Caso o tanque não tenha quebra ondas, o cara tem que ser tapado ou safado para não ver a lógica de como se vai pescar o combustível lá dentro, rsrsrsr!

O que muito acontece e até o Ronaldo Guedes não percebeu é quando se desliga a bomba o combustível dentro do cash não pode se nivelar com o que esta fora (deve ficar retido), mesmo porquê, já existe o erro do cash ser aberto acima e possuir muito espaço, sendo que a ponta do pescador fica muito para um canto e, ao estar numa rampa estando desligado e combustível pouquíssimo a bomba não vai puxar, vai apenas empurrar o que já esta na linha após ter passado por ela.

Outra coisa que ninguém viu é como o cash enche rápido, não é por gravidade, e sim, por um arrasto criado pelo retorno no pré filtro embutido no cash, que também por ele, o combustível abaixa do cash para fora quando desligado, lá dentro do pré-filtro embutido tem uma passagem de uns 2 mm +/- fazendo com que tenha pressão para se ter esse arrasto, pois só a pressão do retorno por si próprio não da conta (é muito fraco).

Se o tubo de retorno embutido no pré filtro do cash estiver com folga nesse mesmo pré filtro do cash, o mesmo não vai encher como mostra o vídeo.

Se eu ainda não tivesse trocado o meu tanque, eu já ia negociar contigo, kkkkkk!

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luiz sle
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por luiz sle »

dutra s a escreveu: 28 Jul 2021, 03:12 Luiz, muitas vezes obstrução no retorno faria a pressão aumentar.
Bom dia!

Dutra, o que o Ronaldo relatou, foi de obstrução do retorno de combustível para dentro do cash tank. O combustível retorna, mas para fora do cash tank e o mesmo não fica abastecido com combustível, a não ser por cima, quando abastecido com meio-tanque ou mais. Por isso não há aumento de pressão na linha de retorno. Acredito que haja uma válvula esférica na entrada de retorno do cash tank, porém, principalemente por conta do álcool, a mesma trava, ocasionando o defeito relato pelo Ronaldo. Veja que o tanque que eu demonstrei no vídeo, funcionou com pouquíssimo combustível, cerca de 5.5L e encheu o rapidamente o recipiente, já nos vídeos dele, isso é impossível.
dutra s a escreveu: 28 Jul 2021, 03:12O que muito acontece e até o Ronaldo Guedes não percebeu é quando se desliga a bomba o combustível dentro do cash não pode se nivelar com o que esta fora (deve ficar retido), mesmo porquê, já existe o erro do cash ser aberto acima e possuir muito espaço, sendo que a ponta do pescador fica muito para um canto e, ao estar numa rampa estando desligado e combustível pouquíssimo a bomba não vai puxar, vai apenas empurrar o que já esta na linha após ter passado por ela.
O cash tank do EFI sempre esvazia após algum tempo fora de funcionamento, ele não é 100% estanque. Concordo com você que isso não deveria acontecer. É aí que entra a altura correta do pescador dentro do mesmo, se o tubo estiver alto, terá dificuldades em captar combustível com nível baixo.

Abraço.
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Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Luiz, eu já matei a charada e inclusive só faltou postar o vídeo e em resumo não foge o que eu vinha relatando desde do início de tudo, rsrsr!

1: O cash não possui válvula com esfera (nenhum Monza EFI)
> Acontece que dentro do pré-filtro embutido nele há 2 passagens, a 1ª é de 4mm para quando o retorno passar e criar um jato forçado e, a 2ª é a única passagem que entra o combustível externo, quando abaixo da altura do cash e tem quase o mesmo diâmetro de furo de retorno, esse segundo furo fica no pé do furo de retorno "pós ele " e nisso, ao ter o jato forçado é criado um arrasto levando então o combustível externo para dentro do cash, e também que é responsável por deixar abaixar quando desligado (que não deveria).

2 : O fator de não encher o cash é pela razão dele ser encaixado (embutido) no cash com Oring , com um tempo devido a qualidade de combustível, vibrações e vida útil ele cria uma fresta, onde esse anel de vedação é do tipo chato, e nisso, ao ter a pressão no furo acaba que aparecendo o transtorno de não encher o cash de forma correta.

3: Todo tubo pescador só entra e fica de uma forma (correspondendo ao modelo de tanque do veículo), se ficar fora de posição,
então está empenado ou não é a peça correta pro respectivo tanque.

4: Repetindo a questão física e força G > Dependendo do deslocamento e posição do carro, caso o combustível estiver abaixo da altura do cash ou na altura do pré-filtro do pescador o carro irá dar falta (famosa falha) nas curvas, subidas e ou depois de muito tempo numa rampa com a frente para cima, pois o cash é muito largo para o bocal do pescador, uma vez que o bocal não fica no centro dele, e sim, mais para o lado do banco traseiro, o que então facilita mais ainda essas falhas.

Com essas 4 observações já é resolvido as dúvidas do porquê das falhas por conta de baixa quantidade.

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